Se conectar com os clientes e impulsionar as vendas. Os objetivos de uma campanha de Black Friday podem parecer simples, mas colocá-los em prática de maneira bem sucedida requer algum cuidado. Em um cenário de protagonismo do digital – com 80% dos consumidores entrevistados no Brasil afirmando que descobriram online novas marcas durante a pandemia de covid-19, segundo guia do Google -, é necessário estar atento a alguns aspectos para despertar o interesse dos clientes nas suas promoções de Black Friday.
Aqui, reunimos algumas dicas e recomendações que vão ajudar você a impulsionar seu negócio e alcançar seus objetivos de marketing. Confira!
As 6 melhores estratégias e ideias para impulsionar as vendas da Black Friday de 2021
Se você deseja se destacar da concorrência e atrair mais clientes com suas promoções e ofertas de Black Friday, dê uma olhada nessas ideias de marketing infalíveis para a Black Friday de 2021. Aqui estão seis das melhores estratégias para impulsionar suas vendas nesta Black Friday:
1. Comece a planejar o mais cedo possível
A pesquisa ‘A jornada do consumidor na Black Friday’, desenvolvida pela All iN | Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a aumentar a conversão – em parceria com a Opinion Box, mostra que 60% dos respondentes tem certeza de que vão às compras na data, enquanto 24% ainda estão em dúvida. Os números demonstram o interesse dos consumidores pela campanha e, consequentemente, a necessidade de fazer estratégias para se destacar.
Para fazer com que o maior número de clientes e potenciais clientes fiquem sabendo das suas promoções de Black Friday, o ideal é começar cedo. Por isso, reserve um tempo para pensar em suas estratégias para a Black Friday. Elabore as ofertas que vai fazer, na organização das equipes de trabalho e no cronograma de divulgação da campanha.
2. Prepare sua loja e processos
Para estar pronto para a Black Friday, é preciso garantir que sua loja está preparada. Se você tem um site, então, é nele que precisa se concentrar. Afinal, seu site é sua vitrine digital. De acordo com os dados do Google, 72% das pessoas no Brasil esperam conseguir realizar compras diretamente pelo smartphone através de um site ou aplicativo da marca.
Na hora de deixar seu site pronto, é necessário certificar-se que ele carregue de forma rápida, simples e otimizada. Ainda segundo o Google, cada segundo conta – ainda mais em um dia de grandes expectativas e concorrências – e os números apontam que melhorar seu tempo de carregamento em 0,1 s pode aumentar as taxas de conversão em até 8%.
Tendo tudo isso em mente, antes da Black Friday, detecte os pontos fracos no desempenho de sua loja online e assegure as melhorias necessárias para que ele aguente o aumento da demanda de consumidores e agrade a todos.
3. Aproveite a oportunidade de fazer vendas de final de ano
As compras das festividades de final de ano, cada vez mais, são feitas de forma antecipada e muitos consumidores aproveitam a Black Friday para garantir os presentes de Natal com bons preços. A pesquisa ‘A jornada do consumidor na Black Friday’ identificou que 26% das pessoas pretendem adiantar as compras de Natal.
Dessa forma, tenha essas informações em mente na hora de elaborar sua estratégia de Black Friday. Vcê pode, por exemplo, elabore guias de presentes para ajudar esses clientes e potenciais clientes na hora das buscas.
Uma outra medida interessante que pode ser tomada diz respeito à política de envio e troca. Para inspirar a confiança necessária para a compra de presentes, pode ser interessante rever essas políticas. Afinal, você precisa demonstrar que deseja fazer o possível para que o presente seja um sucesso.
4. Ofereça facilidade
Diante da grande concorrência e ofertas, você pode se destacar através de alguns diferenciais. Oferecer comodidade e facilidades pode fazer com que você conquiste seus clientes. Uma pesquisa do Google revela que os varejistas com entrega própria cresceram duas vezes mais rápido em relação aos que não proporcionaram essa comodidade. Já o aumento de buscas por “perto do meu caminho” e “disponível em estoque” mostra que conveniência é um ponto de extrema importância para os consumidores atualmente.
