Quando comparado a outros tipos de mídia, o conteúdo em vídeo tem a capacidade de aumentar o reconhecimento da marca em um ritmo muito superior. Os resultados de uma pesquisa intitulada “Inside Video 2022” realizada pela Kantar IBOPE Media indicam que o consumo de vídeos é quase uma unanimidade no Brasil, 98% das pessoas assistem a vídeos online rotineiramente.
Uma estratégia de marketing com foco em vídeo, precisamos destacar, não deve ser centrada apenas no comercial. Um estudo realizado pelo Google aponta como apresentar as informações de forma mais sutil e agradável podem contribuir para o aumento das vendas.
Se sua empresa deseja entrar nesta área, o primeiro passo é adquirir as habilidades necessárias para incorporar esse tipo de mídia com sucesso em sua campanha.
Conscientização sobre os produtos recém-lançados
A Globo publicou alguns números recentes que esclarecem a relevância da publicidade em vídeo. De acordo com o relatório Estudo Multiplataforma Globo, divulgado em setembro de 2022, 78% da população do Brasil consome conteúdos em vídeo todos os dias em plataformas gratuitas ou pagas, seja na TV aberta, na televisão fechada ou através dos serviços de streaming. Além disso, a casa do brasileiro médio conta com ao menos duas telas onde é possível visualizar conteúdos em vídeo.
No entanto, o aspecto comercial é apenas um componente de uma estratégia de marketing de vídeo eficaz. Isso ocorre porque os eventos de entretenimento são um instrumento eficaz para melhorar o reconhecimento da marca e descoberta de novos produtos, por isso, é benéfico atentar para estas possibilidades.
O formato de vídeo combina entretenimento e compras
Segundo pesquisa realizada pela Comscore, os usuários da Internet no Brasil identificam o entretenimento como uma de suas três principais categorias de conteúdo. Os dados do relatório intitulado “O que atrai os brasileiros” revelam que 98% dos internautas brasileiros assistem a pelo menos um tipo de entretenimento em vídeo todos os meses.
Ao mesmo tempo, as conclusões do estudo YouTube Vibes, realizado pelo Google, fornecem informações sobre as maneiras pelas quais as empresas podem lucrar com a necessidade insaciável de entretenimento no mercado brasileiro.
De acordo com o relatório, 84% dos entrevistados consideram que vídeos de consumo também são uma forma de entretenimento. O objetivo do “conteúdo não comercial” é explicar a função do item que está sendo discutido, e exemplos desse tipo de conteúdo incluem vídeos de unboxing, análises de produtos e demonstrações de instruções.
Além disso, 78% dos entrevistados disseram que gostam de assistir a vídeos relacionados a compras, mesmo sem a intenção de comprar. Isso ajuda a explicar por que estamos vivendo no período que o Google chama de “espetáculo do consumo”.
Quando isso é levado em consideração, torna-se evidente que tanto o marketing de vídeo quanto o marketing de influenciadores são componentes essenciais da estratégia de comunicação usada por qualquer organização no mercado atual.
Segundo a apresentação do YouTube Vibes, as decisões de compra sofrem um impacto direto dos criadores admirados pelo público-alvo quando o consumo é o foco do conteúdo e comprar se torna um entretenimento. Isso sugere que uma campanha de marketing de vídeo com a participação de indivíduos notáveis em seu campo tem o potencial de aumentar significativamente as vendas.
Essa afirmação é corroborada pelo fato de que 82% dos brasileiros que têm acesso à internet concordam que os vídeos de produtos facilitam a visualização de como o produto seria utilizado no dia a dia.
É essencial considerar a variedade ao formular uma estratégia para uma campanha de marketing de vídeo
Quando o conteúdo produzido por empresas atende a muitos propósitos, como diversão ou instrução, o espectador é poupado do possível inconveniente de ser interrompido pela campanha. Este é mais um argumento a favor de investir em uma estratégia de vídeo marketing ao invés de aderir apenas ao modelo convencional de publicidade, pois ela tem mais a oferecer do que simplesmente um alvo comercial.
Isso não significa que as empresas devam desistir das formas mais simples de promoção de vídeo. É essencial estar ciente dos muitos caminhos diferentes que alguém pode seguir para ver o seu material de vídeo. Ao fazer uso dessas informações, você poderá direcionar seus esforços com mais precisão para cada uma de suas bases de consumidores individuais.
Por causa disso, as empresas precisam incorporar uma ampla variedade de tipos de vídeo em suas estratégias de marketing. Tutoriais, demonstrações de produtos em cenários do mundo real e colaborações com influenciadores digitais e formadores de opinião nos estágios de avaliação e implementação podem ser maneiras eficazes de ampliar o público que ouve sua mensagem e aumentar a probabilidade de que eles atuem.
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