A Black Friday se iniciou nos Estados Unidos em 2010, mas já está totalmente estabelecida na agenda dos comerciantes brasileiros. Tanto os consumidores quanto as empresas ficam entusiasmadas com a possibilidade de fazer uma grandes vendas próximo do período das festas de final de ano. A data formal da Black Friday é a última sexta-feira de novembro, que este ano é o dia 25, mas geralmente se estende durante o fim de semana.
A pesquisa da Globo, disponibilizada através da Plataforma Gente, fez o mapeamento das tendências de consumo para Black Friday 2022. Segundo os dados, em 2022, 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algum produto, o que representa um aumento de 3% em comparação com 2021. Quando analisada apenas a classe A, o número é ainda maior, com 65% dizendo que pretende fazer alguma compra na data.
Mesmo que as perspectivas pareçam boas, você ainda precisa estar pronto para o aumento no fluxo da Black Friday. Para atrair clientes, lucrar e se destacar da concorrência, você precisa pensar no planejamento do grande fim de semana e desenvolver uma estratégia que crie entusiasmo sobre suas ofertas. Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas no artigo de hoje, vamos ajudá-lo fornecendo um breve guia sobre como preparar sua empresa para a Black Friday e como organizar seus esforços de marketing para o grande dia.
Confira!
1. Coloque suas vendas em ordem
Mesmo que você queira maximizar seus lucros na Black Friday movimentando o máximo de estoque possível, ainda precisa manter suas operações para evitar ficar sem estoque. Descubra o que você quer vender e quanto de redução de preço você pode dar.
Vale destacar que, em 2021, 40% dos consumidores esperavam descontos maiores e 39% fretes mais baratos, razões pelas quais optaram por não fazer uma compra. Neste sentido, estar bem preparado para a Black Friday pode ajudá-lo a garantir a satisfação dos clientes e o sucesso da estratégia, bem como evitar gastos excessivos devido a erros.
2. Verifique sua loja quanto a problemas de desempenho
Durante a Black Friday do ano passado, o e-commerce teve destaque como o canal onde o consumidor mais comprou. Por isso, certifique-se de que o site da sua empresa possa gerenciar o aumento de fluxo previsto para a data.
Afinal, não podemos correr o risco de ter problemas na sua loja online no meio da Black Friday devido ao alto tráfego, pois isso levaria a vendas decepcionantemente baixas e clientes insatisfeitos. Além disso, certifique-se de que as descrições dos produtos, as imagens e o procedimento de checkout estejam funcionando corretamente.
O objetivo aqui é fazer vendas e deixar uma impressão positiva nos consumidores para que eles comprem com você novamente e dar aos seus frequentadores a sensação de que estão recebendo o mesmo serviço de alta qualidade que esperam de você em todos os momentos.
3. Esteja atento às redes sociais
Alcançar seu público por meio das mídias sociais é crucial nos tempos de hoje, e o valor das mídias sociais foi demonstrado por meio de pesquisa conduzida pelo Sprout Social. De acordo com o relatório, quando os clientes seguem uma marca nas redes sociais, eles são mais propensos a fazer o seguinte: visitar o site ou aplicativo da empresa (91%), fazer uma compra da marca (90%) e preferir a marca (86 %).
Com isso em mente, é importante utilizar estas plataformas como uma ferramenta para incentivar mais compras. Assim, oferecer cupons de desconto para sua loja que estejam disponíveis apenas por meio do seu público nas redes sociais é uma ótima maneira de convencer aqueles que ainda não compraram com você, ao mesmo tempo em que é interessante para atrair novos seguidores e transformá-los em clientes pagantes.
Incluir códigos de desconto em suas postagens de mídia social pode aumentar a interação, o número de leitores e, finalmente, as vendas, dando ao seu público um motivo para compartilhar seu conteúdo e comprar de você. É um plano de ação com potencial para gerar dividendos ao longo do ano.
4. Invista em uma solução tecnológica
Os aplicativos vêm se consolidando como uma forma importante de vendas para o varejo durante o período da Black Friday. No ano passado, os negócios fechados por meio de aplicativo cresceram 55%. Além disso, vale destacar que a participação das vendas através de apps representou 21% da receita total das vendas online. Apenas em um dia da Black Friday de 2021, foram entregues mais de 10 milhões de notificações.
Neste sentido, um chatbot pode ajudá-lo a criar um plano de Black Friday mais forte e eficaz. Devido à sua adaptabilidade, este programa pode adequar seu atendimento às necessidades do negócio e de sua clientela.
Os bots para WhatsApp do ChatGuru permitem um atendimento 24 horas instantâneo e simultâneo para todos os chamados. Os processos de comunicação dentro de uma organização podem ser automatizados em vários estágios com a ajuda do software ChatGuru.
Nossos chatbots são capazes de realizar uma ampla variedade de tarefas, incluindo captura e qualificação de leads, nutrição de contatos, gerenciamento de estágio de funil de vendas e interação rápida com o cliente (por exemplo, responder perguntas e fornecer informações).
É uma resposta mais rápida e precisa, sem qualquer esforço da sua equipe, tão necessária para a conversão em datas de grande demanda como a Black Friday.
ChatGuru
O ChatGuru conta com uma plataforma repleta de soluções tecnológicas capazes de tornar seu atendimento mais eficiente e os seus clientes mais satisfeitos. Durante as épocas mais movimentadas do ano, o ChatGuru possibilita conversas ágeis e envolventes.
Não há necessidade de seus clientes esperarem na fila para atendimento, podendo fazer com que desistam da compra, pois o software de conversação do ChatGuru atua como o primeiro ponto de contato e responde rapidamente às consultas dos clientes e os orienta no processo de vendas. Tudo isso acessível a qualquer hora, em qualquer lugar, sete dias por semana.
Ao integrar a nossa tecnologia na sua conta empresarial no WhatsApp, o aplicativo mais popular do Brasil, seu negócio poderá aproveitar todos os poderosos recursos que podem ajudá-lo a expandir seu serviço de suporte sem perder a qualidade, incluindo chatbots, respostas rápidas, rodízio de atendimento ao cliente, funil inteligente automatizado e marketing direcionado.
Além disso, nosso sistema pode fornecer relatórios mensais em um formato de sua escolha. Com a opção de obter dados por e-mail ou WhatsApp, dependendo dos parâmetros que você escolher, gerando um rastreamento simplificado. Usando o ChatGuru, sua empresa pode otimizar suas futuras estratégias de publicidade e vendas.
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