Brand Publishing: o que é e como adotar essa estratégia

A internet, a revolução dos smartphones e os avanços tecnológicos dos últimos anos levaram à descentralização da mídia tradicional. Uma mudança genuína no cenário da mídia, acompanhada por uma reorganização fundamental de como as empresas interagem e fornecem informações relevantes para seus públicos-alvo. Neste novo cenário, o Brand Publishing está rapidamente se tornando uma necessidade […]

Giovanna Torreão

18/02/2023

Brand Publishing

A internet, a revolução dos smartphones e os avanços tecnológicos dos últimos anos levaram à descentralização da mídia tradicional. Uma mudança genuína no cenário da mídia, acompanhada por uma reorganização fundamental de como as empresas interagem e fornecem informações relevantes para seus públicos-alvo. Neste novo cenário, o Brand Publishing está rapidamente se tornando uma necessidade comercial, bem como o hub de comunicação digital.

Na publicação de hoje, fizemos um ensaio detalhado explicando esse tipo de comunicação, que essencialmente transforma empresas em veículos de mídia Confira agora!

O que é Brand Publishing?

O termo Brand Publishing significa, em tradução literal, publicação de marca. E é, em essência, o ponto principal. Uma “marca que publica” que faz a transição para a indústria editorial. 

Quando usado como uma tática de comunicação, o “Brand Publishing” dá às marcas o controle sobre seus próprios meios de comunicação. Em outras palavras, a empresa é capaz de contornar os canais intermediários e ter conversas significativas com seu público-alvo diretamente em seu próprio território.

No entanto, é importante lembrar que antes de mergulhar nesta estratégia é importante ter expertise em tecnologia, conteúdo, divulgação, gestão de dados e integração com outros canais de comunicação. É muito mais do que apenas um perfil de rede social.

Meio de transmissão

Há mais para transformar uma empresa em uma editora do que apenas criar material original. Trata-se de dar a ela o controle sobre todo o processo de criação de conteúdo, desde a conceituação e desenvolvimento de uma plataforma de conteúdo até a geração de receita.

Nos últimos anos, pudemos perceber que as empresas estão percebendo que a comunicação direta é vantagem competitiva e estão investindo neste tipo de publicação. Nesta era de crescente descentralização da mídia, isso significa dar a empresa o controle sobre sua própria mídia e, por extensão, sua própria história, sem precisar ficar refém das mídias tradicionais.

Vale destacar que o Brand Publishing é uma estratégia que pode ser aprimorada por organizações de todos os tipos, sejam elas B2C (Business to Consumer), B2B (Business to Business) ou D2C (Direct to Consumer).

Brand Publishing x marketing de conteúdo: qual é a diferença?

Embora o marketing de conteúdo, que consiste na prática de disseminar informações úteis para um público na esperança de atrair novos clientes, fechar uma venda e estabelecer sua empresa como uma autoridade do setor, já exista há algum tempo, ele realmente começou a decolar como uma estratégia de negócios viável em 2013.

De acordo com o Google Trends, o marketing de conteúdo tornou-se cada vez mais popular ao longo do tempo, tornando-se um dos métodos de promoção mais proeminentes. No entanto, o nível de comprometimento varia muito. Algumas empresas apenas fazem publicações ocasionalmente, enquanto outras contratam uma equipe maior como parte de uma estratégia de marketing mais abrangente.

Mas qual é a diferença exata entre Brand Publishing e Marketing de Conteúdo? Dar essa resposta não é tão simples quanto contar a quantidade de conteúdo que as empresas criam ou com que frequência o fazem.

Os profissionais de marketing que publicam sob suas próprias marcas são os pioneiros na promoção de conteúdo. Essas são as marcas e empresas que tratam o conteúdo como um produto real, e não apenas como uma ferramenta promocional. Eles tratam a produção de conteúdo não como um processo interno, mas como um empreendimento separado com seu próprio potencial de lucro.

O Brand Publishing diverge significativamente dos profissionais de marketing de conteúdo em vários aspectos importantes.

