Aprenda a usar as etiquetas do WhatsApp Business

O comportamento dos consumidores acompanha os avanços tecnológicos, e a praticidade das soluções logo conquistam espaço no dia a dia. Com os aplicativos de troca de mensagens de texto não foi diferente. Desde sua criação em 2009, a instantaneidade e facilidade do WhatsApp logo levaram o app a conquistar mais de 2 bilhões de usuários […]

Giovanna Torreão

30/09/2022

whatsapp business

O comportamento dos consumidores acompanha os avanços tecnológicos, e a praticidade das soluções logo conquistam espaço no dia a dia. Com os aplicativos de troca de mensagens de texto não foi diferente. Desde sua criação em 2009, a instantaneidade e facilidade do WhatsApp logo levaram o app a conquistar mais de 2 bilhões de usuários em 180 países.

A partir da introdução do WhatsApp Business e da Interface de Programação de Aplicativos do WhatsApp Business em 2018, o aplicativo social evoluiu de forma exponencial se transformando em um canal indispensável para profissionais de marketing que desejam interagir e se aproximar de seus clientes em uma plataforma amplamente utilizada.

Se você ainda não integra o WhatsApp Business na comunicação da sua empresa ou se ainda não o usa em todo seu potencial, na publicação de hoje nós vamos tratar da importância desta plataforma e trazer um passo a passo para usar as etiquetas de organização das conversas e contatos.

O poder do WhatsApp

As mensagens fazem muito mais do que simplesmente direcionar os clientes para o funil de vendas. De fato, surpreendentes 55% dos entrevistados em um estudo conduzido pela Meta disseram que agora têm uma conexão mais profunda com a empresa como resultado de suas interações com ela. Ainda segundo os resultados, 68% dos entrevistados disseram que o WhatsApp era o método mais fácil de entrar em contato com uma empresa, enquanto 64% dos consumidores afirmaram que provavelmente nunca baixariam um aplicativo de uma marca.

O que é o WhatsApp Business? Quais são os benefícios de usar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um software gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas e pode ser baixado para uso em dispositivos móveis com Android ou iOS. Ele torna possível agilizar a comunicação que ocorre entre as empresas e seus clientes, fornecendo uma série de ferramentas exclusivas.

A capacidade de inserir informações específicas sobre a empresa, além de automatizar, categorizar e reagir rapidamente às mensagens, são alguns dos diferenciais entre esta versão do WhatsApp e a versão original. Isso tudo além dos recursos com os quais os usuários já estão familiarizados desde a primeira edição do aplicativo, como a possibilidade de envio e recebimento de mensagens de texto, vídeos, fotos e arquivos.

Descubra como usar as etiquetas do WhatsApp Business

A capacidade do WhatsApp Business de anexar etiquetas às comunicações e interações com os clientes é um dos recursos disponíveis na versão para empresas do aplicativo de mensagens. Você pode usá-lo para criar novas categorias de tags ou utilizar as que já existem para organizar e recuperar rapidamente o conteúdo rotulado.

Saiba mais sobre como fazer uso desse recurso na seção a seguir!

Como etiquetar as conversas no WhatsApp Business?

Para começar a usar as etiquetas do WhatsApp, o primeiro passo que você precisa dar é iniciar o WhatsApp Business.

No caso do Android, escolha a conversa que deseja marcar na tela principal e pressione o ícone “Marcar” na parte inferior da tela.

Já os usuários do iOS podem marcar uma conversa deslizando-a para a esquerda, pressionando o botão “Mais” e escolhendo a opção “Marcar conversa” no menu suspenso que aparece.

O botão “Nova Tag” deve ser clicado para fazer o segundo passo, que é adicionar novas tags à lista. Ao todo, o WhatsApp dá o limite de até vinte rótulos diferentes.

Por fim, dê um nome ao rótulo e clique no botão “Ok” para continuar.

No passo 4, depois de escolher as tags apropriadas, clique no botão “Salvar”.

Como etiquetar uma mensagem no WhatsApp Business?

Nos dispositivos Android, abra uma conversa com um cliente. Em seguida, pressione a mensagem à qual deseja responder. Então, toque no ícone “Três pontos” localizado no canto superior direito da discussão. Para o caso dos dispositivos iOS, você pode marcar uma mensagem simplesmente tocando nela enquanto a visualiza.

Agora, vá na lista de alternativas que lhe são apresentadas e escolha a opção “Marcar mensagem”.

Por fim, clique no botão “Salvar” após selecionar as tags que deseja utilizar.

Como navegar pelas etiquetas

Para começar a navegar pelas etiquetas do WhatsApp Business, escolha o ícone “Três pontos” localizado no menu principal do aplicativo em um dispositivo Android. Ao usar um smartphone iOS, você deve puxar duas vezes a tela para baixo.

Em seguida, no menu que é aberto, escolha a opção “Etiquetas”.

Quando o menu de rótulos estiver aberto, escolha a etiqueta que deseja investigar.

Se você clicar na tag, você será direcionado diretamente para a conversa ou mensagem que você marcou.

Se você desejar entrar no menu de configurações, clique no botão “Três pontos” que está localizado no canto superior direito da tela.

No menu suspenso, é possível escolher a opção “Editar etiqueta” para fazer alterações no rótulo, como alterar a cor atribuída a ele.

Para excluir a tag da lista, use o mesmo menu que estava usando anteriormente e escolha “Apagar etiqueta”. Neste caso, uma caixa pop-up surgirá e você deve escolher “Sim”.

Pronto! Agora, você pode classificar de forma mais eficaz as conversas que tem com seus clientes com o WhatsApp Business!

WhatsApp Business API

Funcionalidades adicionais para empresas estão disponíveis por meio da API do WhatsApp Business. Através desta outra versão do app, é possível aumentar a capacidade de atendimento adicionando múltiplos atendentes em uma única conta, promover um serviço personalizado e incluir um chatbot na conta comercial do WhatsApp.

Apesar de compartilhar um nome, as versões WhatsApp Business e WhatsApp Business API são muito diferentes em termos de recursos e casos de uso. A API do WhatsApp Business, lançada em agosto de 2018, é uma interface de programação de aplicativos (API) que permite que empresas de qualquer tamanho recebam e respondam a um número infinito de mensagens do WhatsApp de seus consumidores, customizando as soluções mais adequadas para a realidade de cada negócio. Ao contrário do WhatsApp Business, que conta com um número fixo de recursos.

Como a API do WhatsApp Business maximiza a capacidade das empresas

A API do WhatsApp Business não é um serviço pronto como o WhatsApp Business App. A sua vasta adaptabilidade às necessidades específicas do negócio e da sua clientela é uma grande vantagem. Por isso, é importante tomar uma decisão bem informada sobre qual plataforma usar ao começar a usar a API do WhatsApp na sua comunicação.

Para melhor atender seus clientes, o ChatGuru auxilia as empresas na criação e gerenciamento de sua comunicação usando a API do WhatsApp Business. A nossa plataforma possibilita a integração de um chatbot em uma conta do APP, que pode ser usado para melhorar as operações comerciais. Dessa forma, você pode ter interações rápidas e confiantes com sua clientela, mantendo altos padrões de serviço.

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