Se você trabalha no mercado imobiliário sendo corretor, imobiliária ou até mesmo construtora, sabe o quanto é trabalhoso responder dezenas, centenas e até milhares de vezes seus clientes.
Mas saiba que isso pode ser mais simples caso opte por utilizar um chatbot para imobiliárias.
Seja em um contato sob informações de locação ou leads interessados por em um imóvel à venda, a tecnologia chamada chatbot poderá lhe ajudar muito.
Usando o WhatsApp em negociações imobiliárias
Nos últimos anos o Whatsapp vem sendo uma das principais formas de comunicação no Brasil. Com isso, o número de negociações que acontecem pelo aplicativo de conversas também aumentou consideravelmente. E o setor imobiliário não ficou de fora disso.
Mas quem trabalha com imóveis sabe que em 90% das vezes as dúvidas são praticamente as mesmas.
- Quanto custa o imóvel?
- Qual o valor do aluguel?
- Tem fotos?
- Aceita outro imóvel como entrada?
- Qual o valor da parcela?
- Qual o tamanho?
Os brasileiros assimilam dez vezes mais o que é mandado pelo Whatsapp do que por outros meios de comunicação virtual, como por mensagens de e-mail marketing, Facebook, ou outras ferramentas digitais.
Além disso, as informações e arquivos gerados pelas conversas automáticas no chatbot ficam guardadas no aplicativo para que a pessoa acesse facilmente depois, podendo analisar melhor, ao contrário de uma conversa telefônica.
É muito mais fácil para os clientes: Mandam as mensagens de maneira rápida e sanam as suas dúvidas com velocidade.
Mas saiba que se esse processo é tão fácil para eles, também pode ser fácil para você: Com o uso de um programa para responder clientes automaticamente.
O nome disso é Chatbot e vem ajudando as imobiliárias a aumentarem consideravelmente a quantidade de fechamentos, apostando na velocidade, eficiência e praticidade das mensagens instantâneas.
As vantagens de usar um chatbot para imobiliária
Em um tempo em que as mensagens e informações são passadas cada vez em maior número e com maior velocidade, se dá bem quem informa melhor e mais rápido.
Aí o benefício de usar respostas automáticas para clientes no WhatsApp na negociação de imóveis.
A maioria das pessoas busca imóveis em seu tempo livre, que normalmente é fora do horário comercial. Ninguém mais aguenta esperar até o outro dia por uma resposta.
Com a resposta automatizada para Whatsapp, você tira as dúvidas dos interessados durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, largando na frente dos que só atendem em horário comercial.
A chance de fechar um negócio é bem maior quando as dúvidas são respondidas rapidamente e de maneira clara.
É simples: O cliente fica satisfeito e se sente especial, a ponto de pensar duas vezes antes de procurar outras opções nos concorrentes.
Sabendo que comprar ou alugar um imóvel é uma decisão muito mais importante do que outras simples compras que fazemos, este tratamento singular é essencial em uma venda.
Quem trabalha com imóveis já sabe disso pelas experiências do dia-a-dia, mas chegou a hora de aplicar isso na internet.
Chatbot Whatsapp para atendimento em imobiliárias, construtoras ou incorporadoras
Muito mais do que responder automaticamente os clientes interessados, o uso de Chatbot no setor imobiliário traz uma série de vantagens e facilidades.
Por exemplo, você pode:
- Informar e qualificar seus leads
- Dividir os leads em grupos, sabendo quais estão mais avançados
- Obter relatórios customizados
- Retomar possíveis clientes depois de um tempo
- Agendar mensagens
- Atender os leads 24 horas por dia e 7 dias por semana
- Receber alertas no seu Whatsapp pessoal
- Ter vários corretores usando o mesmo Whatsapp (WhatsApp Multiusuários)
- Facilitar a vida de toda a sua equipe
- Aumentar consideravelmente suas vendas e locações
Vamos explicar esses pontos e mostrar como o ChatGuru vai melhorar muito o desempenho da sua imobiliária ou construtora utilizando nosso sistema chatbot para imobiliárias baseado no WhatsApp.
