O chatbot WhatsApp é a ferramenta ideal para empresas que possuem um amplo fluxo de mensagens recebidas de clientes.
Muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o conceito do Chatbot, e grande parte dessas pessoas sequer sabem o que é isso.
O irônico é que, embora não possuam familiaridade com o conceito, é bem provável que muitos já tiveram contato direito com um bot.
Essa tecnologia está cada vez mais presentes em empresas, clínicas de saúde, e até em pequenos negócios.
Isso porque a ferramenta do chatbot promove uma melhor interação entre empresa e cliente e elimina aquela demora que, muitas vezes faz com que o consumidor desista.
Esse texto foi construído para você que deseja saber mais sobre o funcionamento desses robôs e quer começar a utilizá-los de maneira eficaz!
O que é a ChatGuru?
Antes de falarmos sobre o chatbot WhatsApp e quais são as maiores vantagens de utilizar essa inteligência artificial, iremos falar um pouco mais sobre a ChatGuru.
A ChatGuru é uma plataforma de ferramentas para otimizar os serviços de atendimento de uma empresa, assim como suas estratégias de marketing digital.
Com o advento do marketing digital, muitas empresas aderiram a essa modalidade nova do marketing para atingir o seu público.
Assim como a evolução dos meios digitais, tornou cartas e telefones obsoletos, e a comunicação entre empresa e cliente passou a ser virtual.
Evidentemente muitas empresas ainda não possuíam essa identificação desse território online, e começaram a sofrer com o grande fluxo de mensagens dos clientes ou leads, buscando maiores informações sobre produtos e serviços.
Com o fluxo e a superlotação da caixa de mensagens, e com os operadores sobrecarregados, a empresa acaba por ficar em falta com o cliente, que não vai ter sua informação rápida e acaba partindo para uma outra companhia para ser melhor atendido.
A ChatGuru surgiu justamente com esse intuito, utilizando inteligência artificial para aprimorar esse atendimento e comunicação.
Por exemplo, ao integrar o seu WhatsApp com a plataforma ChatGuru, o administrador da equipe de operadores poderá separar grupos de clientes para cada operador, tornando assim o trabalho mais simples e rápido.
Com isso, a equipe inteira de operadores é capaz de usar a mesma conta de WhatsApp para se comunicar com todos os clientes.
Outra grande vantagem de utilizar a ChatGuru são as mensagens automática ou recados.
Com eles você poderá informar ao lead ou cliente sobre os seus horários de funcionamento, se a empresa está aberta ou não.
Além disso, mesmo que a empresa esteja fechada é possível que o cliente tenha suas dúvidas resolvidas, através da inteligência artificial da plataforma.
Chatbot WhatsApp: O que é essa ferramenta e por que utilizá-la?
Se você é o tipo de pessoa que costuma realizar compras virtuais, ou marcar exames pela internet, com certeza já deve ter interagido com um desses robôs.
Eles são, em resumo, ferramentas de atendimento que visam otimizar a relação do cliente com a empresa, facilitando assim a comunicação.
O uso desses robôs evita que haja aquela demora que muitas vezes desestimula o cliente a levar adiante a relação com a empresa.
Com o WhatsApp não é diferente, como muitas empresas de hoje em dia utilizando o atendimento via WhatsApp, consequentemente elas adotaram o chatbot para otimização da comunicação cliente-empresa.
A adoção dessa ferramenta permite que o cliente tenha respondida as suas dúvidas mais urgentes, há, uma automatização de algumas ações básicas.
Entretanto, se o seu intuito for utilizar o chatbot WhatsApp no seu negócio, há algumas coisas que você deve se atentar.
A primeira delas é garantir que o chatbot possa oferecer ao cliente um diálogo mais humano possível.
Ficará óbvio para a pessoa que ela estará conversando com um robô, entretanto, fazer com que o chatbot seja capaz de dar respostas de uma maneira que faça a conversar fluir de forma clara, é essencial.
