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Apps de Mensagem: a popularidade do WhatsApp

Mensalmente, mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países diferentes usam o WhatsApp. Por aqui, a popularidade do aplicativo disparou nos últimos anos, superando a de qualquer rival. A grande maioria dos brasileiros utiliza o mensageiro regularmente, seja para conversar casualmente com amigos e familiares, seja para fechar negócios ou mesmo fazer ligações e […]

Giovanna Torreão

03/02/2023

WHATSAPP

Mensalmente, mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países diferentes usam o WhatsApp. Por aqui, a popularidade do aplicativo disparou nos últimos anos, superando a de qualquer rival. A grande maioria dos brasileiros utiliza o mensageiro regularmente, seja para conversar casualmente com amigos e familiares, seja para fechar negócios ou mesmo fazer ligações e compras online. Devido ao seu imenso sucesso, o WhatsApp agora é amplamente utilizado no mundo corporativo.

A Opinion Box em parceria com a Mobile Time realizou um estudo voltado especificamente para usuários brasileiros do WhatsApp. Os destaques da pesquisa, que vão esclarecer os hábitos dos usuários brasileiros do WhatsApp, estão resumidos na matéria de hoje. Olha isso!

Quase todos os brasileiros (99%) usam o WhatsApp pelo menos uma vez por dia

É inegável que a popularidade do WhatsApp no Brasil atingiu níveis sem precedentes. De acordo com os resultados, quase todos os usuários do WhatsApp (99%) iniciam o programa diariamente. Mais de um terço deles (35%) permanecem com o app aberto o dia todo.

Quando comparado com as estatísticas de 2021, o número trazido pela pesquisa em 2022 indica um aumento significativo. Com 13% a menos, 86% dos usuários da última pesquisa relataram uso diário do WhatsApp.

Neste último relatório, os usuários citaram enviar e receber mensagens de texto (91%) e ouvir áudio (81%), respectivamente, como suas ações mais frequentes dentro do aplicativo.

O estudo da Opinion Box mostra ainda que o recurso Status, claramente uma influência do Instagram Stories, é a parte menos utilizada do app. Na verdade, apenas 37% dos que responderam à pesquisa relataram que já o usaram. Cerca de 54% das pessoas em 2021 relataram atualizar regularmente seu Status.

Os sentimentos dos usuários do Whatsapp em várias empresas e bens

Uma das principais motivações para a introdução do WhatsApp Business, em janeiro de 2018, foi facilitar conversas bidirecionais mais naturais entre as empresas e seus clientes. Desde então, o site evoluiu para um canal robusto de interação entre as empresas e seus públicos-alvo, permitindo que os usuários façam pesquisas, comprem e busquem ajuda quando necessário com mais facilidade.

Oitenta por cento dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp para entrar em contato com empresas, demonstrando a popularidade do meio. A mesma porcentagem de usuários da plataforma também disse ter feito uma transação ou usado o aplicativo para encontrar um serviço. O percentual chegou a 52% no ano de 2021.

Ainda mais intrigante é o fato de que 38% dos compradores o fizeram no ano anterior à pesquisa. Esses números demonstram a viabilidade do WhatsApp para negócios.

Existem vários usos para melhorar a comunicação bidirecional do WhatsApp entre uma empresa e seus clientes. A pesquisa descobriu que os consumidores utilizam o app, principalmente, para interagir com as marcas com dois propósitos: tirar suas dúvidas e aprender mais sobre a empresa. Receber suporte técnico (69%) e ver comerciais (53%), respectivamente, vêm em segundo e terceiro lugar.

Mecanismo de busca do WhatsApp Business

Reforçando esse posicionamento de aplicativo para fazer negócios, o WhatsApp lançou uma nova funcionalidade no último mês de novembro. Agora, os consumidores têm uma maneira fácil de entrar em contato com milhões de empresas que estão na plataforma.

O WhatsApp introduziu um novo recurso para negócios no Brasil em um esforço para melhorar o fluxo de informações entre marcas e clientes.