Qualifique e categorize seus leads vindos do mercado imobiliário
Com o ChatGuru você deixa seus leads informados de tudo que é necessário, de maneira automática. O programa vê o que o que o cliente deseja e fornece um contato com qualidade e agilidade.
Por exemplo, se alguém pediu para ver as fotos de um imóvel, o chatbot ChatGuru reconhece qual é o imóvel e já envia as imagens em alta qualidade, inclusive com legendas explicativas.
Antes disso, ele pode enviar uma mensagem assimilando a informação, tudo para tornar o atendimento mais humanizado.
Através da inteligência artificial o ChatGuru consegue ver qual é o nível de interesse do lead e o que ele deseja fazer.
Com isso ele os categoriza entre os que estão muito interessados, os que estão analisando, os que querem conhecer o imóvel pessoalmente, e assim por diante.
Você conseguirá ver facilmente quais leads já estão mais propensos a realizar uma visita ou até mesmo um fechamento, através do sistema de afunilamento de leads do ChatGuru, que funciona através da atribuição de pontos baseados no engajamento do cliente.
Quando alguma ação é requisitada, por exemplo, uma visita ao imóvel ou uma simulação de financiamento, o agente imobiliário recebe em seu Whatsapp pessoal todas as informações necessárias para seguir o processo pessoalmente.
Com a resposta automática no Whatsapp e a tecnologia de inteligência artificial do ChatGuru, você beneficia os clientes, agiliza as negociações e facilita o trabalho de toda a sua equipe, aumentando a produtividade.
Retome o interesse dos leads automaticamente
Muitas vezes o corretor, por lidar com muitas pessoas e ter muito trabalho, acaba se esquecendo de alguns clientes que há algum tempo não falam sobre o imóvel.
Às vezes o cliente também esquece que marcou uma visita se não for lembrado a tempo. É normal e humano.
Usando um Chatbot os colaboradores da sua empresa não mais deixarão de mandar informações aos interessados no prazo por conta do esquecimento e o seu lead também será sempre lembrado dos fatos.
Com a solução de chatbot WhatsApp para o mercado imobiliário você faz contato ativo e fecha mais negócios!
A função que permite o agendamento de mensagens cuida de tudo isso por você.
Mais do que isso: com a possibilidade de agendar mensagens no Whatsapp, a chance de retomar uma negociação é maior.
O ChatGuru pode enviar mensagens para os clientes após alguns dias sem conversa, reavivando o interesse ou até mesmo o fazendo analisar outras opções disponíveis.
Isso tudo através de seus mecanismos que reconhecem quem tem mais chance de concretizar uma negociação.
Um sistema e um mesmo número de Whatsapp para toda a equipe
Com o ChatGuru, você integra as contas de Whatsapp da sua imobiliária ou construtora em um único número, centralizando todas as ações e acabando com qualquer confusão. E o mais importante: Você terá a noção completa de como o atendimento está sendo realizado por sua equipe.
Através das configurações você pode delegar individualmente os chats para cada membro da equipe e controlar o acesso e as permissões de cada um dos colaboradores – mais um catalisador da produtividade!
Quando o atendimento automático chega em um nível em que alguma ação é necessária, como o agendamento de visitas, o agente imobiliário recebe uma notificação em seu Whatsapp pessoal, com links para entrar facilmente na conversa com o cliente que requisitou.
Quando sua imobiliária usa vários números de Whatsapp no atendimento, o cliente fica confuso e isso atrasa a vida de todos os envolvidos.
Pense bem:
Se o funcionário responsável pelas visitas usar um número, o das negociações financeiras usar outro e o da documentação outro, quando o seu lead tiver algum questionamento ela não vai nem saber direito com quem deve falar, de tantas conversas que tem no Whatsapp.
Ou pior:
Você vai ter que encaminhar o cliente para conversar com outro número, causando aborrecimento e o fazendo perder tempo. Aí está a importância de conectar as contas de Whatsapp da empresa e integrá-las em um só número.
