WhatsApp Business: 10 dicas importantes para vender no WhatsApp

Mais de 100 bilhões de mensagens são entregues por dia através do WhatsApp. O dado, divulgado por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, mostra o poder do aplicativo de mensagem pelo mundo. No Brasil, vale destacar, o aplicativo é um dos mais populares e está em 98% dos aparelhos, segundo levantamento da Opinion Box. Diante deste […]

Giovanna Torreão

11/10/2021

whatsapp

Mais de 100 bilhões de mensagens são entregues por dia através do WhatsApp. O dado, divulgado por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, mostra o poder do aplicativo de mensagem pelo mundo. No Brasil, vale destacar, o aplicativo é um dos mais populares e está em 98% dos aparelhos, segundo levantamento da Opinion Box. Diante deste cenário, é difícil fazer negócios sem estar presente na plataforma. Dito isso, nós vamos trazer neste texto 10 dicas importantes para vender no WhatsApp. Confira!

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1. Tenha uma conta profissional de WhatsApp

É possível passar profissionalismo através do WhatsApp. Ao configurar um perfil no WhatsApp Business, você deixará claro para os clientes e potenciais clientes que esta conta é de uma empresa, gerando credibilidade. Na configuração do perfil, é possível colocar logotipo ou imagem da sua marca; endereço de atendimento da sua empresa; tipo de negócio; descrição detalhada da sua atividade-fim; horário de atendimento; catálogo de produtos; endereço eletrônico da empresa, entre outros.

Além disso, você terá acesso a algumas funcionalidades específicas, que vão fazer toda diferença na hora do atendimento. Veja alguns dos recursos disponíveis no WhatsApp Business atualmente:

  • Estatísticas: Fornece estatísticas e análises sobre alcance e engajamento. Com ele, você consegue saber quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato;
  • Automação de mensagens: Torna possível criar mensagens automáticas, de saudação ou ausência, por exemplo;
  • Etiquetas: Esta ferramenta te deixa categorizar conversas e grupos;
  • Respostas rápidas: Você pode salvar e reutilizar as mensagens que envia com frequência para responder a perguntas comuns em instantes.

>> 10 Recursos do WhatsApp Business que você deve conhecer

2. Promova suas campanhas no WhatsApp

Como plataforma promocional, o WhatsApp tem um grande potencial. É possível enviar aos clientes conteúdos informativos ou promocionais por meio do recurso “lista de transmissão”. Diferentemente dos grupos, você enviará uma mensagem privada para vários usuários de uma vez. Mas é importante levar em conta a qualificação dos leads, mandando apenas mensagens que façam sentido para cada grupo de clientes. Pensando nisso, vale definir um fluxo de mensagens seguindo, por exemplo, a teoria do funil de vendas.

Assim como o Facebook e o Instagram, o WhatsApp também tem uma ferramenta de publicações que ficam visíveis por apenas 24 horas. Então, tire proveito do Status e compartilhe chamadas para ofertas e promoções. 

Vale experimentar novos formatos, se aproximar dos clientes e estar sempre presente. Uma demonstração de produto ajuda a deixar seus clientes entusiasmados com seu produto. É também uma maneira eficaz de abordar questões relacionadas ao produto. Tudo isso aumenta o recall da sua marca e, consequentemente, suas chances de vendas.

3. Melhore a visibilidade do seu produto

O WhatsApp Business conta com uma série de recursos desenvolvidos especialmente para negócios. Entre eles, está o “catálogo”, que serve como uma vitrine online para que as empresas exibam seus produtos. Assim, não é mais preciso enviar todas as informações e fotos, uma de cada vez, para todos os clientes. Para cada item em seu catálogo, a empresa pode adicionar informações, incluindo preço, descrição, imagens, nome do produto e número.

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4. Envie conteúdo interessante

É importante, no entanto, ir além do envio de peças promocionais. Você pode lançar mão do Marketing de Conteúdo como estratégia para engajar o seu público no WhatsApp. Procure sempre enviar materiais relevantes e valiosos, levando em conta o perfil e interesses de cada contato. Aproveite que esta plataforma suporta uma variedade de formatos e invista em conteúdos em foto, vídeo, infográfico e até áudios. Esse recurso é capaz de gerar valor para sua audiência e garantir uma avaliação positiva para a marca. 

5. Ofereça suporte ao cliente a um novo nível

Diante da popularidade e da familiaridade do WhatsApp entre os brasileiros, essa ferramenta pode servir como uma linha direta de contato com seu público. Estimule os clientes a usarem esse canal para tirar dúvidas, pedir orçamentos, dar sugestões e fazer críticas.

