A popularidade do WhatsApp no Brasil e no mundo possibilita que o canal de comunicação seja utilizado para além de conversas informais. A plataforma atualmente é um dos principais meios usados por empresas que desejam ter contato direto com o cliente.
Por o WhatsApp ser uma ferramenta manuseada diariamente pelas pessoas, interagir com a marca através da plataforma é uma ótima solução para elas, já que o histórico do atendimento fica armazenado em seus smartphones e todas as informações prestadas pela empresa poderão ser consultadas posteriormente, caso considere necessário.
Já para um negócio, ter o WhatsApp como canal de comunicação com o cliente é uma forma de proporcionar o aumento dos níveis de fidelidade da marca e a criação de conexões mais profundas entre empresa e consumidor.
Versátil, a plataforma permite que uma marca tire dúvidas de clientes, faça entrega de ofertas personalizadas, dê informações sobre o status de uma compra, entre outras possibilidades.
No entanto, para prestar um bom atendimento ao cliente é importante que o empreendimento saiba utilizar esses recursos ao seu favor. Abaixo, aprenda 3 formas de oferecer o melhor atendimento ao consumidor pelo WhatsApp.
1. Integre o WhatsApp Business API ao seu negócio
Antes de saber como o WhatsApp Business API vai impactar de forma positiva o atendimento ao cliente prestado pelo seu negócio, primeiro é preciso entender que o WhatsApp possui três versões: tradicional, comercial e API.
A tradicional é a mais utilizada pela maioria das pessoas que possuem a rede social. Para usá-la, é preciso baixar o aplicativo em seu smartphone e inserir um número de telefone. Essa versão, no entanto, é mais limitada em seus recursos e é indicada para conversas informais.
Já o WhatsApp Business é voltado especificamente para as empresas. Nele, é possível que os empreendimentos tenham acesso a uma grande variedade de recursos exclusivos, que ajudam a marca a atender mais e melhor seus clientes.
Por fim, o WhatsApp Business API é uma versão que adiciona funcionalidades extras às contas comerciais do WhatsApp das empresas. Para integrá-la a um negócio não é necessário ter o aplicativo em um smartphone e nem fazer o uso de um QR Code.
Dessa forma, entre as grandes vantagens de uma empresa aderir ao WhatsApp Business API é que a função reduz custos que teriam com as outras duas modalidades, como aquisição de aparelhos, uso de energia e internet.
Além disso, uma das funcionalidades desse tipo de conta é que o armazenamento dos dados são feitos em nuvem, o que permite que a sua empresa possua um grande número de conversas, sem que haja a necessidade de apagar chats por falta de espaço.
Ao utilizar a API oficial do WhatsApp Business, a sua marca ainda resolve problemas de conexão, fila de mensagens, instabilidades e reduz o risco de banimentos.
Assim, você consegue proporcionar ao cliente ou potencial cliente um atendimento com segurança e equilíbrio, sem se preocupar com fatores que possam impedir que as mensagens sejam enviadas no momento desejado.
2. Dê respostas rápidas
Se tem uma coisa que o cliente não gosta é de esperar e em um mundo cada vez mais veloz, a tecnologia surge como protagonista no desempenho de processos rápidos e práticos.
É por isso que é inadmissível que uma marca demore para responder um cliente ou potencial cliente no WhatsApp, visto que a proposta da plataforma tem um objetivo contrário a isso.
Quando se trata de resolver um problema, empresas e clientes compartilham a mesma meta: resolvê-lo de forma rápida e bem-sucedida. Para garantir que isso ocorra, vale apostar em uma automatização da plataforma.
Ao serem integrados à conta comercial do WhatsApp do seu negócio, os chatbots podem ser configurados de forma específica para a sua demanda, o que otimiza tempo e qualidade do seu serviço.
Através dos robôs, a sua marca consegue estar disponível para o cliente ou potencial cliente a qualquer hora do dia, já que, por meio de gatilhos personalizados pela sua empresa, são eles os responsáveis por administrar o diálogo com o consumidor.
A automatização do WhatsApp é uma solução que impacta diretamente na satisfação do cliente, pois, a tecnologia garante um atendimento instantâneo e eficaz.
3. Conecte seu sistema de CRM ao WhatsApp
Uma outra forma de proporcionar o melhor atendimento ao cliente é fazer a integração do seu sistema de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução) ao WhatsApp da empresa. A funcionalidade garante que as conversas feitas pela plataforma sejam facilmente inseridas no seu CRM.
Com isso, todos os envolvidos em vendas poderão consultá-las quando achar necessário. Além de assegurar que a sua empresa consiga entender melhor os desejos, frustrações e necessidades dos consumidores, a solução ainda ajuda a marca a vender mais.
As informações dadas pelos clientes pode servir para ajudar na hora de oferecer produtos e serviços que complementam os já adquiridos pelos clientes ou atendam às suas novas necessidades.
ChatGuru
A tecnologia da ChatGuru é a solução da qual a sua empresa precisa para garantir a agilidade e otimização no atendimento ao cliente. O nosso software oferece ferramentas que ajudam empreendedores a desenvolverem até mesmo estratégias de marketing para a captação de mais leads.
Uma das grandes vantagens em fazer a integração do nosso software ao seu negócio é a organização que a empresa terá na sua lista de contatos e conversas. Ao utilizar as ferramentas do ChatGuru, é possível, por exemplo, usar a mesma conta do WhatsApp da empresa com múltiplos atendentes.
Além disso, nossa empresa oferece configuração de chatbot e ainda é possível fazer a integração da nossa plataforma ao sistema CRM, utilizado pela sua empresa, gerando ainda mais eficiência para os processos.
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