Como criar um perfil para empresa no WhatsApp Business de destaque

Todas as empresas de sucesso têm um objetivo comum: comunicação bidirecional clara e efetiva com seus consumidores. Neste contexto, o WhatsApp se destaca por ser o aplicativo mais utilizado no Brasil – está instalado em 99,2% dos celulares – e já ser bem visto pelos clientes – 81% usam para entrar em contato com marcas. […]

Giovanna Torreão

23/12/2022

whatsapp business

Todas as empresas de sucesso têm um objetivo comum: comunicação bidirecional clara e efetiva com seus consumidores. Neste contexto, o WhatsApp se destaca por ser o aplicativo mais utilizado no Brasil – está instalado em 99,2% dos celulares – e já ser bem visto pelos clientes – 81% usam para entrar em contato com marcas.

Na publicação de hoje, você aprenderá tudo o que precisa saber para criar um perfil profissional no WhatsApp Business da sua empresa, que servirá de identidade na rede de mensagens. Aqui, também vamos trazer uma breve visão geral de como criar uma conta do WhatsApp Business, caso você ainda não tenha uma ou queira criar uma nova.

Em uma publicação anterior, já discutimos sobre os benefícios de mudar para uma conta do WhatsApp Business, bem como as etapas necessárias para fazer a mudança.

Acompanhe!

Como posso me cadastrar no WhatsApp como empresa?

É preciso ter uma conta do WhatsApp Business para criar um perfil empresarial. Se você ainda não tem um, veja como fazer:

  1. Escolha um número de telefone que seja apenas para uso comercial
  2. Baixe o aplicativo WhatsApp Business em um celular
  3. Inicie o aplicativo e toque em “Concordar e continuar” para seguir
  4. Em seguida, verifique se o número de telefone da sua empresa está ativo
  5. Crie um perfil para sua empresa (veja abaixo para mais informações), incluindo o nome da empresa, logotipo e categoria
  6. Para inserir informações adicionais ao seu perfil, use o botão de menu e escolha “Configurações do perfil”

Depois de criar uma conta do WhatsApp Business, a próxima e última etapa é criar um perfil do WhatsApp Business.

Perfil no WhatsApp Business

O aplicativo WhatsApp Business requer a configuração de um perfil após o registro. Estabelecer uma marca profissional e pública para sua empresa no WhatsApp agora é mais fácil do que nunca.

O seu perfil do WhatsApp Business vai funcionar como uma página do Instagram, oferecendo um canal para mostrar os detalhes mais importantes da sua empresa, como:

  • Título e logo da empresa
  • Descrição detalhada
  • Localização
  • Horário de funcionamento e dias de funcionamento
  • Site
  • Métodos de contato (telefone, endereço de e-mail, etc.)
  • Classificação de negócios
  • Catálogo de Mercadorias

É essencialmente um resumo de tudo de mais importante que seu cliente precisa saber sobre a sua marca.

O que torna ótimo um perfil do WhatsApp para uma empresa

Agora, analisaremos tudo o que se passa em um perfil do WhatsApp Business abaixo, detalhando os procedimentos de configuração necessários e fornecendo dicas.

1. Foto do perfil

As fotos dos perfis dos usuários são a primeira imagem que se vê ao abrir o aplicativo de mensagens. É por isso que sua empresa precisa incluir uma foto que apresente sua marca de forma positiva, seja fácil de entender e também pertinente à sua missão.

