WhatsApp: entenda o comportamento do brasileiro no app de mensagem

Mais de 2 bilhões de pessoas de 180 países diferentes utilizam o WhatsApp mensalmente. No Brasil, o aplicativo superou todos os outros em questão de popularidade nos últimos anos. A grande maioria das pessoas por aqui usa o mensageiro no dia a dia, seja para mandar um meme em uma conversa descontraída, para se conectar […]

Giovanna Torreão

06/01/2023

Automatização para WhatsApp, um grande parceiro para vendas do seu seguro saúde

Mais de 2 bilhões de pessoas de 180 países diferentes utilizam o WhatsApp mensalmente. No Brasil, o aplicativo superou todos os outros em questão de popularidade nos últimos anos. A grande maioria das pessoas por aqui usa o mensageiro no dia a dia, seja para mandar um meme em uma conversa descontraída, para se conectar com parentes, para resolver questões relacionadas ao trabalho, fazer ligações ou mesmo fazer compras. E foi toda esta popularidade que fez com que o WhatsApp se tornasse uma plataforma quase obrigatória para a comunicação das empresas.

Para entender melhor os usuários brasileiros do WhatsApp, a Opinion Box realizou uma pesquisa direcionada. Na publicação de hoje, você vai encontrar os destaques do relatório a fim de entender o comportamento dos usuários brasileiros do WhatsApp. Confira!

99% dos brasileiros abrem o WhatsApp diariamente

Não há como negar, o WhatsApp é um fenômeno de popularidade no Brasil. A pesquisa identificou que 99% dos entrevistados abrem o aplicativo do WhatsApp pelo menos uma vez por dia. Deste total, 35% mantém o mensageiro aberto o dia todo.

O número trazido pela pesquisa de 2022 mostra, na realidade, um aumento considerável em comparação com os dados de 2021. No relatório anterior, apenas 86% dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp todos os dias, um crescimento de 13 pontos percentuais.

Quando questionados sobre as formas de uso mais comuns dentro da plataforma, os usuários destacaram principalmente as mensagens de texto (91%) e os áudios (81%).

Ainda de acordo com a pesquisa da Opinion Box, a função Status – um recurso inspirado nos Stories do Instagram – surge como a menos popular do app.  Apenas 37% dos entrevistados afirmaram fazer uso dela. No ano de 2021, 54% da população disse publicar atualizações de Status.

Relacionamento dos usuários com marcas e produtos no WhatsApp

Quando o WhatsApp Business foi lançado, em janeiro de 2018, seu principal objetivo era melhorar a comunicação bidirecional entre empresas e seus clientes. De lá para cá, a plataforma tornou-se um poderoso meio de comunicação para as marcas e seus públicos-alvo, facilitando o acesso a informações e transações, bem como o recebimento de qualquer assistência da qual os consumidores possam precisar.

O relatório apontou que 80% dos entrevistados disseram que se comunicam com empresas pelo WhatsApp, refletindo o sucesso da funcionalidade. Ao mesmo tempo, 66% dos usuários do mensageiro relataram terem feito uma compra ou usado a plataforma para localizar um serviço. Em 2021, esse número era de 52%.

Além disso, é interessante ver que, entre aqueles que efetuaram uma compra, 38% o fizeram nos 12 meses anteriores à pesquisa. Resultados como esse destacam o potencial comercial do WhatsApp.

A comunicação bidirecional aprimorada entre uma empresa e seus clientes por meio do WhatsApp pode ser utilizada para diversos fins. Conforme o relatório, os clientes gostam de usar o WhatsApp para se comunicar com as empresas por dois motivos principais: tirar suas dúvidas e coletar informações adicionais sobre a empresa. O segundo e o terceiro lugar vão para  receber assistência técnica (69%) e receber anúncios (53%).

Chamadas de voz e vídeo no WhatsApp

O aplicativo do WhatsApp oferece suporte a chamadas de voz e vídeo desde 2015. Fazer ligações a partir de um computador agora também é uma opção.

Os usuários são atraídos por essa escolha, pois é fácil de utilizar e não requer nenhuma curva de aprendizado. A maioria dos usuários do WhatsApp (77%) usa o recurso de chamada de voz pelo menos uma vez por semana, com outros 17% usando-o diariamente. Além disso, 59% participam de bate-papos por vídeo pelo menos uma vez por semana, com 9% relatando esta prática diariamente.

Mais ligações pelo WhatsApp do que pela própria operadora?

Você está absolutamente certo sobre isso! Agora que as chamadas de voz e vídeo feitas usando o recurso representam mais tráfego do que as chamadas feitas na própria infraestrutura da operadora, é seguro dizer que essa função alcançou ampla adoção. Afinal, as ligações pelo WhatsApp são mais práticas e econômicas.

Isso significa que 60% dos entrevistados preferem usar o WhatsApp em vez dos minutos alocados na sua conta de telefone normal.

Apesar disso, há espaço para melhorias: 37% acreditam que a qualidade das chamadas do WhatsApp é pior do que as ligações convencionais de celular, enquanto apenas 14% acreditam no contrário.

