Brand Equity: o que é e como melhorar o seu

O mercado concorrido de hoje não nos dá muito espaço para errar com os clientes que já conquistamos. É preciso garantir que eles possam perceber o valor que a sua marca está entregando. Neste cenário, é preciso ter em mente que mais de 74% dos consumidores modernos têm padrões mais altos de como as empresas […]

Giovanna Torreão

10/10/2022

brand equity

O mercado concorrido de hoje não nos dá muito espaço para errar com os clientes que já conquistamos. É preciso garantir que eles possam perceber o valor que a sua marca está entregando. Neste cenário, é preciso ter em mente que mais de 74% dos consumidores modernos têm padrões mais altos de como as empresas interagem com seus clientes, funcionários e a comunidade. Para se adaptar a esta realidade e atingir as mais refinadas expectativas do público, as empresas devem analisar o impacto de suas diferentes campanhas de marketing no reconhecimento de sua marca pelo consumidor. Isto é o Brand Equity!

Na publicação de hoje, vamos dar uma olhada nas táticas que as empresas podem usar para aumentar e fortalecer a reputação de sua marca e o Brand Equity.

Vem com a gente!

O que é Brand Equity?

O termo Brand Equity refere-se ao valor de uma marca reconhecível e respeitada entre os clientes e a influência que uma marca tem em suas decisões de compra. As organizações constroem seu Brand Equity dando aos clientes uma razão para escolhê-las em vez de outras empresas que vendem produtos comparáveis.

O valor da marca é muitas vezes adquirido por meio de várias iniciativas de marketing e publicidade e apelam para seus valores, o cumprimento das promessas e qualificações da marca quando o produto é usado e o subsequente cultivo da fidelidade e retenção do cliente.

É mais provável que os clientes permaneçam fiéis à sua empresa se você fornecer a eles benefícios de fidelidade, como pontos resgatáveis ​​por descontos ou um produto gratuito no aniversário deles. Tanto o reconhecimento quanto a satisfação do consumidor são cruciais para a construção do valor da marca.

Familiaridade dos consumidores com sua marca

Seus clientes podem reconhecer sua marca facilmente? As mensagens e o visual do seu negócio devem ser consistentes, para que os consumidores possam identificá-lo mesmo quando associado a um produto diferente. Quando pensam na sua empresa, que qualidades vêm à mente deles? Eles podem considerar aspectos como durabilidade, confiabilidade e familiaridade.

Experiência dos clientes com a sua marca

Como têm sido os encontros dos clientes com a sua marca? A experiência do cliente está em todos os pontos da jornada, e pode se refletir em produtos que foram entregues conforme prometido, nas interações com representantes da marca e equipes de suporte ao cliente que foram boas ou na participação no programa de fidelidade vista como valiosa.

Influência dos investimentos em Brand Equity

O valor da marca de uma empresa está subindo a novos patamares em 2022. A variedade de produtos disponíveis para os consumidores está aumentando, mas os preços crescentes estão tornando alguns deles inacessíveis. Marcas que já possuem amplo reconhecimento e credibilidade se sairão melhor nesse cenário.

De acordo com a Pesquisa de Confiança da Marca Gartner — realizada online entre clientes B2B e B2C —, 81% dos clientes se recusam a fazer negócios ou comprar de uma marca em que não confiam e 89% esperam se desvincular de uma marca que viola suas Confiar em.

O estudo define a confiança da marca como a capacidade do cliente de se sentir seguro na crença de que uma empresa cumprirá consistentemente suas intenções declaradas aos clientes e outros, principalmente em tempos de dificuldade. As marcas pagam um preço alto se não atenderem às expectativas dos clientes.

Em um mercado repleto de opções, os líderes de marketing podem precisar reavaliar suas estratégias para conquistar a confiança do cliente e criar Brand Equity. 

Como investir em Brand Equity

Comunicação efetiva

Não é suficiente para uma empresa fornecer bens e serviços superiores se quiser aumentar o Brand Equity. Os valores e crenças de uma empresa estão se tornando mais importantes para os clientes modernos. Setenta e quatro por cento dos consumidores baseiam suas escolhas de compra nos princípios e práticas das marcas de uma empresa, o que inclui a forma como a empresa trata seus clientes, funcionários e o meio ambiente.

A chave para aumentar a conscientização que converte em vendas é criar mensagens de marca que sejam inequívocas, transmitam um senso de propósito e falem diretamente com a demografia que você está tentando alcançar.

Experiência do cliente

Com a maioria dos gastos do consumidor ocorrendo agora online, as plataformas móveis e da web surgiram como plataformas principais para diferenciar produtos e estabelecer marcas – especialmente neste pós-pandemia. Sendo assim, a experiência digital é bastante influente. Há um crescente reconhecimento de que o sucesso de uma marca depende tanto da qualidade das experiências que ela proporciona quanto da competitividade de seus preços e ofertas.

Os clientes são unânimes em dizer que 90% das empresas ficam aquém de suas expectativas quando se trata de oferecer uma experiência positiva, conforme dados do Deliver The CX They Expect – Customer Experience Trends Report, da Acquia. Mas isso não significa nada mirabolante. Os dados deixam claro sobre o que significa uma boa experiência de serviço na perspectiva dos clientes: eles querem conveniência, em primeiro lugar. 

Mais precisamente 90% dos consumidores dizem que esperam uma experiência conveniente sempre que se conectam a uma empresa online. Enquanto isso, 68% afirmam que a experiência de marcas online precisa ser facilitada.

Aproveitando os dados do cliente para se diferenciar

As marcas podem se diferenciar dos concorrentes concentrando-se na experiência digital do consumidor e aprimorando-a estrategicamente. Fazer escolhas com base em evidências empíricas de sua base de consumidores é uma ferramenta poderosa para fazer isso.

A fidelidade do cliente e o valor da marca são impulsionados ao tornar a vida dos clientes mais fácil e experiências mais exclusivas. O segredo para uma experiência sem complicações está em uma abordagem personalizada. As empresas podem tornar a vida mais simples para os consumidores adaptando suas interações com eles. Como recompensa, você conquistará a fidelidade do cliente.

Ainda de acordo com o relatório Deliver The CX They Expect, 80% garante que seria mais leal a uma marca que mostrasse que realmente quem é ele e o que ele procura. Ao mesmo tempo, 76% dizem que, se uma marca o entende em um nível pessoal, é mais provável que ele seja leal a ela.

A coleta de informações sobre os clientes é crucial para a personalização dos serviços. Como os valores associados a uma marca têm um impacto significativo nas escolhas do consumidor, as empresas podem usar as informações do cliente para garantir que seus próprios valores sejam congruentes com os de seu mercado-alvo.

Quais são as métricas para avaliar o Brand Equity?

As empresas podem estar deixando passar possibilidades de crescimento e desenvolvimento se não tiverem uma boa compreensão do estado de seu negócio. Dessa forma, o investimento em brand equity é uma atividade contínua que exige cuidados e avaliações regulares. Afinal, o valor da marca pode ser algo difícil de se calcular.

A análise de dados quantitativos e qualitativos pode, no entanto, fornecer luz sobre a eficácia das mensagens de marketing de uma empresa e a qualidade de suas interações com os clientes.

Margem, sensibilidade a preços, conversão, abandono de carrinho, crescimento, participação de mercado e frequência de compras repetidas são exemplos de medidas quantitativas. Avaliações, comentários de mídia social, Voz do Cliente (VoC) e resultados de pesquisas são exemplos de métricas qualitativas.

Ajustes regulares devem ser feitos nas iniciativas de desenvolvimento de brand equity com base nos insights obtidos e nos dados coletados.

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