A ideia aqui não é fazer com que o robô ofereça um total atendimento para o consumidor, mas sim consiga responder dúvida básicas para não haja confusão na compreensão do cliente.
Sabemos de hoje em dia que o WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação fundamental para a nossa vida.
Utilizamos ele para as mais diversas tarefas, desde comunicação básica entre amigos e parentes, até para fechamento de negócios e mercado financeiro.
Sabemos também que se torna cada vez mais comum que as pessoas busquem solucionar suas dúvidas pelo WhatsApp, ao invés de ligar ou procurar no site de alguma empresa, por exemplo.
A comunicação e o alcance da informação ficam mais simples quando o cliente simplesmente manda uma mensagem para determinada empresa, perguntando sobre alguma informação ou serviço.
Chatbot WhatsApp para automação de atendimento
Talvez você esteja se perguntando o porquê utilizar chatbot WhatsApp na sua empresa.
O atendimento de uma empresa é tudo, sendo talvez um dos pontos que mais influencia se ela será bem sucedida ou não.
Isso porque é a partir do bom atendimento, sendo ele capaz de tirar as dúvidas do cliente, que você vai garantir que o mesmo volte a comprar na sua empresa ou não.
Por isso se você está montando um negócio e resolve utilizar o WhatsApp como uma das formas de atendimento, é preciso saber que talvez haja uma demanda grande de mensagens de possíveis clientes.
Logo, é essencial ter um mecanismo para conseguir otimizar a respostas as essas mensagens, sem que você não fique em falta com nenhum consumidor.
É aí que o chatbot se torna tão essencial, porque com ele todos os clientes que entrarem em contato com a empresa serão respondidos e duas dúvidas mais básica serão resolvidas.
Com esse atendimento otimizado, eles se sentirão satisfeitos e na próxima vez já terão a lembrança de como foram bem atendidos na sua empresa, tornando mais fácil conseguir criar uma fidelização.
No processo de construção do seu público e engajamento, o bom atendimento é imprescindível para que a imagem da sua empresa ganhe força.
Como o uso do chatbot WhatsApp influenciam no processo de aumento de vendas?
O conceito do chatbot WhatsApp é bastante simples, visto que a tecnologia trabalha utilizando gatilhos.
Esse é uma estratégia muito comum no marketing digital, e a plataforma do ChatGuru funciona dessa maneira.
Ao configurar o bot com as respostas ideais para manter um diálogo com os clientes, passando o maior número de informações possíveis, isso vai acontecer através desses gatilhos, ou seja, do uso de certas palavras-chave.
Dando um exemplo prático, digamos que você tem uma pizzaria e vai configurar o seu chatbot para passar informações ao cliente.
Com isso você vai utilizar certas palavras-chaves que funcionarão para identificar a fala do cliente.
Por exemplo: bom dia, oi, boa noite, são exemplos de palavras-chave que farão o bot dar continuidade a conversa.
Quando o cliente enviar alguma dessas, o bot automaticamente vai oferecer opções, continuando no exemplo da pizzaria, no momento em que um consumidor usar um dos gatilhos, o bot vai oferecer duas opções.
- Cardápio
- Consultar pedido
O cliente vai escolher uma das duas opções e o Bot já vai estar configurado para responder com as informações da opção escolhida.
O uso do chatbot WhatsApp é importante para as vendas, porque vai facilitar o autoatendimento do cliente, além de melhorar a comunicação nessa relação comercial.
Se uma pessoa deseja pedir uma pizza e entrar em contato com a pizzaria que não use o chatbot, o atendente precisa ficar online a toda hora, ou assim vai gerar atrasos nas respostas e vai acabar perdendo clientes.
Já utilizando o chatbot isso não acontece, visto que é possível passar o maior número de informações possíveis para o consumidor.