É fácil usar um sistema de Chatbot?
Muitas pessoas tem contato com chatbots enquanto consumidores se perguntam como fazer um chatbot e como responder automaticamente clientes pelo Whatsapp, pensando na facilidade de implementar o sistema em seu próprio negócio.
Sabendo disso, o ChatGuru oferece uma plataforma simples e intuitiva, com uma maneira de usar parecida com a que você já está acostumado no Whatsapp Web. Ao contratar o ChatGuru você recebe um modelo com várias configurações prontas, com a possibilidade de editá-las ou replicá-las.
Em breve ofereceremos uma série de vídeos ensinando na prática como realizar as configurações para ajudar você a adequar o Chatbot perfeitamente às suas necessidades enquanto imobiliária, construtora ou corretor.
Além disso, oferecemos suporte especializado para sanar as suas dúvidas em relação ao uso da nossa plataforma chatbot.
Preparamos as mensagens para que sejam completamente naturais e humanas, não correndo qualquer risco de o cliente sentir que não está sendo realmente atendido.
Como sabemos da importância disso, podemos configurar até o tempo entre uma mensagem e outra para tornar o atendimento totalmente natural.
Confira abaixo um vídeo que fizemos demostrando na prática como funciona o ChatBot em nossa plataforma e como essa tecnologia contribui muito para aumentar as vendas e locações no segmento imobiliário:
Transcrição do vídeo:
“Olá, vamos à demonstração do ChatGuru que é nosso sistema de captação e atendimento automático de leads através do WhatsApp. Então como é que funciona, eu vou abrir aqui a tela do meu celular e a gente já está aqui no Chrome, dentro da lead page do morada Nereu Guerra.
Ao invés de você ter um formulário, você vai ter apenas um link com um botão ‘quero saber mais’ ou com o texto que você desejar, e esse link pode estar dentro do seu site, pode estar na sua fanpage, enfim, não fica preso somente a uma lead page.
Então vamos lá, vou clicar aqui em ‘quero saber mais’, ele vai abrir aqui a conversa no WhatsApp já com o texto pré preenchido para o cliente só clicar aqui em enviar. Até aqui normal né, o bot já vai captar essa mensagem, já entrou aqui a minha conversa comigo né, e ele já percebeu aqui qual é o diálogo e já vai aqui executar as ações.
A primeira delas é que ele vai jogar esse lead aqui no folheto leads. Então o lead já aparece aqui dentro do folheto leads automaticamente. A gente fez a integração com o folheto lead, mas esse lead poderia também estar indo para urd, para qualquer outro crm da sua preferência, sua house, enfim.
Então vamos lá, eu solicitei essas informações, o bot já respondeu aqui, deu uma primeira saudação, mandou as informações do apartamento e já deixou aqui dizendo que pode analisar com calma e que qualquer dúvida é só me chamar.
Primeiro, essas mensagens estão indo de uma forma mais rápida somente nessa apresentação para a gente não alongar muito. Mas o que vou mostrar para vocês, aqui dentro do chat você vai ter o controle aqui dos chats que entraram né, com o texto dele e aqui as respostas do bot.
E nesse caso aqui ele já enviou a apresentação do empreendimento, colocou aqui os valores enfim, e ele já deixou agendado para daqui vinte e quatro horas ele vai perguntar se ficou alguma dúvida em relação ao Nereu Guerra.
Essa variável aqui do day greeting ele vai trocar por bom dia, boa tarde ou boa noite dependendo da hora que essa mensagem for ser enviada. Então amanhã às quatro da tarde ele vai enviar essa mensagem perguntando se ficou alguma dúvida.
E daqui a uma semana, ou seja, no dia oito ele vai reativar esse contato perguntando se está tudo bem, se ele ainda está interessado em conhecer o apartamento ou se está buscando algo mais específico. Ou seja, é mais uma forma de reativar essa conversa.
Essas mensagens estão agendadas, mas eu vou apagá-las para não atrapalhar aqui a apresentação.