Os números indicam que, no final do ano, 62% dos brasileiros planejam confirmar online se um dos produtos que deseja comprar está em estoque antes de ir até a loja para, de fato, adquiri-lo. Sendo assim, uma outra alternativa para se destacar durante a campanha de Black Friday é ofertar visibilidade em seu inventário digital, bem como diferentes opções de entrega e coleta para tornar a experiência de compra o mais conveniente possível.
5. Crie fãs
Aproveite a oportunidade da Black Friday para criar fãs. Você estará vendendo tanto para seus clientes usuais quanto para novos, então, é um excelente momento para se sobressair e oferecer um atendimento excepcional. A ideia aqui é converter esses consumidores novos em clientes fiéis. Neste aspecto, ainda conforme pesquisa do Google, os clientes prestam atenção em uma autêntica política de sustentabilidade, laços locais e defesa de questões importantes para você, além de uma boa e intuitiva experiência de app.
Proporcionar uma experiência de compra perfeita, seja ela em sites ou em aplicativos, auxilia na fidelização dos consumidores para as festas de fim de ano. De acordo com o levantamento do buscador, 49% dos usuários de smartphones concordam que são mais propensos a comprar de marcas cujo aplicativo móvel permite que eles realizem transações rapidamente.
Posteriormente à Black Friday, deve ser iniciado um trabalho importante para garantir que essa relação perdure o ano inteiro. Sendo assim, planeje estratégias para nutrir seus novos contatos. Você pode entrar em contato novamente com eles para agradecer pela compra e oferecer um brinde ou um cupom para uma nova aquisição.
Uma outra alternativa para o pós Black Friday é o cross-selling e upselling. O cross-selling, ou venda cruzada, é quando você apresenta um produto que seja complementar àquele que o cliente adquiriu. Se ele comprou, por exemplo, um celular, você pode oferecer um fone de ouvido ou um carregador portátil.
Por outro lado, o upselling é uma estratégia que consiste em oferecer uma versão melhorada do produto que havia sido adquirido anteriormente. Assim, se o cliente fechou um pacote com uma academia que dá direito a três aulas na semana, é possível oferecer um upgrade para aulas todos os dias da semana.
6. Use as ferramentas certas para ajudar o seu negócio
Com a Black Friday impulsionando as vendas, é importante garantir que todos os processos estejam funcionando de forma que atendam a esse aumento de demanda. Nesse sentido, ferramentas inteligentes facilitam a automação de suas operações e ajudam a sua empresa a aproveitar ao máximo todos os clientes que estão interessados em aproveitar suas promoções de Black Friday.
Uma das ferramentas mais importantes para a presença digital das empresas é um sistema de conversação automatizado. Os chatbots são capazes de responder a quantos clientes forem de forma autônoma e independente, evitando que suas mensagens fiquem congestionadas. Isso significa que você mantém uma visão geral o tempo todo ao mesmo tempo que ganha um tempo valioso, que pode ser investido em fases importantes durante a campanha de Black Friday
Os chatbots são uma poderosa ferramenta pois são capazes de oferecer um atendimento de acordo com a conveniência do cliente e da empresa. Para te ajudar nessa tarefa de automatização de mensagens, conte com a tecnologia da ChatGuru. Através dela, você consegue desenvolver e gerir um chatbot personalizado, oferecendo um atendimento humanizado e de excelência, não apenas em dias como a Black Friday e Cyber Monday, mas em qualquer momento.
Disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, os bots da ChatGuru se integram com sua conta comercial de WhatsApp para oferecer praticidade e familiaridade aos seus clientes. Ou seja, com a ChatGuru, você será capaz de fomentar a satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da equipe de atendimento.
Além disso, na ChatGuru, todas as informações colhidas através das interações com os clientes são levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. Quando analisados, esses dados podem levar a insights para o aprimoramento da experiência do usuário e facilitando o planejamento dos próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
Importante lembrar também que a tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Se você deseja saber mais sobre as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru, entre em contato com o time ChatGuru!