Com o objetivo de ajudar uma empresa a acessar dados que poderão ser transformados em informações que irão auxiliar no processo de tomada de decisões, o Google criou a ferramenta Google Analytics.
Gratuita, ela permite que estratégias de marketing e vendas sejam criadas, já que por meio dela é possível ter acesso às páginas mais visitadas da marca, quais páginas geram mais interesse e engajamento do visitante, por onde o usuário chegou ao seu site e mais.
Atualmente, a plataforma funciona em duas versões: o Universal Analytics, que será desativado em julho de 2023 e o Google Analytics 4, que neste ano chegou para substituir o Universal Analytics, e conta com um update.
Mas, afinal, como o Google Analytics pode ser útil para a sua empresa?
O Google Analytics coleta uma grande quantidade de dados que são reunidos em relatórios padrão e que podem ser acessados por sua equipe.
Sua versão mais atual possui machine learning para que insights sejam gerados automaticamente.
Leia mais: Pare de perder compromissos profissionais, utilize o Google Agenda
Esses insights, inclusive, conseguem ser mais numerosos e mais precisos, já que integram a experiência App + Web e, assim, oferecem uma visualização mais completa sobre a jornada dos usuários que entraram no site por diferentes dispositivos.
Todas as informações colhidas pela ferramenta seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua atual versão foi desenvolvida para se adaptar a um futuro totalmente sem cookies (pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador e armazenam dados dos usuários que acessaram o site).
O que acompanhar no Google Analytics?
Para responder essa pergunta, é preciso entender qual a necessidade da empresa que vai utilizar o Google Analytics.
Isso porque é preciso entender quais são os objetivos de cada canal usado e se ele está gerando o que se espera.
Uma empresa que trabalha com estratégia de produção de conteúdo para SEO, que tem o propósito de gerar tráfego no site, deve acompanhar métricas como o número de visitantes que um material publicado está gerando ou gerou.
Além disso, o Google Analytics ainda permite que um negócio conheça os canais que geram mais tráfego, acompanhe resultados de suas campanhas de tráfego pago e entenda como o usuário interage com suas páginas.
Para ter acesso à plataforma, é só entrar no site da ferramenta, clicar em “Começar avaliação” e preencher dados para cadastro, como nome da conta, detalhes da propriedade e informações sobre a sua empresa.