Vamos lá, digamos que o cliente pergunte aqui se tem fotos. Perceba aqui o que vai acontecer em tempo real, então o bot já percebe a pergunta e já vai mandar aqui ‘só um minuto que já estou enviando as fotos’.
Ele mandou essa primeira mensagem que já tá aqui e um pouquinho depois ele vai mandar as fotos da perspectivas, do apartamento, e também as fotos já com a descrição do que que é cada imagem que está sendo enviada. O cliente pode abrir aqui, normal.
O envio também é super ágil, não tem muita demora para fazer isso. Então o cliente diz ‘ok gostei, qual a metragem?’.
O bot novamente vai entender a pergunta, então ele já entendeu que se trata de metragem, então ele vai mandar aqui os tipos de planta e vai mandar as fotos das plantas disponíveis. Então tá aqui agendado para ser enviado aqui os arquivos com as plantas.
Daqui a pouco ele vai começar a fazer o envio, tem um pouquinho de atraso, pronto. E ele envia uma por uma. Então o cliente pode nessa hora perguntar ‘mas não está pronto para morar?’.
O bot novamente já vai entender essa pergunta e ele já entendeu que o cliente está falando em relação à obra, então ele já responde ‘a obra está na décima fase’ e já vai mandar também a foto da obra. Certo?
Então todo esse pré atendimento você se livra disso com o bot já fazendo tudo isso. Então vamos simular agora que o cliente vai dizer que está ok e que vai analisar. Então vou dizer aqui ‘ok, vou analisar e qualquer coisa eu falo com você’.
Pronto, e agora o que o bot vai fazer? Ele já responde ‘sem problemas, se tiver mais alguma dúvida é só me chamar’. Mas aí o que eu quero mostrar aqui para vocês o que aconteceu?
Primeiro que o bot ele já tagueou o cliente, dizendo que o cliente está analisando, ou seja, são como se fossem status para o cliente.
O bot ele já classifica o cliente automaticamente e ele já deixou agendado aqui para daqui vinte e oito dias, ou seja, no dia vinte e nove ele vai perguntar de novo ‘Tudo bem? Aqui é o Gustavo, você ficou de analisar, e aí, já tomou alguma decisão?’.
Enfim, essa mensagem fica personalizada, o que é legal é que dependendo do que o cliente fala, você pode responder alguma coisa e já deixar agendada outra.
Então se ele fala que está analisando, nesse caso a gente já deixou uma mensagem agendada para daqui vinte e oito dias para perguntar se ele ainda está interessado, se ainda pode ajudar, enfim.
E como ele já tagueou esse cliente como analisando, depois você vai poder filtrar as pessoas que estão com a tag analisando e ver, acompanhar o status dela, enfim.
Vamos lá, vamos apagar essa mensagem aqui que não faz sentido agora. Nessa nossa demonstração eu estou colocando aqui que Fernando é um dos nossos corretores, certo? Então eu como cliente vou dizer assim ‘como é o financiamento?’.
Então o bot já vai entender isso aqui ‘como é o financiamento’ e o bot já vai preparar as respostas para dar para esse cliente também.
Pronto, então o bot primeiro fala ‘temos financiamento com o banco direto com a construtora, já diz depois como é a forma de pagamento.
E já deixa agendado um pouquinho depois uma pergunta perguntando se ele gostaria de fazer uma simulação sem compromisso.
Então vou dizer que sim, quero. Você gostaria de fazer uma simulação sem compromisso?
Sim. Pronto, e aí o que aconteceu aqui?
O bot automaticamente já vai perguntar quanto ele tem de disponibilidade para dar de entrada e Fernando que é o meu corretor já vai receber uma mensagem, o cliente deseja uma simulação, o nome dele é Aron, o link para você falar com ele no codchat, ou seja, dentro do sistema é esse aqui, e o WhatsApp do cliente é esse aqui.
Então se ele clicar aqui ele vai abrir o WhatsApp para falar diretamente com o cliente, ou se ele clicar aqui ele vai abrir justamente essa tela aqui para falar comigo direto aqui, diretamente aqui pelo sistema.
