O uso de softwares de automatização é uma grande tendência na geração de leads. Contar com ajuda da tecnologia na hora de captar a atenção de potenciais clientes é uma forma de ser assertivo e otimizar o trabalho das equipes humanas – algo cada vez mais importante no dia a dia das empresas. Vale destacar que, segundo relatório da Apsis, 80% dos profissionais de marketing que usam software de automação aumentaram sua geração de leads (até 451% mais) e 77% deles viram uma taxa de conversão maior de leads do que aqueles que não usam automação.
Na publicação de hoje, vamos falar mais sobre essa tecnologia e de que forma seu negócio pode ser beneficiado com a utilização da automatização na geração de leads. Confira!
Desafios que as empresas enfrentam na geração de leads
A geração de leads é um assunto tão importante quanto delicado para as empresas. A criação do conteúdo certo precisa casar com a entrega deste conteúdo no momento certo, caso contrário, você pode acabar atraindo leads frios ou inadequados para a sua solução.
Entre os principais desafios encontrados pelas empresas na geração de leads está a falta de leads de alta qualidade e o tempo perdido com leads não qualificados atraídos por campanhas e ofertas mal direcionadas.
Um estudo da Accenture aponta que 91% dos consumidores são mais propensos a comprar com marcas que reconhecem, lembram e apresentam ofertas e recomendações relevantes – em um nível pessoal. Mas nós sabemos que nem sempre é fácil para as marcas atenderem a essas expectativas. Assim, podemos dizer que outro desafio é a personalização da experiência para novos usuários.
O poder dos chatbots para aprimorar seu funil de vendas de geração de leads
Para lidar com esses desafios, você pode contar com a automatização da comunicação e geração de leads.
Nikita Ilin, CTO da Messaggio, explica que, comparado a outros mensageiros e redes sociais, 80% das mensagens do WhatsApp são vistas em cinco minutos. As empresas que experimentaram a API do WhatsApp Business dizem que suas mensagens tiveram uma taxa de abertura de 99% e os usuários responderam mais de 40% de suas mensagens.
Importante destacar que o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia (54%), o que eles passam mais tempo ao longo do dia (33%) e o que está presente na tela principal da maioria dos smartphones (54%). Além disso, estima-se que o WhatsApp já superou o número de 2 bilhões de usuários em 180 países. Isso significa que seu público-alvo muito provavelmente, está dentro desta plataforma.
A nível de comparação, a taxa média de abertura de e-mail, segundo o “2022 Email Marketing Benchmarks Report”, da Campaign Monitor, é de 21,5% em todos os setores em 2021. As indústrias com as maiores taxas de abertura, como Educação, Agricultura e Serviços Financeiros, têm uma média entre 25-28%.
Já a taxa de clique, ou click-through rate (CTR), foi de 2,3% em todos os setores. Os setores com as maiores taxas de cliques, como Educação, Imobiliário e Agricultura, registraram uma média de 3 a 5%.
Os dados mostram como o foco das empresas precisa ser repensado. Enquanto os e-mails estão superlotados e capturar a atenção do público neste canal se tornou mais difícil, os consumidores se mostram interessados em engajar-se com as empresas nas plataformas de mensagem.
De acordo com uma pesquisa recente da Nielsen Facebook Messaging, 67% dos consumidores afirmaram que esperam usar mais o plataformas de mensagem para se comunicar com empresas nos próximos dois anos. Além disso, 53% são mais propensos a comprar com uma empresa com a qual eles podem enviar mensagem diretamente.
A boa notícia é que a automatização da geração de leads e comunicação com chatbots é acessível. Com a ChatGuru, esse software conversacional permite que você configure e automatize facilmente as comunicações dentro da sua plataforma, além de se integrar com seu sistema de CRM, gerando ainda mais praticidade e eficiência aos processos
Como funciona um chatbot para WhatsApp?
Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, os chatbots de geração de leads permitem que você responda, instantaneamente e simultaneamente, a todos os potenciais clientes que necessitem de ajuda. O bot é capaz de lidar prontamente e sem a necessidade de qualquer esforço do seu time humano com as perguntas repetitivas. Assim, é possível otimizar o tempo dos seus funcionários, realocar receita e buscar novas maneiras de crescer.