Aqui estão algumas diretrizes a serem lembradas ao selecionar uma foto de perfil para sua conta comercial do WhatsApp:

  • Não use fotografias aleatórias ou privadas
  • Evite fotos pouco nítidas ou pode que fique cortada
  • Verifique se o logotipo está no tamanho correto (pelo menos  640×640 pixels)
  • Para o fundo da imagem, atenha-se à transparência ou a uma cor sólida

Configurando sua foto de perfil do WhatsApp Business

  1. Comece fazendo login na sua conta do WhatsApp Business
  2. Selecione Editar depois de clicar na imagem do seu perfil
  3. Escolha uma imagem existente tocando em Galeria ou tire uma nova usando a Câmera
  4. Ajuste o tamanho e a orientação da imagem conforme necessário, recortando e girando
  5. Selecione o botão Concluir

A foto do perfil da sua conta do WhatsApp Business pode ser alterada ou excluída a qualquer momento, selecionando o botão correspondente.

2. Classificação de empresas

Você pode especificar a natureza da sua empresa na área de categoria do seu perfil do WhatsApp Business. Na lista pré-estabelecida do aplicativo, selecione a opção que corresponda aos produtos ou serviços que sua empresa fornece.

Para escolher a categoria da sua empresa, considere as seguintes dicas:

  • Selecione um segmento de mercado em que seus produtos ou serviços possam ter um bom desempenho
  • Se você não consegue identificar um setor específico, escolha aquele que mais se aproxima
  • Não escolha um campo que não tenha nada a ver com seu produto ou serviço; ou isso poderá prejudicar a sua empresa aos olhos dos clientes

Como configurar a categoria da sua empresa no WhatsApp Business?

  1. Inicie o aplicativo WhatsApp Business
  2. Acesse a conta do WhatsApp da sua empresa
  3. Depois disso, você precisará ir ao campo da categoria e clicar em Editar
  4. Escolha até três áreas de interesse da sua empresa

3. Descrição da empresa

A descrição da empresa serve como uma introdução concisa à sua marca, é como um “sobre mim” de uma página de rede social. Neste tópico, inclua apenas os detalhes mais essenciais sobre seu negócio e sua atuação profissional.

Em poucas palavras, a descrição da sua empresa deve informar os clientes em potencial sobre quem você é, o que oferece e o tipo de serviço que eles podem esperar de você.

Aqui estão alguns pontos que você deve ter em mente ao fazer isso:

  • Especifique detalhadamente o que sua empresa oferece
  • Aposte no Call to Action (CTA) para incentivar seus clientes
  • Corrija quaisquer erros de ortografia e gramática
  • Certifique-se de que a linguagem seja clara e direta.

Como inserir a descrição da sua empresa

  1. Inicie o aplicativo WhatsApp Business em seu dispositivo
  2. Navegue até seu perfil acessando suas configurações
  3. Procure a descrição da empresa mais abaixo
  4. Faça os ajustes necessários
  5. Quando terminar, clique em OK ou SALVAR

4. Horário de atendimento

Com o WhatsApp Business, empresas e clientes podem ter conversas sem complicações. Isso, no entanto, não significa que você deva estar online o tempo todo para responder às perguntas. Definir o horário de funcionamento/horário de funcionamento da sua empresa é fundamental nesse sentido, pois informa os clientes sobre os horários em que eles podem esperar ter notícias suas.

Defina o horário da sua empresa de acordo com essas diretrizes:

  • Estabeleça uma rotina e cumpra-a
  • Estabeleça sua disponibilidade diária, semanal e mensal (lembre-se de editar o horário)
  • Quando você não puder responder imediatamente, configure uma mensagem de ausência ou respostas automáticas de perguntas frequentes personalizadas no ChatGuru

Como estabelecer o horário de atendimento no WhatsApp Business

  1. Comece fazendo login na sua conta do WhatsApp Business
  2. Selecione a opção Horário de Funcionamento
  3. Definir um horário (sempre disponível, aberto em horários selecionados, somente com hora marcada)
  4. Agende horários de disponibilidade diários e semanais
  5. Salve suas alterações

Esteja ciente de que você é livre para alterar o horário de abertura e fechamento de sua empresa a qualquer momento.

5. Endereço ou localização da empresa

A confiança na marca é essencial para todas as empresas, online ou offline. Ter um site para sua empresa ajuda a estabelecer sua credibilidade e legitimação, o que por sua vez atrai mais clientes.

