As plataformas de mensagens estão se tornando o canal de comunicação preferido dos clientes em vários aspectos da vida e não é diferente na hora de comprar passagens aéreas. Os passageiros de hoje buscam praticidade e rapidez, e as companhias aéreas precisam responder à crescente preferência deles por soluções tecnológicas, elaborando estratégias robustas nas plataformas de mensagens. Os chatbots surgem como uma solução que possibilita uma melhor personalização da comunicação, além de um alimento prático e eficiente, e não apenas para atualizações de voos, mas para uma ampla gama de serviços que vão desde o primeiro contato nas pesquisas até o embarque, passando por atendimento ao cliente e solicitações de upgrade.
Por que investir na tecnologia dos chatbots para vendas de passagens aéreas?
Não restam dúvidas de que os chatbots são um recurso fundamental para as companhias aéreas que desejam investir na personalização da comunicação, o que impacta diretamente nos níveis de satisfação, fidelidade e, consequentemente, geração de receita.
A plataforma de chatbot da ChatGuru possibilita que sua companhia aérea resolva automaticamente boa parte das demandas e solicitações dos passageiros sem a ajuda de um agente humano.
A ChatGuru ajuda sua empresa a desenvolver um chatbot personalizado para a melhor experiência do seu cliente e que pode ser integrado na conta comercial da sua empresa do WhatsApp. O mensageiro é o aplicativo de mensagens mais usado entre os brasileiros, se configurando como o canal ideal para se comunicar com os seus clientes.
Os chatbots deixam o processo de compra rápido e eficiente, reduzindo as etapas necessárias para fazer uma compra. Além disso, nossos bots deixam seus agentes livres das perguntas repetitivas de sempre para que se concentrem nas chamadas mais complexas e de valor agregado. Isso deixa os passageiros e funcionários mais felizes e economizará tempo e dinheiro para focar no que importa.
Ou seja, com ajuda da ChatGuru, é possível construir relacionamentos proativos e sólidos com os clientes através de uma comunicação conversacional que possibilita serviços interativos em um canal com o qual seu público já está familiarizado, a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo.
Como usar os chatbots da ChatGuru para proporcionar uma nova experiência na venda de passagens aéreas?
Os benefícios dos chatbots são muitos e eles são tanto para os clientes quanto para a empresa. Aqui, você vai encontrar os dez principais casos de uso dos chatbot da ChatGuru para venda de passagens aéreas que vão mudar a experiência oferecida aos clientes. Confira!
1. Reserva de passagem aérea
Os chatbots da ChatGuru permitem que o processo de reserva de passagens aéreas se torne mais conveniente, descomplicado e rápido. Esse software é capaz de conduzir o passageiro através de um fluxo de conversa que reduz qualquer atrito que possa ser encontrado ao reservar uma viagem, informando sobre as políticas, fazendo a confirmação e a fatura das passagens aéreas.
2. Gerenciamento de reservas
Através da tecnologia dos chatbots da ChatGuru também é possível fazer o gerenciamento da reserva das passagens aéreas. É possível automatizar etapas do pós-compra como alterações no voo, troca de datas e até mesmo solicitação do cancelamento. Tudo para gerar uma melhor experiência para o cliente.
3. Automatize a pesquisa
Os chatbots da ChatGuru podem auxiliar na tarefa de automatização de pesquisas e reservas de voos, tornando esses processos mais conversacionais e eficientes. Dessa forma, o passageiro apenas informa a data e hora desejadas e o chatbot responde com recomendações correspondentes.
4. Notificações de atualização de voo
Os chatbots da ChatGuru permitem o envio de notificações automatizadas de atualização aos usuários para informá-los sobre novidades no status do voo, mudanças, atrasos, cancelamentos e portões de embarque.
Esse software é capaz, por exemplo, de notificar um passageiro sobre um atraso de voo devido ao clima ou outras condições, enviar lembretes sobre os documentos que precisam ser apresentados na hora do embarque ou até informar o que é permitido e o que é proibido de ser levado durante o voo. Assim, você estabelece uma linha de comunicação mais direta e prática para o cliente.