WhatsApp lança ferramenta para buscar empresas perto do usuário

Os clientes precisam de um método simples para entrar em contato com milhões de pequenas empresas e dezenas de milhares de marcas que já estão no WhatsApp para obter suporte rápido. Uma nova função do WhatsApp Business foi lançada no Brasil em novembro do ano passado para facilitar a comunicação entre as marcas e potenciais consumidores.

auSjSHh6GtcjEf6viaHirh0puRWeNSaeKIa3NWJawHcB7jIAS8OmlEVnbqi3mLUhYKay7fEqZTwHHNQdXjpjuYVrNqtjaHZiPcaGhqm2tjOLasuZmlQbZO1MlcU9PwoFtxkBnSMwtfKHpgf8xLalnPaIYlANwazfVXe90NOQ92iGNnF1VjGh BuMsepMKw ChatGuru

Os usuários do WhatsApp agora podem procurar empresas específicas pelo nome, assim como navegar por vários setores, como “turismo” e “finanças”. Com a novidade, a necessidade de adicionar números de telefone a um catálogo de endereços ou encontrar detalhes de contato online foi deixada para trás.

De acordo com o WhatsApp, a função de busca foi desenvolvida pensando na privacidade dos usuários. Os dados da busca são tratados de uma maneira que é impossível associá-los a qualquer resposta individual.

O objetivo do WhatsApp é fazer com que o aplicativo substitua outros canais para os consumidores se comunicarem com suas empresas favoritas, e esses recursos complementares os ajudarão a chegar lá.

8CWbpoSYrFSGP7gZPVaS10XsDcP2NHQAdodQ isaCxTNQkrUyD5D7l3cHaIhpCJiS5M PHqPG 8si ChatGuru

Usuários no Reino Unido, Brasil, Colômbia, Indonésia e México em breve poderão utilizar o recurso de busca do aplicativo de negócios do WhatsApp para encontrar estabelecimentos próximos.

Tecnologia e WhatsApp

Se comunicar de forma ágil e econômica é um grande desafio para as empresas que desejam interagir com seus clientes no WhatsApp. No entanto, esse problema pode ser resolvido com a ajuda de chatbots e outras formas de tecnologias de atendimento virtual.

Usando bots de conversação, os profissionais de vendas e marketing podem aumentar muito o volume de suas comunicações no WhatsApp. Essas soluções permitem que os clientes tenham acesso instantâneo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, às respostas para as suas perguntas. É a oportunidade de expandir a capacidade de comunicação sem drenar recursos do negócio.

Além disso, a pesquisa Panorama constatou que 89% dos usuários brasileiros do WhatsApp já haviam sido atendidos por um robô em conversas com empresas por meio da plataforma de mensagens. Graças às suas inúmeras vantagens, o uso de chatbots tem crescido em popularidade entre as empresas.

Use o ChatGuru para oferecer o melhor serviço aos seus clientes

Como vimos, o chatbot é a resposta para um atendimento rápido dentro da plataforma mais popular do Brasil, o WhatsApp. No entanto, você deve aprender mais sobre o ChatGuru se quiser fornecer aos seus consumidores uma experiência realmente inovadora e interessante dentro do aplicativo.

Nossa tecnologia facilita conexões mais profundas entre empresas e seus consumidores. Com a orientação do ChatGuru, sua marca pode criar e gerenciar um chatbot que atende aos seus objetivos exclusivos e aos requisitos de seus consumidores. O WhatsApp funciona de forma ágil e escalável, automatizando uma ampla gama de tarefas de comunicação, incluindo aquelas associadas a marketing, vendas e atendimento ao cliente.

O software do ChatGuru atua como a primeira linha de atendimento ao cliente da sua empresa, respondendo às perguntas dos consumidores e direcionando-os aos departamentos apropriados para assistência adicional. Isso reduz a necessidade de os clientes esperarem na fila de chamados por ajuda, o que pode adiar compras em potencial. Nosso sistema permite uma interação contínua e ininterrupta com os clientes em tempo real.

Chatbots, respostas rápidas, rodízio de atendimento ao cliente, funis inteligentes automatizados e marketing direcionado são apenas algumas das ferramentas incríveis que sua empresa terá acesso ao conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma.

Tudo isso ajudará sua marca a elevar a qualidade do serviço de suporte ao mesmo tempo em que consegue gerenciar um maior volume de chamadas. Clique NESTE LINK para saber mais sobre o amplo conjunto de recursos que o ChatGuru oferece!

Como os bots do ChatGuru podem lidar com uma ampla variedade de tarefas e um número significativo das conversas mais rotineiras, sua equipe ficará livre para se concentrar em atividades de maior valor, como fornecer respostas detalhadas a perguntas específicas, desenvolver abordagens inovadoras e colocar estratégias em ação. Por causa disso, os funcionários ficam mais satisfeitos e produtivos.

No final, cada interação que o consumidor fizer, seja com um bot ou um agente humano, produzirá uma grande quantidade de dados críticos. O resultado são relatórios mensais adaptados às necessidades específicas do seu negócio. Dependendo das métricas mais importantes para a sua estratégia, você pode ajustar o sistema de monitoramento para receber alertas por e-mail ou WhatsApp.

Ainda mais tempo e energia podem ser economizados ao combinar o ChatGuru com o sistema gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) existente em sua empresa.

Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento para começar a colher imediatamente as vantagens do envio automático de mensagens do WhatsApp do ChatGuru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *