Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Anúncios nas redes sociais são eficazes? Veja 3 dicas!

Redes sociais, televisão, mídia impressa, podcasts e publicidade. As empresas agora têm mais opções de mídia do que nunca para se comunicar com os clientes. Entre elas, no entanto, podemos destacar o novo queridinho, os anúncios nas redes sociais. De acordo com a GWI, 26% dos usuários destas plataformas dizem que tendem a comprar de […]

Giovanna Torreão

31/01/2023

redes sociais

Redes sociais, televisão, mídia impressa, podcasts e publicidade. As empresas agora têm mais opções de mídia do que nunca para se comunicar com os clientes. Entre elas, no entanto, podemos destacar o novo queridinho, os anúncios nas redes sociais. De acordo com a GWI, 26% dos usuários destas plataformas dizem que tendem a comprar de marcas que veem anunciadas.

Apesar dos anúncios não serem a única maneira através da qual os clientes aprendem sobre novas empresas, eles estão se tornando cada dia mais comuns. Em todo o mundo, 98% dos clientes afirmam ter usado uma rede social no mês anterior, e os gastos anuais com anúncios dentro destes canais devem aumentar 15% até 2024. Então, se você estiver contando com anúncios de rede social para conduzir sua estratégia, certifique-se de que sejam eficazes.

Se você está se perguntando como a sua empresa pode maximizar o impacto da presença e como aprimorar suas campanhas de marketing, chegou ao lugar certo. Na publicação de hoje você confere as melhores dicas para envolver seu público alvo com anúncios nas redes sociais.

Quem realmente está comprando nas redes sociais?

Ainda conforme dados da GWI, a proporção de usuários de rede social que relatam fazer a maior parte de suas pesquisas de produtos nesses sites varia globalmente de 27% até 55%.

No entanto, os números variam bastante quando analisamos a partir de um recorte por idade e país. Mais precisamente 68% de todos os compradores de rede social são membros da Geração Z e da Geração Millenium. Dado o status de serem os usuários de rede social mais ávidos do mundo, o levantamento não é inesperado. O millennial médio gasta mais de 2,5 horas por dia nas redes sociais, enquanto o usuário médio da Geração Z gasta pouco menos de 3 horas por dia.

Por causa disso, os profissionais de marketing de rede social podem atingir um grupo demográfico massivo de jovens, especialmente em países em desenvolvimento. Aqueles no Oriente Médio e na América Latina gastam mais de três horas por dia nas redes sociais e são mais propensos a fazer compras enquanto navegam do que pessoas em outras partes do globo.

Quatro em cada dez usuários de mídia social visitam cinco ou mais sites de rede social em um determinado mês, apresentando desafios distintos para a publicidade nestas plataformas que se acentuaram durante a pandemia, quando a vida se tornou mais digitalizada.

O fato de 38% dos usuários da Internet usarem software de bloqueio de anúncios demonstra como as pessoas estão buscando se proteger de informações online perturbadoras, irrelevantes ou indesejadas.

Em quais locais os anúncios de rede social têm uma ressonância mais forte com seu público-alvo?

O relatório da GWI identificou uma variação global na eficácia da publicidade nas redes sociais. No entanto, os anúncios nas redes sociais são um meio mais proeminente de descoberta de marca do que os anúncios em outros sites, em quase todas as regiões globais que rastreadas.

A grande maioria dos clientes pode ser atraída por este tipo de marketing, mesmo em lugares onde a compra de itens nas redes é menos difundida, como Europa e América do Norte. Na América Latina, no entanto, eles são os campeões incontestáveis.

Por que as pessoas não clicam em anúncios de rede social?

Na pesquisa, 16% dos usuários de rede social afirmaram terem interagido com uma postagem promovida ou patrocinada em uma rede social nos 30 dias anteriores. Pode não parecer um número grande, mas para empresas que buscam consumidores de alto valor a longo prazo, essa é uma oportunidade de ouro.

Os que clicam em anúncios nas mídias sociais são em sua maioria membros da Geração Z e da geração Millenium (70%), e também têm uma probabilidade 13% maior de fazer parte da faixa de renda com melhores salários.

Além disso, devido à natureza hiperdirecionada dos anúncios de rede social, as empresas podem concentrar seus esforços de marketing em dados demográficos específicos que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. No entanto, os estrategistas devem ter cuidado ao segmentar contas com um grande número de seguidores, pois essas contas podem ter taxas de cliques mais baixas.

Embora seja verdade que muitas pessoas seguem contas populares nas redes sociais, a pesquisa da GWI mostra que aqueles que seguem contas menores, incluindo instituições de caridade, revistas e políticos, têm maior probabilidade de se envolver com anúncios. Embora os influenciadores possam ter grandes bases de seguidores, isso nem sempre resulta em altas taxas de engajamento.

O que os consumidores querem dos anúncios nas redes sociais?

Os consumidores estão cansados porque são constantemente bombardeados por publicidade. Sendo assim, os que clicam em anúncios nas redes sociais são exigentes. Relevância e, em particular, personalização, é a chave para atrair cliques.

Uma maneira de lidar com isso é aprender sobre as disparidades geracionais na fidelidade à marca. A maioria dos millennials acredita que as empresas deveriam refletir melhor os sentimentos de sua geração, de humor, sofisticação e individualidade.

Mais de um terço dos millennials e membros da Geração Z dizem que querem que as empresas os ajudem a desenvolver novas habilidades, e quase um quarto diz o mesmo sobre o aprimoramento de sua marca pessoal.

No entanto, os clientes mais velhos procuram empresas confiáveis por sua praticidade, autenticidade e confiabilidade. Os baby boomers são a geração mais propensa a dizer que querem marcas que ajudem a organizar suas vidas e ouçam o feedback dos clientes. Por isso, neste caso, vale a pena considerar campanhas sociais que se concentrem nas soluções personalizadas que estão oferecendo se você for uma marca que os persegue com um mensagem de confiabilidade e autenticidade.

As agências de publicidade podem usar essas informações para adaptar melhor suas campanhas a determinados grupos demográficos. 

Usar a rede social para pesquisa de mercado tornou-se mais importante

A rede social tornou-se tão difundida em nossa vida cotidiana que mudou a forma de consumo da mídia tradicional. A maioria dos consumidores (57%) diz que usa as redes sociais enquanto assiste à TV.

Embora os anúncios de televisão (31%) e o boca a boca (28%) permaneçam mais populares do que os anúncios de redes sociais (27%), muitos consumidores conduzem suas pesquisas nas redes sociais. Segundo o relatório, 43% dos consumidores fazem pesquisas de produtos nessas plataformas, tornando-se o segundo canal mais popular para este fim, atrás dos mecanismos de busca, como o Google.

A decisão de compra de muitas pessoas começa nas redes sociais, independentemente de terem conhecido o negócio por meio de um amigo ou de um anúncio. É onde as pessoas vão para aprender mais, e o que aprendem lá pode convencê-las a fazer uma compra.

O sucesso de seus anúncios de rede social e sua presença online em geral dependem de sua capacidade de antecipar e atender às necessidades dos clientes quando eles fazem pesquisas de produtos.

Com base no estudo do GWI, alguns motivadores de compra online podem ter um efeito importante. Cupons e descontos (39%), avaliações de clientes (33%), pontos de fidelidade (26%) e um alto número de “curtidas” ou comentários positivos (22%) são fatores que influenciam os usuários de rede social a fazer uma compra online. Todos esses fatores podem contribuir para o sucesso de um anúncio de rede social.

Dicas para uma melhor publicidade nas redes sociais

O GWI identificou dicas para ajudar você a maximizar o retorno do investimento (ROI) do seu orçamento de publicidade. Confira:

Esteja ciente de com quem você está falando

Os dados demográficos dos usuários de rede social são bastante diversos, com idade, localização e o tipo de contas seguidas desempenhando papéis significativos na formação de como um cliente em potencial interage com a plataforma. Para os anúncios que os atraem, o mesmo vale.

Enquanto a geração mais jovem prefere campanhas que sejam divertidas e retratam com precisão a demografia, a geração mais velha prefere anúncios que eduquem e ofereçam descontos.

Simplifique o processo

A rede social é um canal fantástico para alcançar os clientes da Internet. Os profissionais de marketing agora têm mais oportunidades do que nunca para contornar os bloqueadores de anúncios e alcançar públicos específicos com base em suas características únicas, graças à proliferação de plataformas digitais, mas essa capacidade vem com um fardo pesado.

As campanhas de marketing devem ter cuidado para não atrapalhar a experiência dos usuários. Anúncios que são excessivamente frequentes ou intrusivos a outros materiais na tela, ou que não são muito específicos em seu direcionamento, são ruins para os negócios.

Use as rede para envolver

Os anúncios nessas plataformas podem fazer maravilhas para aumentar o conhecimento da marca. Como muitas pessoas agora usam a rede social para fazer pesquisas de produtos, as empresas têm uma excelente chance de alcançar clientes em locais fora da publicidade tradicional.

Uma excelente estratégia para transformar usuários de redes sociais de interessados em compradores é oferecer descontos, promover avaliações honestas e cultivar bons comentários.

ChatGuru

Uma estratégia envolvente e conectada nas redes sociais é muito importante para o sucesso da empresa. Assim, para dar suporte rápido nas redes sociais, vale encaminhar seus clientes para um atendimento no aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp.

A plataforma ChatGuru permite uma melhor comunicação entre as empresas e seus clientes, através de uma experiência realmente inovadora e empolgante.

Com a ajuda da nossa tecnologia, o seu negócio pode criar e gerenciar um chatbot otimizado para os seus objetivos e os do seu público-alvo. O ChatGuru para WhatsApp automatiza várias tarefas relacionadas à comunicação, incluindo marketing, vendas e atendimento ao cliente, de maneira flexível e escalável.

O programa ChatGuru atua como etapa de atendimento ao cliente, filtrando as mensagens recebidas, respondendo perguntas rotineiras e direcionando os usuários aos departamentos apropriados para acompanhamento. Como resultado, não haverá necessidade de atrasar as vendas enquanto os clientes esperam por atendimento. Nossa tecnologia permite que você tenha um diálogo contínuo, contínuo e em tempo real com seus clientes 24 horas por dia.

Os bots do ChatGuru podem lidar com uma ampla variedade de interações cotidianas, dando à sua equipe mais tempo para se concentrar em tarefas de maior valor, como responder a perguntas mais sutis, desenvolver soluções inovadoras e implementar objetivos estratégicos. Como resultado, os funcionários ficam mais satisfeitos e produzem mais.

Conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma oferece ainda acesso a diversos benefícios, como a capacidade de enviar respostas rápidas, atribuir clientes a diferentes agentes, ativar funis inteligentes automaticamente e executar marketing direcionado.

Peça um orçamento já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *