O aplicativo Android Auto foi encerrado pelo Google, de acordo com relato de usuários. A partir de agora, o programa não funciona mais em celulares, independente da versão do sistema operacional Android.
O aplicativo já havia sido descontinuado pela empresa de tecnologia para celulares com Android 12 e versões superiores desde 2021.
No entanto, em versões mais antigas do sistema operacional, a versão Android Auto for Phone Screens ainda funcionava.
Por ter sido desativado em todos os aparelhos, o Android Auto foi removido do Google Play Store.
Caso o usuário que tenha o aplicativo instalado em seu smartphone, queira executá-lo, uma mensagem irá informar que o app apenas funciona diretamente em veículos.
Logo após, o Google Auto dará instruções ao usuário de como ele poderá conectar seu aparelho a um carro que tenha o programa habilitado.
Leia também: Internet Explorer é encerrado definitivamente pela Microsoft
Anúncio do fim do Android Auto
Como já citado anteriormente, o Google já tinha anunciado o fim do Google Auto para celulares quando disse que deixaria de atualizar o aplicativo e depois desativá-lo.
Para substituir o programa, a companhia recomenda que usuários utilizem o Modo Direção do Google Assistente, que, segundo a empresa, oferece praticamente os mesmos recursos presentes do aplicativo que deixou de funcionar.
O Android Auto foi lançado em 2015 pelo Google com o objetivo de oferecer uma interface de usuário personalizada para ser utilizada em automóveis, conectado a uma unidade principal.
Baseado no sistema operacional Android, o aplicativo tinha como um de seus destaques a facilidade de uso.