Então o sistema já se comunica com a tua equipe de vendas, pode ser, ele não precisa ser enviado só para um corretor, pode ser para vários ou pode ser enviado email, tá.
E ele já avisa para o corretor ficar ligado que tem um cliente que está um pouco mais quente para fazer o atendimento.
Então outra forma onde isso acontece é por exemplo se eu perguntar aqui ‘como faço’ perceba que como estou sem acento aqui nesse teclado não tem problema ele escrever errado que o bot também já entende pequenos erros de português ou enfim.
Vou perguntar aqui ‘como faço para conhecer’.
Então essa frase ‘como faço para conhecer’ o bot já entende que é uma frase importante de que é um agendamento de visita, então ele já vai agendar aqui uma mensagem para Fernando, que é meu corretor, dizendo que cliente solicita visita, o nome, o texto que ele escreveu ‘como faço para conhecer’ e os mesmos links para falar com o cliente.
E aqui o bot já responde automaticamente ‘estamos todos os dias, inclusive finais de semana, quando você gostaria de vir?’. Então o teu corretor já toma a frente para fazer o atendimento desse cliente, porque ele já passou a ser um cliente mais quente.
Outra coisa interessante é que o bot ele já tagueou também o cliente aqui, ou seja, quando o cliente falou que ele ‘como faz para conhecer’ ele já entendeu que aquilo ali é uma solicitação de visita, então ele já tagueou o cliente aqui como visita solicitada e eu vou poder filtrar aqui também as pessoas que estão com visitas solicitadas.
Outra coisa interessante que você pode fazer diretamente, sem a necessidade de bot é que você já pode vir aqui responder ‘qual o dia de sua preferência’. Então o bot já faz o envio e você já pode conversar com o cliente através daqui.
Outra coisa muito legal daqui do sistema é que você pode deixar uma mensagem agendada manualmente.
Digamos que você marcou uma visita com um cliente no sábado a tarde.
Então eu vou agendar aqui para no sábado de manhã, por exemplo às nove e meia da manhã, perguntar ao cliente se está tudo certo. ‘Olá, confirmando nossa visita’.
Clico aqui em enviar e ele já deixou agendado para o sábado às nove e meia da manhã ‘Olá confirmando nossa visita’ então quando chegar nesse horário ele já vai enviar essa mensagem.
Eu posso fazer aqui, buscar pelo nome, então só Fernando, ele vai mostrar só aqui Fernando. Posso buscar pelo número do WhatsApp.
O sistema ele está no modo de simples, de visualização simples, mas ele tem um modo avançado onde você vai ter muito mais recursos dentro dos cliente, onde você vai poder desligar o chat bot, você vai poder arquivar esse cliente, ele sai aqui da tua lista para não ficar, para ajudar aqui na tua organização.
Você pode também delegar essa pessoa para outro usuário da tua conta, ou seja, você pode ter um gestor e as pessoas que estão subordinadas a esse gestor só enxergarem os chats que estão relacionados à ele, que forem delegados à ele.
Outra coisa legal daqui é que você já pode anexar arquivos diretamente, por exemplo, posso escolher a qualquer momento mandar um arquivo que já esteja cadastrado no sistema ou eu subir um arquivo aqui do meu computador ou do meu celular. Ele já vai ser enviado para o cliente.
Então é isso, espero que tenham gostado. Um abraço, boas vendas.“
Melhore o desempenho de vendas da sua imobiliária com o ChatGuru
Você viu como é vantajoso usar um Chatbot para melhorar o desempenho de sua imobiliária. Seus clientes ficarão muito satisfeitos com o atendimento recebido e você fechará mais negócios.
E mais do que a satisfação dos clientes, sua equipe ficará mais tranquila sem precisar responder uma infinidade de mensagens diariamente, evitando confusões e desinformações.
Venha conhecer melhor o ChatGuru, veja todos os nossos planos e saiba como podemos adequá-los perfeitamente às suas necessidades.
Você com certeza sentirá a melhoria em seus resultados. Entre em contato com a nossa equipe e nós iremos ajudar a sua.