Em uma época em que as pessoas se comunicam constantemente por redes sociais, os emojis são representações gráficas que demonstram o sentimento dos indivíduos que os estão enviando.
Os pictogramas ajudam a manter uma comunicação assertiva com quem está do outro lado da tela, já que nem sempre é fácil interpretar o “tom de voz” de uma pessoa que manda uma mensagem por uma determinada plataforma.
Dessa forma, os emojis são representações que possibilitam uma aproximação entre as pessoas e marcas e clientes. Utilizar emojis durante atendimentos online faz com que uma empresa crie vínculos com os clientes.
Uma vez que esses vínculos são formados, a marca se aproxima e entrega uma experiência personalizada para as pessoas que estão comprando e, assim, fortalece sua reputação no competitivo mercado comercial.
Atendimento ao cliente no WhatsApp
O WhatsApp está presente no bolso de mais de 2 bilhões de pessoas. O acesso frequente de tantas pessoas a esta plataforma faz com que ela se configure como uma excelente ferramenta para estratégias de atendimento aos clientes.
Abrir um canal fácil e acessível para a comunicação com os clientes, é uma forma de se aproximar e criar conexões, incentivando o vínculo entre consumidores e marcas, a fidelidade e a satisfação.
Entretanto, é preciso ficar atento pois o atendimento ao cliente online deve seguir o ritmo das plataforma, ou seja, deve ser feito de forma rápida, já que o consumidor já está acostumado com a praticidade oferecida por esses meios de comunicação.
Além disso, é importante que as empresas não esqueçam que a eficácia é um dos principais fatores que ajudam a satisfazer o cliente.
Esses dois pontos, em conjunto com um bom atendimento, são capazes de proporcionar ao negócio o que toda empresa quer: fidelizar consumidores.
Dessa forma, utilizar emojis e outras ferramentas digitais práticas na hora de conversar com o cliente no WhatsApp, é uma maneira da marca se mostrar atualizada à era digital e demonstrar gentileza e empatia para com quem está sendo atendido.
Essa atitude, por sua vez, proporciona conforto ao consumidor, que passa a se sentir mais próximo da marca.
Como utilizar emojis?
Emojis são encantadores e, independente do tamanho do negócio, os consumidores querem que sua experiência seja pessoal.
Para isso, a empresa deve se comportar como uma pessoa e ser amigável e informal em seu estilo de comunicação. É aí que um empreendimento pode fazer uso dos emojis.
Os emojis podem ser usados por atendimentos já na mensagem de saudação e durante toda a conversa, de acordo com a necessidade do consumidor e motivo pelo qual ele entrou em contato com a marca.
Por isso, é preciso ter cuidado na hora utilizá-los com eficácia. Um dos maiores erros é fazer o uso em momentos inapropriados.
Quando não usar emojis?
Você precisa saber quando é apropriado usar emojis e quando não é. Por terem as características de amigáveis e informais, os pictogramas também podem parecer pouco sérios.
Isso significa que, em uma situação séria e delicada, você não deve se arriscar a usar emojis. Entenda que, ao usar um emoji, você estará sugerindo que o problema não é muito sério.
Outro momento inapropriado para usar emojis é com clientes muito irritados, que desejam resolver um problema. Ao fazer o uso da ferramenta, eles podem pensar que a sua marca não está levando a sério a experiência deles.
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A ChatGuru é uma empresa que garante que o seu negócio preste um bom atendimento ao cliente pelo WhatsApp.
A nossa plataforma facilita o gerenciamento do atendimento e suporte ao cliente, mapeando os chamados dos clientes e permitindo um atendimento híbrido – com agentes humanos – quando assim for necessário.
Além de simular a tela do WhatsApp, o nosso sistema dispõe de ferramentas da plataforma como envio de emojis e mensagens de voz, que facilitam a conversação da sua empresa.
Pelo ChatGuru também é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento ao cliente, por exemplo, com base no seu funil de vendas. Como resultado, você economiza tempo e energia para sua equipe.
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