É importante, no entanto, não esquecer da qualidade do atendimento, pois ela é crucial para fidelização e aumento das suas vendas. Seja atencioso e prestativo, mas também use a linguagem da sua audiência para conseguir mais aproximação com ela. 

6. Nada de SPAM para seus clientes

Não caia no spam! Ou seja, tenha cuidado com o conteúdo que vai enviar. Evite horários inconvenientes, como cedo demais ou tarde da noite. Por ser bastante desagradável, uma comunicação fora de hora pode acabar fazendo com que você seja bloqueado. Então, a ideia é pensar nos momentos em que suas mensagens serão bem recebidas, lidas e compreendidas. 

Além disso, seja conciso no conteúdo, pois sua mensagem pelo WhatsApp vai encontrar seu cliente entre outras tantas atividades. É importante manter as respostas o mais diretas possível para que ele consiga entender rapidamente do que se trata.

7. Faça a divulgação do seu contato de WhatsApp

Se você deseja aumentar suas oportunidades de vendas pelo WhatsApp, é necessário ter uma boa lista de contatos. Por isso, crie estratégias para atrair novos potenciais clientes para este canal. Você consegue fazer isso dispersando seu número em diferentes plataformas. Considere deixá-lo disponível na sua assinatura de email, nas redes sociais ou crie um QR Code para divulgar seu link de conversa no WhatsApp em um site ou em materiais impressos. Desta forma, mais pessoas terão seu contato à disposição para iniciar um atendimento.

Uma outra forma de chamar potenciais clientes para falar com você no WhatsApp é o Click to Chat, uma ferramenta que permite que lead abra uma conversa através de um link, mesmo que ele não tenha seu número salvo.

Com o recurso “conversa em um clique”, você pode criar um link que vai redirecionar o usuário para uma conversa dentro do WhatsApp com seu número, deixando o caminho para entrar em contato é encurtado, porque basta um clique para dar início ao bate-papo. A conversa em um clique funciona no seu celular e no WhatsApp Web.

Este recurso também permite incluir uma mensagem automática com uma frase previamente pensada. A mensagem pronta será exibida automaticamente no campo destinado ao texto em uma conversa. Assim, ele será auxiliado sobre como iniciar o contato e sua equipe de atendimento saberá exatamente de onde veio aquele lead.

8. Publicidade “click to WhatsApp” no Facebook

A missão de atrair clientes para falar com a sua empresa pelo WhatsApp conta com um outro aliado. A ferramenta “clique para acessar o WhatsApp” é disponibilizada em anúncios do Facebook. Ao divulgar anúncios na rede social, é possível inserir botões que levam os clientes diretamente a um uma conversa com o WhatsApp da sua empresa, abrindo o canal de comunicação rapidamente. Com este recurso, as empresas terão acesso a métricas adicionais de estatísticas, mas é importante destacar que, neste caso, existe um prazo de 24 horas para responder aos clientes.

9. Suporte pós-venda

Se você deseja manter o vínculo com quem já optou por seus produtos ou serviços e, assim, garantir compras futuras, é importante apostar no pós-venda pelo WhatsApp. Através do aplicativo de mensagem, você vai estabelecer uma relação com o cliente de confiança. Você pode entrar em contato para saber o que acharam do produto, dar dicas de uso e oferecer suporte em qualquer problema que tenha surgido, além de pedir um feedback ou oferecer um cupom em uma nova compra.

Com isso, os clientes percebem que recebem mais do que um produto, identificam que a empresa está disposta a orientá-los para que aproveite melhor o que ele comprou. Não só isso, entende que há valorização de suas opiniões pelos canais de comunicação, podendo notar o cumprimento das garantias oferecidas e as soluções apresentadas para resolver qualquer reclamação. 

10. Integração com chatbots

Se a demanda da sua empresa está crescendo e você deseja garantir um atendimento ágil e de qualidade no WhatsApp, a solução é a automatização de processos. Através de uma Interface de Programação de Aplicações (API), como a da ChatGuru, é possível adicionar um chatbot à sua conta comercial. 

Os chatbots são plataformas de software interativas que residem em aplicativos, chat ao vivo, e-mail e SMS e podem responder como um humano. Eles são uma ferramenta bastante valiosa para a automatização de processos de uma empresa e podem ser utilizados em estratégias para atrair mais clientes e gerar mais valor. Com eles, é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento, baseado no funil de vendas, por exemplo. Assim, você economiza tempo e energia da sua equipe. 

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