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Foto: Divulgação/WhatsApp

Com isso, os usuários passam a ter a possibilidade de buscar por nomes de empresas e até mesmo explorar nichos, como “turismo” e “finanças”. A novidade eliminou a necessidade de salvar informações de contato no aparelho ou até precisar consultá-las na web.

Segundo o WhatsApp, a ferramenta de busca foi criada pensando na privacidade dos usuários. Não é possível vincular uma consulta de pesquisa específica a um contato devido à maneira como os dados são armazenados e processados.

Devido a esses recursos complementares, o WhatsApp poderá em breve substituir outros canais pelos quais os clientes se relacionam com suas empresas preferidas.

Em breve, as empresas poderão ser pesquisadas por localização no aplicativo de negócios WhatsApp para usuários nos Reino Unido, Brasil, Colômbia, Indonésia e México.

Inovação e WhatsApp

As empresas que desejam se comunicar com seus clientes através do WhatsApp têm a grande vantagem de fazê-lo de maneira simples, rápida e econômica através da tecnologia. Os chatbots ajudam a transformar a comunicação.

Os profissionais de marketing e vendedores que usam bots de conversação no WhatsApp são capazes de escalar suas conversas com os clientes. Com estes serviços, os consumidores podem ter as suas questões esclarecidas a qualquer hora, de dia ou de noite, 365 dias por ano. É uma maneira das empresas ampliarem sua capacidade de comunicação sem gastar muito dinheiro com isso.

Por causa de todos os benefícios que eles oferecem, os chatbots estão se tornando mais comuns nos negócios. O Panorama também revelou que 89% dos usuários brasileiros já foram atendidos por um robô em conversas com empresas pelo WhatsApp.

Forneça suporte superior à sua clientela usando o ChatGuru

O chatbot é a solução ideal para atendimento instantâneo na plataforma mais popular do Brasil. No entanto, você deve entender mais sobre o ChatGuru se quiser apresentar aos seus usuários uma experiência verdadeiramente original e envolvente dentro do aplicativo.

A nossa tecnologia promove relacionamentos mais fortes entre as empresas e seus clientes. Com a orientação do ChatGuru, sua empresa pode projetar e manter um chatbot que atenda aos seus objetivos específicos e às expectativas de seus clientes. Como uma ferramenta ágil e escalável, o WhatsApp automatiza uma variedade de tarefas de comunicação, incluindo aquelas relacionadas a marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Quando implementado corretamente, o ChatGuru pode servir como a primeira linha de suporte ao cliente da sua empresa, respondendo a perguntas básicas e encaminhando consultas mais complexas para as equipes certas. Os clientes não terão que esperar tanto tempo na fila para obter suporte, o que pode impulsionar as vendas. Como resultado do uso de nossa tecnologia, você pode conversar com seus clientes em tempo real, sem interrupções.

Chatbots, respostas rápidas, rodízio de atendimento, funis inteligentes automatizados e marketing direcionado são apenas algumas das grandes possibilidades que sua empresa terá acesso ao vincular sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma.

Você poderá atender mais chamadas com melhor qualidade graças a tudo isso, e sua marca se beneficiará. Clique NESTE LINK para ler mais sobre o amplo conjunto de recursos que o ChatGuru oferece!

Os bots do ChatGuru podem lidar com um grande número das interações mais rotineiras e uma ampla gama de tarefas, liberando sua equipe para se concentrar em atividades de maior valor, como responder a perguntas mais complexas, apresentar novas soluções e colocar planos em ação. A consequência final é uma força de trabalho produtiva, e clientes satisfeitos.

Quer um cliente interaja com um bot ou um agente humano, no final, uma riqueza de dados vitais serão gerados e coletados. Como consequência, seu time receberá relatórios mensais projetados para atender às necessidades de sua empresa. Você pode personalizar o sistema de monitoramento para receber notificações por e-mail ou WhatsApp, dependendo dos parâmetros mais importantes para sua abordagem.

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