Aplicativos como protagonistas da sua estratégia de marketing

Há um crescente reconhecimento da importância dos aplicativos para as empresas modernas. Os aplicativos demonstraram a capacidade de desempenhar um papel significativo no estabelecimento das metas de marketing de uma empresa, sejam esses objetivos focados na aquisição, conversão ou reconhecimento da marca. Para se ter uma ideia, mais de 3 bilhões de downloads de aplicativos […]

Giovanna Torreão

12/03/2023

aplicativo

Há um crescente reconhecimento da importância dos aplicativos para as empresas modernas. Os aplicativos demonstraram a capacidade de desempenhar um papel significativo no estabelecimento das metas de marketing de uma empresa, sejam esses objetivos focados na aquisição, conversão ou reconhecimento da marca.

Para se ter uma ideia, mais de 3 bilhões de downloads de aplicativos foram feitos de janeiro a outubro de 2022, e mais da metade de todos os proprietários de smartphones acessam seus aplicativos mais de 11 vezes por dia, conforme dados do Data.ai e do Buildfire, de 2020. Os aplicativos não são apenas amplamente usados, mas também fornecem resultados tangíveis: sua taxa de conversão média é de 10%, em comparação com 3% para web móvel e 8% para desktop, segundo levantamento do Criteo, Análise do E-commerce no Mundo, América Latina, 2018.

Portanto, o aplicativo não pode mais ser visto como algo a ficar em segundo plano na estratégia de marketing. Afinal, ter um aplicativo pode aumentar o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente, além de fornecer um canal confiável de interação. Campanhas mais eficientes e adequadas aos objetivos da sua empresa são necessárias para que isso ocorra. Os investimentos em programas que incluem soluções específicas de aplicativos podem fornecer retornos substanciais.

Na publicação de hoje, trouxemos algumas dicas do gigante Google que podem ajudar a sua empresa na missão de fazer seu aplicativo virar um sucesso. Confira agora!

Campanha assertiva

Entender quais são as demandas da sua empresa, o estágio atual do seu app e os objetivos da marca é um primeiro passo crucial no desenvolvimento da melhor estratégia de marketing possível para seu aplicativo. 

Para aumentar as instalações, por exemplo, você pode optar por campanhas de escala, ação ou engajamento. Cada um tem seu próprio conjunto de critérios, qualificações e lances.

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Quando essas alavancas estão vinculadas a campanhas, seu aplicativo terá muito mais facilidade em progredir para um alto nível de maturidade digital. Além disso, essa estratégia levará a maior produtividade e taxas de conversão mais altas.

No vídeo a seguir, o Google examina cada uma dessas etapas em detalhes e mostra como sua empresa pode usá-las em seus próprios esforços de marketing de aplicativos. Veja:

Traga clientes em potencial usando aplicativo

Para atrair novos clientes, você deve primeiro avaliar o crescimento e a lucratividade de sua empresa. Este resumo é útil para colocar em prática os passos que precisam ser dados.

Uma empresa com alta taxa de usuários e alta margem de lucro precisa de um tipo de campanha, enquanto uma empresa com baixa taxa de usuários e a mesma margem de lucro precisa de uma abordagem diferente.

De acordo com o Google, além das alavancas listadas acima, que contribuem significativamente para o crescimento do seu app, existe outro ponto fundamental para alcançar a excelência na geração de leads: entender a jornada do usuário valioso, ou seja, entender quais etapas o seu cliente final percorre através do seu negócio. Por isso, visualize as taxas de conversão em cada uma dessas etapas, além de medir o tempo de conversão.

Dê uma olhada na próxima seção para obter mais informações sobre os outros pilares das estratégias de marketing de aplicativos. Especialistas compartilham os sucessos de exemplos específicos com excelência em aplicações para geração de leads e orientam sobre como identificar e monetizar seus consumidores mais valiosos. Seguir:

WhatsApp é alternativa com bastante potencial

Considerando a popularidade dos aplicativos, é preciso mencionar os app de troca de mensagens. Há sete anos, pesquisadores no Brasil realizam o estudo Panorama, da Mobile Time e Opinion Box, a cada dois anos para examinar os hábitos dos usuários nos aplicativos de mensagens mais populares do país. O episódio brasileiro mais recente do Panorama analisou cinco diferentes aplicativos de mensagens: WhatsApp, Instagram, Messenger, Telegram e Signal.

Nela, o estudo apontou que o auge das redes sociais já passou e que chegou a hora dos aplicativos de mensagens se firmarem como um local para marcas e empresas se estabelecerem e se relacionarem com os clientes, principalmente, por meio do uso de assistentes virtuais ou robôs de comunicação, os “chatbots“.

Se sua empresa não está pronta para desenvolver seu próprio aplicativo, os app de troca de mensagem são a saída. Entenda!

Estrela em ascensão: Whatsapp

De acordo com os resultados da pesquisa, o WhatsApp continua liderando todos os outros aplicativos de mensagens no Brasil. Mais de 99,2% de todos os dispositivos móveis do País já possuem o software instalado.