Toda a construção dessas ferramentas de atendimento visava primariamente isso, a rapidez no atendimento e na comunicação, sendo ambas informativas e práticas para a compreensão do cliente.
A ChatGuru é uma plataforma inovadora por trazer uma suíte de ferramentas que vão melhorar o setor de atendimento de qualquer empresa, independente do ramo.
Com essa intensa migração das pessoas para os ambientes virtuais, tudo hoje se faz na internet e quem ainda não entendeu isso acabou ficando para trás.
Por isso a demanda por centrais de atendimento mais eficazes é grande entre as companhias hoje.
Com o Chatbot da ChatGuru você não terá mais esse problema na comunicação com os clientes.
Dicas de como vender mais com o Chatbot WhatsApp
Há algumas dicas básicas para você conseguir aumentar as suas vendas utilizando o chatbot WhatsApp. Confira
Incentive uma compra
Uma das estratégias que são importantes para conseguir aumentar as suas vendas, é um pequeno incentivo para os seus clientes.
A melhor opção é oferecer cupons com bons descontos, ou ofertas exclusivas próprias para aquele cliente.
Essas estratégias vão despertar no lead ou cliente, o sentimento de que ele tem valor para a empresa, fazendo com que forme um vínculo de fidelidade.
São pequenas ações para engajar, como por exemplos brindes ou mesmo responder uma pesquisa de satisfação NPS!
Redirecione clientes para o WhatsApp
Uma das ações mais eficazes para conseguir conversões, é atrair os visitantes do seu site para o WhatsApp da empresa.
Isso porque durante a visita ao site, é muito fácil que a atenção do lead foque em outras coisas, afinal, ele está navegando na internet.
Digamos que um possível cliente acessou o seu site e gostou dos seus produtos ou serviços, mas por qualquer coisa que chamar a atenção dele na internet, lá se vai uma venda.
Então o foco principal é atrair esses visitantes para a sua conta do WhatsApp, pois lá vocês terão uma comunicação mais direta.
A partir daí o bot entra em ação, oferecendo para o cliente mais informações sobre produtos e serviços do seu negócio.
Para isso é preciso disponibilizar no seu site um botão com o ícone do WhatsApp, pois assim, mesmo que o lead acesse o seu site e veja os produtos, ele pode ter alguma dúvida.
Ao inserir o botão para redirecionamento no WhatsApp, ele terá todas as suas dúvidas e incertezas quanto aos seus serviços e produtos, resolvidas.
Apresente a sua marca
O que muitas empresas esquecem ao tentar realizar vendas, é que fidelização e conseguir conversões não é processo rápido.
Uma grande parte da atração de leads e de fazer uma venda, é o processo de apresentação da sua marca ao público.
Utilizando o chatbot WhatsApp é possível, moderadamente, ir construindo a sua imagem ao possível cliente.
Pequenas ações como o envio de dicas, conselhos, de quizzes, receitas, vão aos poucos construindo essa apresentação da marca.
Faça indicação de produtos inovadores
Em muitas situações, muitas vezes por questões de atualização, o site não contém novos produtos ou serviços que são inovadores no mercado, ou mesmo imperdíveis.
A solução para isso? Apresentá-los no WhatsApp da empresa.
É uma forma mais rápida e direta de mostrar para os seus clientes o que há de novo para eles.
Aposte em mensagens importantes
Um dos grandes problemas de enviar certas mensagens aos clientes, como por exemplo, dicas ou novidades, é que essas mensagens são enviadas por e-mail, e não é difícil que elas caiam na caixa de spam.
Uma alternativa para isso é utilizar a comunicação mais direta do WhatsApp, é claro que é por ser um contato mais pessoal, é extremamente importante que haja a permissão do cliente antes de começar o envio.
Do contrário você estará abusando do espaço privado dele e isso irá refletir negativamente na imagem da sua empresa.
Outro aspecto indispensável é enviar apenas conteúdos que sejam relevantes para o consumidor, ou seja, que agreguem valor à vida de quem o receber.
