WhatsApp: Descubra como tirar proveito do novo recurso Comunidades

Neste mês, o WhatsApp começou a liberar o aguardado recurso Comunidades em vários países do mundo. A empresa apresentou seus planos para as comunidades ainda em abril, detalhando o que os usuários podem antecipar e as etapas que o WhatsApp precisava tomar até a implementação do recurso. O recurso Comunidades do WhatsApp está disponível em […]

Giovanna Torreão

02/12/2022

whatsapp

Neste mês, o WhatsApp começou a liberar o aguardado recurso Comunidades em vários países do mundo. A empresa apresentou seus planos para as comunidades ainda em abril, detalhando o que os usuários podem antecipar e as etapas que o WhatsApp precisava tomar até a implementação do recurso.

O recurso Comunidades do WhatsApp está disponível em algumas regiões desde o início de novembro. Por esse motivo, será disponibilizado ao público em geral nos próximos meses. No Brasil, o recurso chega apenas em 2023 por conta de uma decisão feita em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Agora que você sabe que esse novo recurso está chegando, você pode estar pensando em quais mudanças devem ser feitas em seus planos de Marketing. Bem, tenho excelentes notícias para você: neste artigo, descreveremos o que é o recurso Comunidades e como sua empresa pode usá-lo para avançar nas suas estratégias de marketing.

Qual é o plano para a nova função de Comunidades do WhatsApp?

O novo recurso Comunidades do WhatsApp é uma tentativa de centralizar conversas sobre tópicos semelhantes, permitindo que os usuários participem de vários bate-papos em grupo sob o mesmo tema.

Você pode configurar uma comunidade para sua empresa ou organização e segmentar as conversas em subgrupos conforme necessário. Dessa forma, será possível separar a comunicação interna da colaboração específica do projeto.

Com isso, ficará mais fácil dividir o trabalho de forma que cada grupo seja responsável por um aspecto distinto do projeto, e seus colegas de trabalho podem simplesmente se mover entre os grupos sem perder nada. Além disso, o grupo Anúncios está acessível para cada comunidade, para que os moderadores possam distribuir informações cruciais para suas respectivas comunidades.

O WhatsApp está desenvolvendo novos recursos para grupos, além da opção Comunidades, para aprimorar a experiência de bate-papo para os usuários. As novidades da plataforma incluem videochamadas para 32 pessoas e grupos com até 1024 usuários.

Como profissional de marketing, como você pode usar a nova função Comunidades?

No início desta publicação já mostramos como sua organização pode utilizar o recurso Comunidades para comunicação interna, mas essa ferramenta de ponta também pode ser usada para aprimorar suas táticas de marketing e criar vínculos mais fortes com os consumidores.

Mas, afinal, vale a pena? Só para ir direto ao ponto: sim!

Em termos de usuários ativos mensais, o Statista afirma que o WhatsApp é de longe o serviço de mensagens instantâneas mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões. Sendo assim, o novo recurso Comunidades é uma ótima maneira de iniciar a comunicação com seu público-alvo e, como seria de esperar, o número de pessoas nesse grupo que usam o WhatsApp provavelmente será bastante alto.

Portanto, usando Marketing de Comunidade, sua empresa pode alcançar a confiança do consumidor, iniciar uma comunicação bidirecional aprimorada, receber feedbacks direto do cliente, coleta de dados úteis sobre desejos, necessidades e perspectivas do público e desenvolver uma conexão fortalecida entre a organização e seus consumidores.

Enquetes no WhatsApp

Outro recurso recém lançado pelo WhatsApp são as enquetes. O WhatsApp confirmou, no último dia 16, a chegada das enquetes ao aplicativo. A ferramenta havia sido divulgada pela empresa ainda no dia 3 de novembro, porém apenas agora começou a ser disponibilizada para os usuários.

A  nova função possibilita a criação de enquetes tanto em grupos como em chats individuais. É permitido criar uma pergunta com até 12 alternativas de resposta.

No Twitter, a empresa confirmou o lançamento da novidade: “As enquetes estão aqui! Agora tomar decisões no chat em grupo ficou ainda mais fácil e divertido.”

As enquetes já estão disponíveis para aparelhos Android e iOS (iPhones). 

Aproveita o WhatsApp ao máximo

Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, realizado pela Mobile Time e Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no Brasil, estando instalado em 99,2% dos celulares. Além disso, 81% dos clientes dizem que o WhatsApp é seu meio favorito de entrar em contato com empresas.

Neste cenário, está se tornando cada vez mais vital para as empresas usar este aplicativo de mensagens para desenvolver conexões construtivas com seus clientes potenciais e isso inclui estar por dentro das novidades e buscando criar uma estratégia satisfatória e ágil para os clientes. É onde entra o ChatGuru!

A nossa plataforma visa melhorar a experiência de atendimento ao cliente e otimizar a produção comercial, facilitando contatos mais gratificantes e envolventes entre empresas e seus clientes por meio do WhatsApp.

Usando o ChatGuru, sua empresa pode criar e manter um chatbot que atenda aos propósitos específicos de sua empresa e de seus clientes. Automatizar suas comunicações do WhatsApp permite que você economize tempo e esforço em uma variedade de processos de negócios, desde o atendimento ao cliente e marketing até as vendas.

O software de conversação do ChatGuru funciona como o ponto de contato inicial, respondendo imediatamente às perguntas dos clientes e ajudando-os no processo de vendas, em vez de esperar na fila por assistência, o que pode desencorajar uma compra. Nossas ferramentas permitirão que você interaja instantânea e constantemente com sua clientela.

Ao mesmo tempo, ao conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma, você terá acesso a todos os outros poderosos recursos do ChatGuru, como respostas rápidas, rodízio de atendimento ao cliente, funil inteligente automático e campanhas personalizadas, tudo isso permitirá que você dimensione seu serviço de suporte sem sacrificar a qualidade.

Com isso, a tecnologia de automação permite que sua equipe se concentre em atividades de maior valor, como responder a perguntas mais precisas, desenvolver novas estratégias e colocar essas estratégias em ação, enquanto os bots executam uma variedade de atividades e uma grande parte das conversas mais mundanas. Como resultado, a eficiência aumenta, bem como a satisfação dos funcionários e clientes.

Outro ponto importante da plataforma ChatGuru é que é possível acompanhar de perto seus esforços dentro da plataforma. Pode-se personalizar o relatório a fim de monitorar as métricas mais importantes para o seu negócio. Como resultado do uso do ChatGuru, sua organização poderá refinar suas abordagens baseadas em dados para marketing e vendas.

O ChatGuru pode ajudá-lo a automatizar suas conversas no WhatsApp, peça um orçamento agora!

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