Nos últimos seis meses, a proporção de usuários do WhatsApp que fazem uso do aplicativo diariamente aumentou três pontos percentuais. Por uma ampla margem, 88% das pessoas dizem que verificam seu app todos os dias. O segundo lugar vai para o Instagram com 67%, depois para o Telegram com 28%, depois para o Signal com 17% e, finalmente, para o Facebook Messenger com 16%.

A frequência de uso dos aplicativos estudados para leitura e envio de mensagens foi utilizada como proxy de lealdade. Mais de 95% dos usuários do WhatsApp acessam o serviço diariamente ou quase diariamente, colocando-o firmemente na liderança.

Por outro lado, há apenas 4% de chance do usuário deletar o WhatsApp do seu telefone. A porcentagem de usuários no Instagram é de 4%, no Telegram é de 17%, no Facebook Messenger é de 29% e no Signal é de 39%.

Conversas de bate-papo instantâneas com empresas

Houve um aumento na importância das empresas que usam aplicativos de mensagens para se conectar com seu público-alvo e construir conexões de confiança com eles. A grande maioria dos clientes opta por entrar em contato pelo WhatsApp (81%). Sua taxa de penetração do usuário é muito maior do que a do Instagram (66%), que ficou em um distante segundo lugar. Em terceiro e quarto, respectivamente, o Facebook Messenger registrou 52% e o Telegram 54%.

A maioria dos consumidores confia nesses meios quando precisa de respostas para perguntas técnicas, detalhes sobre negócios atuais ou para comprar algo. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados indicaram que usam o WhatsApp para fazer perguntas/pedir informações, enquanto apenas cinco por cento acham inaceitável entrar em contato com uma marca ou organização por meio do aplicativo.

Além disso, 72% dos visitantes usuários do app obtêm suporte técnico e serviços e 56% fazem compras dessas empresas.

Surgimento dos chatbots

Os aplicativos de mensagens estão rapidamente se tornando a próxima grande novidade para as marcas estabelecerem uma presença e se envolverem com os consumidores, principalmente, por meio do uso de chatbots ou interfaces de usuário de conversação. Como constatou a pesquisa, os chatbots são amplamente utilizados no Brasil e os clientes estão satisfeitos com a quantidade de automação que eles fornecem.

Desde a introdução de sua API, o WhatsApp tem sido um meio popular de fornecer ajuda automatizada baseada em chatbot. A pesquisa feita com usuários brasileiros do WhatsApp confirmou essa tendência: 89% dos entrevistados afirmaram já terem sido atendidos por um robô em uma conversa comercial dentro do aplicativo.

Ao olhar para diferentes faixas etárias, fica claro que é mais provável que o grupo demográfico mais jovem tenha usado ou pelo menos ouvido falar da função de bate-papo do WhatsApp.

Usuários entre 16 e 29 anos representam 92% de todos os usuários de aplicativos que já conversaram com um chatbot. Noventa e um por cento dos indivíduos entre 30 e 49 anos também responderam afirmativamente. A partir dos 50 anos, há um declínio para 81%. A maioria dos entrevistados das classes A e B (91%) relatou ter falado com um robô no WhatsApp, enquanto apenas 88% daqueles das classes C, D e E fizeram o mesmo.

A adoção comercial de chatbots pelo WhatsApp supera em muito a de seus concorrentes. Entre os usuários do Messenger, apenas 40% interagiram com um bot. O Messenger, membro da família de serviços Meta, merece menção especial, pois foi o primeiro a fornecer uma API com suporte a bots em 2016.

Um terço da base de usuários do Telegram pode se relacionar com essa situação. Enquanto isso, apenas 29% dos usuários do Instagram Direct têm algum tipo de interação automatizada com bots.

ChatGuru

As descobertas destacam a importância do WhatsApp como ferramenta de comunicação comercial. Com o objetivo de aprimorar a experiência de atendimento ao cliente e maximizar a eficiência da empresa, o ChatGuru tem como premissa facilitar discussões frutíferas e interessantes entre empresas e seus consumidores por meio do WhatsApp, a plataforma mais popular do Brasil.

Em vez de esperar na fila por atendimento, o que pode fazer com que os consumidores desistam de uma compra, o software de conversação do ChatGuru atua como o primeiro ponto de contato, respondendo rapidamente às perguntas dos clientes e conduzindo-os ao longo do processo de vendas. Com a ajuda de nossa tecnologia, você pode manter uma disponibilidade constante de atendimento ao cliente durante toda a semana.

Os poderosos recursos do ChatGuru, como chatbots, respostas rápidas, rotação de atendimento ao cliente, funil inteligente automático e marketing direcionado, podem ser usados conectando sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma.

Também fornecemos relatórios mensais em um formato de sua escolha. Suas informações de monitoramento podem ser enviadas diretamente para seu e-mail ou WhatsApp, escolhendo os parâmetros mais relevantes para sua necessidade. Assim, com o auxílio do ChatGuru, sua empresa pode aprimorar suas estratégias de marketing e vendas.

Ao integrar o ChatGuru com o software atual de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) da sua empresa, você pode economizar ainda mais tempo e esforço.

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