Se estiver preenchendo a seção de endereço, evite usar seu endereço pessoal.

Como incluir informações de endereço da sua empresa

  1. Comece fazendo login na sua conta do WhatsApp for Business
  2. Basta ir em Ferramentas > Catálogo de Endereços > Editar
  3. Forneça o endereço físico da sua empresa
  4. Você também pode “atualizar a localização no mapa” ou “definir a localização no mapa”
  5. Quando terminar de fazer alterações, clique no botão “Concluir”

6. Métodos de contato

Suas informações de contato devem ser incluídas se você estiver usando o WhatsApp para negócios. Esta área também permite que você insira o site da sua empresa e o endereço de e-mail, além do número de telefone da conta comercial.

Quanto mais informações sobre a sua empresa seu perfil tiver, mais seguro os clientes vão estar do seu profissionalismo.

Ao estabelecer seus dados de contato, considere os seguintes conselhos:

  • Inclua um endereço de e-mail profissional (uma identificação exclusiva para o seu negócio)
  • Certifique-se de incluir seu nome de domínio completo em sua postagem (incluindo https)
  • Certifique-se de que seu e-mail pode ser acessado, verificando sua capacidade de entrega
  • Verifique se o link do seu site funciona, testando-o

Como adicionar seus dados de contato ao WhatsApp Business

  • Comece abrindo o aplicativo WhatsApp Business
  • Vá para o seu perfil e escolha Editar
  • Procure o link para o site e o endereço de e-mail
  • Certifique-se de que as informações de contato de sua empresa estejam completas e atualizadas
  • Por fim, quando terminar, escolha a opção Salvar

7. Catálogo de Mercadorias

É crucial fornecer imagens dos produtos que você está vendendo no WhatsApp. Por isso, o aplicativo permite que as empresas criem um catálogo de produtos, muito parecido com um menu, completo com imagens, descrições e preços.

Com este recurso, você pode listar até 500 produtos ou ofertas de sua empresa. Um cliente pode consultar o catálogo de produtos, saber mais sobre ele compartilhando com amigos ou colegas e até mesmo tirar dúvidas antes de fazer uma compra.

Ao decidir adicionar um catálogo, tenha isso em mente:

  • Dê a cada item um nome descritivo
  • Insira várias imagens de cada item
  • Coloque os preços

Como fazer um catálogo no WhatsApp Business

Para começar, abra o WhatsApp e vá em Perfil -> Editar

Depois disso, escolha Gerenciar para fazer alterações ou adicionar um novo catálogo

Altere seu catálogo adicionando ou removendo itens

O ChatGuru já elaborou uma publicação mais aprofundada deste tópico, confira clicando AQUI.

Aproveite todo o potencial do WhatsApp com o ChatGuru

Diante da popularidade do WhatsApp, é cada vez mais importante que as empresas usem esse aplicativo de mensagens para cultivar relacionamentos positivos com clientes em potencial. E esta estratégia envolve monitorar os chamados e trabalhar para criar um plano que seja recompensador e adaptável. O ChatGuru está pronto para ajudá-lo neste desafio!

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Em vez de esperar na fila por assistência, o que pode desencorajar uma compra, o software de conversação do ChatGuru funciona como o primeiro ponto de contato, respondendo prontamente às perguntas dos consumidores e orientando-os no processo de vendas. Usando nossos produtos, você pode ter uma comunicação regular e imediata com seus clientes 24 horas.

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Ao fazer com que os bots lidem com uma ampla gama de tarefas e uma parte considerável das discussões, a tecnologia de automação libera sua equipe para se concentrar em atividades de maior valor, como fornecer respostas mais detalhadas a consultas e criar e implementar táticas inovadoras. Consequentemente, a produtividade do seu time aumenta, assim como a satisfação dos trabalhadores e dos clientes.

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