Você não pode reduzir uma marca ao seu nome, logotipo ou qualquer outro elemento associado. As concepções dos consumidores de uma determinada marca são o resultado de esforços de branding, que incluem associar essa marca a um conjunto de qualidades e características. Portanto, é crucial para qualquer empresa ter um plano de branding claro.
Philip Kotler e Kevin Lane Keller explicam que branding é o processo de imbuir um produto ou serviço com o valor de uma marca. No entanto, o que acontece quando os padrões mudam? E quando os bens e serviços se desenvolverem para acomodar novos dados demográficos? Aqui, um rebranding é definitivamente necessário.
Diante disso, você já pensou em rebranding e se isso seria ou não benéfico para sua empresa? Apesar de complexo, se houver planejamento e testes envolvidos, o rebranding trará uma boa recompensa no final. Confira as nossas dicas!
O que é rebranding?
Quando uma empresa decide mudar de marca, ela altera sua imagem para atrair um grupo diferente de compradores. Essa mudança geralmente acompanha uma nova identidade de marca, incluindo um novo logotipo, design e, às vezes, até um novo nome.
Muitas vezes a nova imagem pretende dar um novo fôlego à marca, sinalizando o contato com o universo digital, por exemplo.
No entanto, o posicionamento da marca pode ser alterado sem uma reformulação visual. Nesse caso, pode seguir apenas uma mudança no público ou produto. O rebranding de produtos ou serviços também pode ser realizado alterando a forma como eles são anunciados. A mudança aqui vem principalmente na comunicação, na forma de se conectar com os consumidores.
Em outras palavras, o rebranding da empresa pode ser feito de várias maneiras. Mas é realmente necessário um rebranding para a sua empresa?
Quando você não deve passar por um rebranding?
O processo de estabelecer uma marca na mente dos consumidores é lento. Devido ao potencial de descarrilar o progresso feito ou a nova identidade simplesmente falhar em ressoar com o público, um esforço de rebranding não deve ser realizado às pressas ou sem um plano sólido.
Portanto, você nunca deve trocar a identidade da sua marca apenas porque está cansado do logotipo. Além disso, se você estiver insatisfeito com a visibilidade de sua marca, o rebranding não ajudará. Também neste caso, melhorar as linhas de comunicação seria proveitoso.
Quando é hora de mudar a marca?
A decisão de renomear uma empresa pode ser motivada por uma série de fatores convincentes. Pode-se classificá-los como rebranding proativo ou reativo.
Uma organização que muda de marca proativamente é aquela que o faz porque vê uma chance de se desenvolver, alcançar novos clientes ou realinhar seus princípios fundamentais.
É bastante incomum que os planos iniciais de uma empresa estejam fora de sincronia com o estado atual das coisas. Uma atualização de marca não é apenas para grandes empresas, as pequenas empresas também devem prestar atenção.
Ainda é bastante comum que novos negócios não tenham os fundos necessários para investir em uma forte identidade de marca. Sendo assim, eles eventualmente precisarão de uma aparência mais polida ou atualizada.
Outro ponto é que pode chegar um momento em que a empresa se expande para novos mercados domésticos ou internacionais e descobre que sua identidade atual não se encaixa no novo ambiente.
Por outro lado, quando o rebranding se torna necessário, ele é chamado de “reativo”. Vendas ou imprensa desfavorável sobre a marca da empresa são dois exemplos de tais eventos.
Métodos para rebranding eficaz
Você acha que chegou a um ponto de virada quando um rebranding é necessário? Preste atenção aos conselhos para implementar essa tática corretamente.
O que deve ser feito para uma estratégia de rebranding assertiva?
Assistência especializada
O nosso primeiro conselho é: conte com assistência especializada. O processo de rebranding vai além da aparência. Portanto, é necessário montar uma equipe de especialistas de diversas áreas que conheçam o desenvolvimento da marca.
Mapeie seus objetivos
Faça sua lição de casa e mapeie uma estratégia de onde você está agora para onde deseja chegar com sua marca. Nesta jornada, é importante ter em mente que o cliente é o único que dá algum significado à empresa. Por isso, antes de fechar seu plano, inclua alguns consumidores-alvo e eventuais colaboradores internos neste processo.
Dê uma explicação
Fazer uma mudança de rebranding exige cautela. Afinal, você não quer assustar seus consumidores mais fiéis. Dessa forma, os clientes e seguidores devem ser informados sobre a mudança e sua justificativa com antecedência para evitar qualquer rotatividade durante esse período.
Invista na comunicação
Investir em comunicação é essencial para a construção de qualquer marca. Se você está no processo de divulgar a nova identidade, não será diferente. Por isso, invista na comunicação, seja confiável e constante em suas interações. Alguns clientes podem se sentir confusos com o processo de rebranding, portanto, busque uma mensagem clara.
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