Enviar mensagens spam, ou seja, que não agreguem em nada a vida deles, é estritamente proibido pela política de uso do WhatsApp.
Não seguir essa política de spam, a conta da sua empresa pode acabar sendo punida com o banimento do aplicativo!
Garanta que o seu Chatbot responda as perguntas que sempre são feitas
Uma ação comum e que sempre é feita em empresas, é disponibilizar um FAQ, ou seja, uma seção com respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes.
Entretanto, essa FAQ costuma ser amplamente ignorada por quem visita os sites, muitas vezes porque quem visita, normalmente está com pressa e quer respostas rápidas, com pouca leitura.
A FAQ normalmente tem respostas mais detalhadas e que exige um pouco mais de leitura, a não ser que os textos sejam mais sucintos.
Entretanto, como a FAQ costuma ser ignorada, os clientes optam por entrar em contato diretamente com a conta principal da empresa.
Por isso é necessário que o bot esteja programado para responder as perguntas que normalmente são feitas, de forma que esclareçam as dúvidas dos potenciais clientes.
Esse contato vai ser essencial para conseguir vendas, porque por ter essa pressa, os clientes ou leads não vão querer pesquisar muito ou ir muito a fundo nas informações o site, preferem ter suas dúvidas sanadas na hora.
Garantir que haja essa comunicação otimizada e com mensagens contendo o maior número de informações possível, vai fazer toda a diferença.
Utilize as redes sociais para encaminhas os clientes para o Chatbot
Por ter um grande público utilizando as redes sociais, é indispensável inserir um botão que vai guiar o cliente diretamente para o chatbot WhatsApp.
Conciliar o grande uso das redes sociais com a utilização das ferramentas da ChatGuru, é um diferencial em relação as outras empresas!
Quais são os modelos de chatbot WhatsApp oferecidos pela ChatGuru?
O ChatGuru preparou para os seus clientes, formatos de chatbot para serem utilizados nas empresas.
No próprio site da plataforma há 5 modelos disponíveis para ramos de negócios.
O primeiro deles e o mais conhecido é o modelo imobiliário, visto que é um dos mercados que mais exige informações.
Com ele o lead poderá saber informações tais como preço do imóvel, valor do aluguel, ver fotos do imóvel, tamanho, quantidade de quartos e banheiros, entre outros.
Os outros formatos de modelos disponibilizados pelo ChatGuru são:
- Bares e restaurantes
- Hotéis e pousadas
- Passagens aéreas
- Lojas
Há outros modelos que em breve entrarão no sistema da plataforma.
Vale à pena utilizar um chatbot WhatsApp para automação do atendimento online?
O WhatsApp é uma das principais ferramentas de comunicação na nossa sociedade, e utilizamos esse aplicativo basicamente o dia inteiro.
A empresas já perceberam a tempos que a melhor maneira de alcançar os seus públicos, é utilizando esse aplicativo para manter uma relação mais próxima do consumidor.
Ao estreitar esses laços, a empresa está garantindo que haja uma comunicação eficaz entre os dois, e assim conseguindo ganhar a fidelidade desse cliente.
Entretanto, um dos grandes problemas desse meio de comunicação foi o excesso de mensagens que leads e clientes enviam para as empresas, superlotando a caixa de mensagens.
Para evitar esse problema e conseguir responder todos os clientes com a melhor quantidade de informações possíveis, surgiu o chatbot WhatsApp da ChatGuru!
Com ele você poderá passar informações rápidas e transformar leads em clientes fiéis, alimentando-os com máximo de informações possíveis sobre os seus produtos ou serviços!
Quer saber mais sobre a plataforma da ChatGuru e dos serviços que oferecemos para melhorar o atendimento das empresas? Não perca mais tempo e acompanhe as nossas outras postagens falando sobre o que há de mais avançado em inteligência artificial com bots!