É crucial para as empresas acompanhar o retorno sobre o investimento. No caso das campanhas de marketing, o ROI, geralmente, é medido por seu efeito na receita. No entanto, a causalidade nem sempre é óbvia. O objetivo de monitorar esta métrica é aumentar a eficácia da comunicação para, por sua vez, maximizar o lucro.
Então, você tem alguma ideia de como aumentar o retorno sobre o investimento do marketing? A seguir estão oito sugestões que irão ajudá-lo a atingir seu objetivo. Veja!
Melhore seu retorno sobre o investimento com marketing seguindo estas etapas:
Veja como aumentar o ROI do marketing no seu negócio
1. Tenha uma empresa orientada por dados
A análise de rentabilidade é facilmente calculada. Para encontrar o retorno do investimento (ROI):
ROI = [(receita – custo)/custo]×100
Despesas e receitas são tudo o que é necessário aqui. No entanto, há vários aspectos adicionais que desempenham um papel indireto nos cálculos do ROI.
Por exemplo, o conceito de “custo” está ligado a fatores como a especificidade com que as campanhas de marketing são direcionadas, a variedade de redes utilizadas para sua distribuição, a regularidade com que os anúncios aparecem e até mesmo a criatividade com que são concebidos. É essencial munir-se de uma ampla gama de dados para fazer julgamentos otimizados que maximizem o lucro.
Para melhorar a eficácia do marketing, sua organização precisa ser orientada por dados. Qualquer esforço para aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) que não conta com esse suporte analítico nada mais é do que um palpite. Também é importante observar que a eficiência ainda significa ter a capacidade de fornecer os mesmos resultados positivos de forma confiável.
2. Realize testes
Com o raciocínio baseado em dados em vigor, é hora de avaliar os esforços. Para fazer isso, o teste A/B deve se tornar um componente padrão do processo de marketing.
O primeiro passo é formular uma hipótese. Mudanças no CTA do anúncio, por exemplo, podem ter consequências imprevistas.
Isso permite o teste A/B simultâneo de duas versões diferentes do call-to-action (CTA), a original e aquela com potencial de retornos maiores. Determine qual opção é a mais produtiva observando o resultado final.
3. Invista mais em publicidade
Ao contrário da intuição, colocar mais dinheiro em marketing pode aumentar os lucros.
Nilsen é quem prova isso. Ela constata que 62% das iniciativas de mídia na América Latina não recebem financiamento suficiente para obter sucesso em uma pesquisa a partir de 2022. Na maioria dos casos, reavaliar o valor pode aumentar o retorno do investimento em 42%.
4. É importante pensar no futuro
Cerca de 58% do retorno do investimento publicitário, de acordo com uma pesquisa da Ebiquity and Gain Theory, é perdido se apenas o curto prazo for considerado.
Para dar apenas um exemplo, depois de três meses, o retorno médio do investimento (ROI) para publicidade televisiva foi de £ 1,73 para cada £ 1 gasto. Ao longo de três anos, porém, essa mesma libra de investimento passa a valer £ 4,20.
Isso ocorre porque nem todas as ações resultam em aumento direto de receita. Nem todo cliente está preparado para fazer uma compra imediatamente. O Instituto Ehrenberg-Bass estima que apenas 5 a 10% dos clientes estão comprando ativamente em uma determinada categoria em um determinado momento.
A publicidade excepcional deixa uma marca indelével na mente. Então, quando chegar a hora certa de fazer uma compra, sua mensagem estará fresca em suas mentes. A métrica de retorno sobre o investimento de curto prazo não pode explicar situações como esta.
5. Refine a segmentação da campanha
As classificações de anúncios digitais da Nielsen estimam que os anúncios digitais mal direcionados consomem cerca de 40% de todos os orçamentos de anúncios.
Quanto maior o retorno sobre o investimento (ROI), mais precisamente você pode dividir seu grupo-alvo. Uma pesquisa realizada pela própria Nielsen confirma esse ponto: o retorno médio do investimento (ROI) para anúncios com segmentação menos precisa foi de 25 centavos. Um retorno sobre o investimento (ROI) de US$ 2,60 foi normalmente observado nas empresas de segmentação mais produtivas.
6. Amplie seu foco para maximizar o retorno do investimento
Já estabelecemos que o ROI é composto por vários períodos de tempo e que o retorno imediato é apenas um deles. Além dos indicadores financeiros tradicionais, o sucesso da empresa pode ser medido por KPIs relacionados à marca, incluindo reconhecimento, interesse e lealdade.
A maioria dos especialistas em marketing aconselha alocar 60% do orçamento para o desenvolvimento amplo e de longo prazo da marca e 40% para iniciativas comerciais direcionadas e de curto prazo. Dessa forma, seria possível aumentar o reconhecimento da marca e a lucratividade.
7. Seja original
A comunicação eficaz combina ciência e arte. De acordo com um estudo de três anos conduzido pela Nielsen para a Meta, a publicidade com altos níveis de inovação teve um desempenho 35% melhor do que aquelas sem.
8. Combine plataformas online e offline
Para alcançar o cliente multicanal de hoje, os esforços de marketing de sua marca devem espelhar essas mudanças.
Muitas análises mostraram o valor de usar vários canais de contato ao tentar maximizar o retorno do investimento. Entre eles, Analytic Partners destaca como aumentar o mix de mídia para cinco canais aumenta o ROI em 35%.
Outro caso em questão é a mistura de táticas de rádio e internet. O rádio, em conjunto com uma campanha online, pode aumentar o reconhecimento da marca em algo entre 27% e 94%, de acordo com um estudo da Nielsen/Cumulus Media.
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