Na prática, o chatbot é um software de comunicação que segue uma espécie de script. Ele recebe a mensagem do usuário, busca entender a intenção dessa pessoa, procura a melhor resposta em seu banco de dados e leva a resposta de volta para o usuário. O software pode ser configurado, a depender da sua necessidade, para atrair leads, iniciar uma conversa com usuários, apresentar informações sobre seus serviços e fazer perguntas para qualificá-los e mesmo educá-los.
Por exemplo, os leads iniciam uma conversa com seu chatbot no WhatsApp através de um link ou QRCode. Em seguida, o chatbot oferece informações básicas sobre sua empresa, como serviços oferecidos, e então faz algumas perguntas para identificar se os leads são quentes. É possível ainda configurar o chatbot para agendar uma reunião, coletar detalhes de contato e encaminhar o material para o CRM, ou a melhor estratégia definida para conduzir esses leads pelo funil de vendas.
Como configurar um chatbot para geração de leads de forma automatizada?
Como vimos anteriormente, os chatbots conseguem compreender as intenções dos leads e investigam em qual etapa do funil eles se encontram. O passo seguinte para a automatização do seu funil de geração de leads é combinar o conteúdo enviado com o estágio do funil.
É muito mais fácil se comunicar e conectar com as pessoas que você conhece. Então, nada de “achismos”. Para garantir o sucesso da estratégia, é preciso conhecer bem o seu público-alvo.
É aí que entram as personas. Essas representações semi-ficcionais do cliente ideal da sua empresa vão munir seu negócio de dados e informações para ajudar na compreensão das necessidades e expectativas de cada tipo de cliente.
A criação das personas pode acontecer levando em conta entrevistas com usuários, além da segmentação por dados demográficos e psicográficos, necessários para o aprimoramento do seu produto ou marca.
Com todas essas informações em mãos, você vai estabelecer características para o seu chatbot, como a linguagem que deverá ser usada por ele. Esta é a chave para estabelecer uma conexão e afinidade durante a comunicação.
É neste momento também que você vai mapear as perguntas mais frequentes e as dúvidas que os clientes podem vir a ter. Também é necessário identificar a melhor métrica de definição das etapas do funil. É possível se basear no comportamento dos leads ou em tempo. Este segundo faz o envio das mensagens levando em conta intervalos determinados de tempo.
Agora, é hora de desenvolver um fluxo de conversação para o seu chatbot. A ideia é montar um fluxograma de respostas para as perguntas que os clientes farão, pensando em todo o diálogo que ele terá com seu bot, do início ao fim.
No entanto, lembre sempre que o atendimento do chatbot precisa ser ágil, fácil e eficiente. Então, certifique-se de reduzir as interações ao menor número possível, mas sem deixar respostas muito frias. Lembre de deixar, ao fim do suporte, uma opção para confirmar que a questão foi resolvida.
Atendimento híbrido
Se você deseja atingir um serviço de excelência, pode avaliar a adoção de uma comunicação híbrida. Com atendentes humanos e virtual atuando de forma complementar. Dessa forma, o chatbot identifica quando uma questão não foi resolvida e oferece para que o atendimento seja transferido para a equipe de atendimento humana. Assim, o seu suporte humano vai auxiliar os clientes com informações mais precisas, complexas e de valor agregado.
A transição entre o chatbot e os agentes humanos acontece de forma fluida e sem ruídos, a fim de evitar qualquer possível inconveniente para os clientes. Como resultado, você tem uma estratégia que faz com que os consumidores se sintam ouvidos em suas necessidades, enquanto otimiza o trabalho dos funcionários.
Automatize a geração de leads do seu negócios
Das faculdades aos restaurantes, passando pelas companhias aéreas. Os mais diversos setores podem se beneficiar da tecnologia e automatização dos chatbots para aumentar a sua capacidade de geração de leads e qualificação.
Com a ChatGuru, você consegue construir e gerir um chatbot de geração de leads personalizado para as necessidades da sua empresa e perfil do seu público-alvo. A tecnologia pode ser uma grande aliada para manter uma presença ativa e eficiente online.
Ao oferecer um atendimento ágil, assertivo e estratégico, através da automatização, você estará construindo relacionamentos baseados na confiança e lealdade, aumentando os níveis de satisfação e reduzindo a sua taxa de rotatividade de clientes. Tudo isso enquanto economizar tempo para focar naquilo que realmente importa.
Quer elevar a sua experiência de geração de leads? Conheça mais sobre a solução da ChatGuru e peça um orçamento agora!