5. Cross sell e upselling
Os chatbots da ChatGuru podem servir como um atendente virtual disponível a qualquer hora do dia ou da noite. Em outras palavras, eles são grandes aliados das estratégias de upsell e cross sell, que visam aumentar o valor das compras do viajante de forma automatizada. Essa tecnologia pode ser configurada para sugerir, de forma personalizada, serviços adicionais, upgrades e oferecer vendas adicionais aos clientes que já compraram uma passagem aérea.
6. Bagagem
Um dos principais pontos de atenção dos passageiros é com a mala. Neste sentido, os chatbots da ChatGuru podem ser utilizados como um canal de comunicação para informar aos clientes sobre objetos restritos, dimensões permitas das malas e processo para o despacho de bagagem. Também é possível adicionar bagagem extra e informar viagem com animais de estimação.
Os chatbots também podem facilitar o protocolamento de problemas com a bagagem, como malas perdidas ou danificadas.
7. Check-ins
Com uma interface mais familiar e simples para os usuários, o check-in torna-se muito mais prático e rápido através dos chatbots da ChatGuru. Além de fazer o check-in completo, os bots podem informar sobre o horário de check-in e chegada no aeroporto, fazer a recuperação de cartões de embarque e até mesmo ajudar em problemas de check-in.
8. Pedidos de assistência especial
As solicitações para assistência ou serviços especiais também podem ser mais simples com a ChatGuru. Através dos nossos chatbots, é possível solicitar embarque prioritário, informar que vai viajar com um bebê, pedir cadeiras de roda e assistência a menores desacompanhados ou idosos. A automatização das solicitações beneficia tanto os passageiros com a praticidade quanto as equipes com a simplificação da gestão das demandas.
9. Programas de fidelidade
O software da ChatGuru também pode ser utilizado para compartilhar com os clientes informações sobre os programas de fidelidade. Os passageiros podem, por exemplo, através dos chatbots fazer a consulta do saldo de pontos e ofertas especiais.
10. Coleta de dados
Além de possibilitar a automatização de tarefas simples e repetitivas, o software de atendimento da ChatGuru faz a coleta de dados durante as interações com os clientes. Todas as informações geradas são salvas em um local acessível para que os atendentes possam recuperá-las facilmente quando necessário.
Recursos dos chatbot para as companhias aéreas
Integração com o CRM
A tecnologia da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais integração e eficiência para os processos da sua empresa.
Atendimento híbrido
Para a melhor experiência do cliente, a plataforma da ChatGuru permite a implementação de um atendimento híbrido, no qual os passageiros são encaminhados para um atendimento humano sempre que for necessário.
Rodízio de agentes
Nossa solução conta com um sistema de rodízio para os atendentes. Cada chat recebido será atribuído automaticamente para o atendente da fila, evitando que dois funcionários façam a mesma atividade.
Informações úteis de desempenho
A VoyagerAid fornece informações detalhadas sobre o desempenho de seu helpdesk e agentes. No painel interativo, você também pode encontrar as informações desejadas com bastante facilidade. Além disso, os relatórios gerados podem ser customizados de acordo com a necessidade da gestão.
Respostas inteligentes
Todas as empresas lidam com uma infinidade de perguntas iguais diariamente. A ChatGuru permite o envio de mensagens prontas instantaneamente aos clientes, sem que a qualidade das respostas seja comprometida. Isso fará com que os clientes estejam satisfeitos e diminuirá uma grande quantidade de chamados.
ChatGuru
O chatbot para companhias aéreas da ChatGuru ajuda a sua empresa a garantir um atendimento ao cliente de qualidade e consistente antes, durante e depois da venda das passagens aéreas. Tudo isso de forma automática e instantânea, economizando tempo e dinheiro para focar no que importa, a experiência do cliente.
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