3 dicas do Google para construir uma equipe bem-sucedida de análise de dados

Toda empresa deve ter a análise de dados uma grande prioridade, mas pode ser difícil montar uma equipe eficiente e assertiva. Pensando nisso, o Google foi até alguns de seus executivos dos departamentos de marketing e análise para descobrir os fundamentos que todo negócio pode utilizar para otimizar a produção de seus próprios cientistas de […]

Giovanna Torreão

28/02/2023

google

Toda empresa deve ter a análise de dados uma grande prioridade, mas pode ser difícil montar uma equipe eficiente e assertiva. Pensando nisso, o Google foi até alguns de seus executivos dos departamentos de marketing e análise para descobrir os fundamentos que todo negócio pode utilizar para otimizar a produção de seus próprios cientistas de dados e estatísticos.

É bastante aceito entre os executivos de marketing de alto nível que a transformação digital é a melhor maneira de garantir o sucesso contínuo de uma empresa no futuro. Para maximizar os benefícios dos avanços digitais, as empresas precisam saber onde colocar seus recursos e quais abordagens estão produzindo os melhores resultados, destaca o Google.

É por isso que é tão importante ter uma equipe robusta de análise de dados que possa retransmitir insights de dados em tempo real de forma eficaz para os demais setores, a fim de impulsionar uma transformação digital realmente significativa.

Priorizando os dados

A receita, o lucro e a participação de mercado de uma empresa podem aumentar se ela tiver uma equipe de análise de dados competente. No entanto, o Digital Maturity Benchmark constatou que apenas 9% das empresas fazem bom uso da informação e da tecnologia para melhorar as experiências do cliente. Por que?

Três ideias fundamentais surgiram a partir do trabalho do Google com centenas de empresas diferentes e da experiência da própria empresa no desenvolvimento de equipes de análise mundialmente reconhecidas. Esses princípios podem ajudar outros negócios a superar obstáculos e criar estratégias e equipes de análise eficazes. Confira!

1. Coloque as habilidades em foco

Ao fazer o orçamento para análise de dados, é importante investir em pessoal. Os seus talentos vão produzir flexibilidade analítica, permitindo que uma empresa responda rapidamente às mudanças no mercado sem ficar presa a um conjunto rígido de ferramentas, diz o Google.

Mesmo que muitas organizações da Fortune 500 tenham feito grandes gastos em tecnologias analíticas, poucas são capazes de implementar com confiança estratégias baseadas em dados. A maior falha da estratégia reside na crença de que os avanços tecnológicos, e não profissionais treinados, são a chave para melhorar a produção analítica. Somente com as pessoas adequadas as ferramentas podem ser bem-sucedidas.

Para evitar desperdício de tempo e recursos, o Google criou a regra 10/90 para uma análise de dados eficaz, que estabelece que apenas 10% dos recursos disponíveis devem ser alocados em tecnologia e os outros 90% devem ser alocados em pessoas. Se você está pagando a um fornecedor $ 25.000 por ano em um contrato, por exemplo, também precisa estar preparado para gastar $ 225.000 em pessoas para extrair um valor substancial desses dados.

Software desenvolvido por especialistas e serviços fornecidos por fornecedores são inegavelmente necessários para todos os grupos analíticos sérios. No entanto, os executivos do Google destacam que os analistas têm um papel fundamental para transformar os dados em informações úteis.

Para entender melhor o comportamento do cliente, os CxOs (chefes de experiência do cliente) podem usar a regra 10/90 para combinar os pontos fortes do poder de processamento do computador e do julgamento humano em suas escolhas comerciais e de marketing, conforme conselho do Google.

2. Promova um ambiente onde as pessoas não tenham medo de fazer perguntas

Uma atmosfera dinâmica que recompensa a investigação, incentiva a inovação e estabelece altas expectativas é ideal para uma equipe de análise. Estabelecer e manter essa cultura pode abrir caminho para que as empresas colham benefícios significativos de seus investimentos em análise de dados.

A equipe pode crescer e melhorar ao aceitar que a perfeição é inatingível graças ao espaço para erros que está embutido no processo. Quando os líderes valorizam mais a exploração do que a perfeição, uma cultura analítica floresce, destaca o Google. Para elevar os padrões e diminuir o risco, os analistas devem ser encorajados a questionar as suposições e pensar fora da caixa.

Essa maneira de pensar está intimamente relacionada à abordagem de testar e aprender, na qual a experimentação proativa é usada para determinar o que funciona e como melhorar os procedimentos.

De acordo com os especialistas ouvidos pelo Google, também é essencial promover um ambiente em que tanto as conquistas quanto os fracassos sejam reconhecidos e valorizados. Ter esse espaço promove uma atmosfera em que os analistas são responsabilizados por produzir procedimentos e resultados de alta qualidade, o que ajuda ainda mais na redução de riscos e no aprimoramento das iniciativas de marketing.

3. Fomente a colaboração com o C-Level

A análise de alto desempenho não pode (e não acontecerá) sem o apoio do alto escalão da empresa. É por isso que é tão importante que os líderes colaborem estreitamente com os analistas para obter informações sobre os dados que guiam as escolhas estratégicas, explica o Google.

Para facilitar a análise, os gerentes de nível superior devem saber quando coletar dados, como entregar preocupações de negócios a equipes de analistas e como quantificar consistentemente metas e objetivos. Os CFOs com conhecimento de dados podem definir o tom para outros executivos, demonstrando o valor de abordar suas equipes de analistas com desafios a serem resolvidos, em vez de demandas por entregas específicas.

Ou seja, para os executivos do Google, os líderes devem se comunicar de maneira frequente e eficaz com os analistas para obter insights sobre as informações usadas na tomada de decisões. Para isso, cada departamento de uma empresa deve estar de acordo com a análise de dados para ter sucesso. Essa postura é indicativa de uma empresa que aprecia o insight sobre soluções de medição e o conhecimento de solução de problemas que os analistas de dados podem trazer para a mesa.

Invista no sucesso de amanhã agora

As empresas podem se preparar para o sucesso futuro com análises estabelecendo uma cultura centrada em dados agora. As empresas que investem nessa estratégia estão mais bem equipadas para competir em um mercado competitivo, fazer melhor uso de seus dados e reter os analistas mais talentosos.

Sua organização precisa começar imediatamente a estabelecer a base para sua infraestrutura interna de análise de dados, conforme avaliado pelos executivos do Google. Examinar suas habilidades analíticas existentes pode ajudá-lo a identificar falhas de estratégia e aberturas no mercado. O próximo passo é determinar o tipo de direção necessária para lidar com questões de capacidade e planejamento, permitindo que você coloque nossos conselhos em ação.

Se você deseja levar seu marketing para o próximo nível, precisa montar uma equipe de análise de dados de alto desempenho e ingressar em uma empresa preparada para o futuro.

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Enquanto isso, sua equipe ficará mais livre para se concentrar em tarefas de maior valor, como análise de problemas, criação de ideias e desenvolvimento de iniciativas de longo prazo.

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