O conteúdo

As empresas que estão apenas começando com as publicações são mais propensas a se concentrar na criação de conteúdo diretamente relacionado aos seus produtos, muitas vezes produzindo um material que é mais comercial por natureza do que instrucional.

Os profissionais de marketing de conteúdo mais eficazes são aqueles que adaptam seus esforços ao público-alvo e enxergam além da simples promoção de produtos para realmente ensinar algo novo ao mercado-alvo. Em vez de simplesmente descrever o valor que fornecem, eles realmente produzem um material valioso para seu público-alvo.

Já as empresas envolvidas com Brand Publishing vão além ao tratar a criação de conteúdo como uma redação. Como eles não consideram o conteúdo que estão produzindo conectado à empresa, eles podem se concentrar apenas em fornecer valor aos seus leitores.

Custos

O Brand Publishing, em contraste com o marketing de conteúdo, vê a produção e promoção de conteúdo como um fluxo de receita independente, e não como uma despesa indireta. Esta é uma mudança sutil, mas significativa. Com isso, ela também precisa contar com estratégias de monetização.

Quais as etapas envolvidas em um projeto de Brand Publishing?

Dado que um dos aspectos mais cruciais do Brand Publishing é a criação de conteúdo, quais são as etapas mais críticas no desenvolvimento de um projeto de mídia proprietária bem-sucedido?

Neste artigo, vamos passar pelas mais importantes:

1. Aconselhamento e Organização

Nesta altura, toda a equipa do projeto, incluindo o departamento de comunicação e os responsáveis pela sua criação e manutenção, começam a trabalhar de forma coesa.

Nesta conjuntura crucial da iniciativa Brand Publishing, é essencial ouvir os executivos de mais alto nível em todos os departamentos relevantes sobre suas maiores preocupações e desafios com a marca. A ideia é traçar uma estratégia para a execução do projeto e desenvolvimento da linha editorial.

2. Ambiente tudo-em-um para publicação

Nesta etapa, precisamos construir a plataforma. O departamento de TI e a equipe de relações públicas da marca devem trabalhar juntos de forma integrada para encontrar o canal perfeito para ancorar a estratégia de Brand Publishing. Neste ponto, a estrutura fundamental do projeto está sendo estabelecida, do desempenho, passando pela experiência do usuário e possível manutenção.

3. Criação, organização e curadoria de conteúdo

Nesta etapa, o processo de criação do material deve começar. A equipe de conteúdo e a equipe de comunicação precisam trabalhar juntas para definir normas para frequência de publicação, critérios para criação de conteúdo e cronogramas de entrega.

Como o conteúdo é o ponto central de tudo, o que vai atingir genuinamente o público final, essa etapa, assim como a seção de tecnologia do item anterior, perpassa toda a extensão do projeto.

Uma redação com processo de produção inteligente e totalmente digital, que forneça material original, curadoria e instrucional, em alto volume e consistência, é fundamental para o sucesso se um projeto de Brand Publishing.

4. Iniciação, indexação e disseminação de conteúdo

Esta fase é essencial para todo projeto de Brand Publishing, pois é quando a informação começa a ser entregue para seu público-alvo usando uma lógica de funil que inclui o uso de distribuição direcionada para aumentar a visibilidade, a afinidade com a marca e a participação no mercado

Para aumentar a exposição e o interesse e estabelecer os temas do projeto como líderes de mercado dentro da categoria da marca, você deve priorizar a criação de tráfego baseado em SEO.

5. Diálogo coordenado

Idealmente, o braço de mídia de um projeto de Brand Publishing serve como o centro nervoso de um mix de comunicação integrado com o objetivo único de aumentar a proeminência da marca. Por isso, é interessante contar como reforço da mídia paga, como anúncios, e da mídia mais tradicional, como press releases e campanhas de relações públicas.

6. Coleta e análise de dados

A empresa precisa trabalhar de forma eficaz na coleta e análise de dados. Todas as informações geradas a partir do envolvimento e resposta do público com o seu conteúdo será de base para a análise e criação de novas estratégias em todos os setores da empresa.

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