Publicidade, tecnologia e comportamento do consumidor. O mundo ao nosso redor está sempre evoluindo. É natural, portanto, que os negócios também passem por mudanças. Para garantir que as novas abordagens aconteçam em conformidade com as necessidades dos clientes que vão surgindo, é crucial promover uma cultura de inovação dentro da empresa.
A McKinsey descobriu que 84% dos CEOs concordam que a inovação é importante para o crescimento dos negócios. Mais importante, a sobrevivência do mercado está em jogo. Segundo esses mesmos executivos, 8 em cada 10 modelos de empresas são vulneráveis à transformação radical ou à extinção.
Ao mesmo tempo, uma pesquisa da Crowd Companies revela que incentivar o espírito de experimentação e novas ideias dentro de uma empresa é a maior barreira à inovação. Com tudo isso em mente, nós elencamos tudo o que é necessário saber para lançar uma cultura de inovação no seu negócio.
Brasil, referência na inovação
Quando falamos em inovação, precisamos destacar que o Brasil é uma referência. O Índice Global de Inovação de 2022 classifica o País como o segundo melhor desempenho na região da América Latina e Caribe, perdendo apenas para o Chile.
Neste último relatório, o Brasil, que subiu três posições em relação a 2021, avançou no quesito produtos de inovação, com um resultado superior ao esperado quando considerado seu nível de desenvolvimento econômico. Especialmente, em produtos criativos, como ativos intangíveis e criatividade online, assim como em registro de marcas e criação de aplicativos móveis.
Sua organização exibe as características de uma empresa inovadora?
Em uma publicação, a McKinsey considera que “inovar é difícil para empresas bem estabelecidas. Em geral, eles são melhores executores do que inovadores, e a maioria tem menos sucesso por meio da criatividade revolucionária do que pela otimização de seus negócios existentes.”
Na busca por aprender com as abordagens e atributos de grandes negócios inovadores, a McKinsey descobriu um conjunto de oito atributos essenciais que estão presentes, em parte ou totalmente, em toda grande empresa com alto desempenho em inovação de produto, processo ou modelo de negócios.
“Como a inovação é um empreendimento complexo que abrange toda a empresa, ela requer um conjunto de práticas e processos transversais para estruturá-la, organizá-la e incentivá-lá”, explica a empresa de consultoria, destacando que os fundamentos constituem exatamente esse sistema operacional.
De acordo com a publicação, as práticas podem ser pensadas em dois grupos. Os quatro primeiros, de natureza estratégica e criativa, vão auxiliar na definição e priorização dos termos e condições sob os quais a inovação tem maior probabilidade de prosperar.
Enquanto isso, os quatro últimos fundamentos tratam de como entregar e organizar a inovação repetidamente ao longo do tempo e com valor suficiente para contribuir significativamente para o desempenho geral.
Teste de Inovação
- Aspirar – Você considera o crescimento liderado pela inovação absolutamente crítico e tem metas em cascata que refletem essa convicção?
- Escolher – Você investe em um portfólio coerente e equilibrado de iniciativas com risco de tempo e recursos para o sucesso?
- Descobrir – Você tem insights de negócios, mercado e tecnologia acionáveis e diferenciados que podem gerar propostas de valor vencedoras?
- Evoluir – Você cria novos modelos de negócios que fornecem fontes de lucro defensáveis e escaláveis?
- Acelerar – Você vence a concorrência desenvolvendo e lançando inovações de forma rápida e eficaz?
- Escalar – Você lança inovações na medida certa nos mercados e segmentos relevantes?
- Estender – Você ganha criando e capitalizando em redes externas?
- Mobilizar – Seu pessoal está motivado, recompensado e organizado para inovar repetidamente?
Como promover um ambiente de criatividade em sua organização?
Para estabelecer uma cultura de criatividade, é preciso primeiro fazer progressos na transformação digital. Uma pesquisa realizada pelo MIT Sloan Management Review e pela Deloitte descobriu que as organizações digitalmente avançadas eram mais propensas a inovar do que suas contrapartes menos evoluídas.
Mais precisamente oito em cada dez pessoas que trabalham para empresas com alto nível de maturidade digital dizem que se orgulham da capacidade de inovação de sua empresa. Por outro lado, apenas uma em cada dez pessoas de sociedades com menos avanços tecnológicos compartilha dessa opinião.
Espalhe a inovação por todos os setores
É impossível ter uma cultura realmente inovadora se ela não acolher todo o pessoal. Ao incentivar novas ideias dos funcionários, você pode dar à sua organização uma vantagem no mercado competitivo. E para atingir esse objetivo, é preciso contar com apoio de líderes mais abertos a contribuições de uma ampla gama de stakeholders.
No entanto, tenha em mente que o objetivo da inovação é beneficiar o negócio. É por isso que você deve se esforçar para incluir o cliente. A PwC observa que 35% das empresas consideram os clientes seus parceiros mais valiosos no processo de inovação.
Também vale a pena colaborar com outras organizações, como empresas, centros de inovação, instituições acadêmicas e órgãos governamentais. Conforme relatado pelo MIT Sloan Management Review e pela Deloitte, 80% das organizações digitalmente avançadas buscam ativamente alianças externas, enquanto apenas 30% das empresas menos desenvolvidas o fazem.
Por último, mas não menos importante, o Distrito sugere regulamentar os experimentos de inovação. Embora a sua empresa deva ser receptiva com as novas ideias, também deve implementar medidas para que seja capaz de propriamente identificar o valor e a possibilidade de execução.
Aposte na automação
Quando combinada com a automação de tarefas rotineiras, a transformação digital ganha um significado maior. Afinal, a inovação consome tempo e muitas vezes é desviada para tarefas que não contribuem em nada para o resultado final. Disseminar a cultura inovadora da empresa requer não apenas ideias inovadoras, mas também ferramentas de interação para a equipe.
Com a tecnologia dos chatbot, a rede social mais popular do Brasil, o WhatsApp, é a plataforma ideal para fornecer suporte rápido 24 horas. E o ChatGuru é o parceiro ideal para criar uma experiência realmente inovadora e envolvente para os seus clientes.
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Você pode pensar no ChatGuru como a primeira linha de atendimento ao cliente para sua empresa, pois ele responde às perguntas recebidas e as encaminha aos departamentos apropriados para obter mais assistência. Com isso, não haverá necessidade de travar as vendas enquanto os clientes esperam pelo atendimento. Em outras palavras, o nosso serviço permite que você tenha uma interação contínua, sem ruídos e em tempo real com sua clientela.
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