O WhatsApp está sempre anunciando novidades e, mais uma vez, está mostrando seu compromisso em se colocar como uma plataforma importante para a comunicação empresarial. Após o carrinho de compras e o catálogo de produtos, a plataforma lança um novo recurso que promete ajudar as marcas: a busca por negócios.
Will Cathcart, Head do WhatsApp, da Meta, usou o Twitter para anunciar que o WhatsApp acaba de ganhar um novo e interessante recurso de busca de negócios integrado à sua conversa. Dessa forma, os usuários poderão procurar empresas e fazer compras sem precisar sair do aplicativo. No momento, a ferramenta está liberada apenas para o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Colômbia, Indonésia, México e Reino Unido.
De acordo com o mensageiro, o usuário será capaz de identificar empresas navegando por categorias relevantes (como finanças ou transporte, por exemplo) ou simplesmente digitando o nome da empresa na barra de pesquisa. Pequenos negócios no Brasil, como cafés, farmácias e outros, também terão acesso a esse recurso.
Portanto, os clientes e potenciais clientes poderão entrar em contato com marcas de todos os tamanhos a fim de realizar uma compra, tirar dúvidas ou até solicitar assistência. Isso evita o incômodo de ter de sair do aplicativo para pesquisar essas informações online. O histórico de pesquisa de um usuário é mantido anônimo e não está correlacionado com sua conta, também conforme declarado pelo WhatsApp.
É importante destacar que esta função de busca já havia passado por um teste em São Paulo no ano passado e contou com um número limitado de participantes. No momento, a novidade está disponível apenas para Android, apesar de ter sido adaptada para uso nos aparelhos iOS em outros países onde o mensageiro liberou a novidade.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, abordou o tema do crescente uso do WhatsApp pelas empresas brasileiras como meio de atendimento ao cliente no WhatsApp Business Summit, também realizado em São Paulo.
“Embora milhões de empresas no Brasil usem o [WhatsApp] para bate-papo, não facilitamos a descoberta de empresas ou a compra de produtos delas, então as pessoas acabam tendo que usar soluções alternativas. O objetivo final aqui é fazer com que você possa encontrar, enviar mensagens e comprar de uma empresa, tudo na mesma conversa do WhatsApp”, explicou o CEO da Meta.
Além do novo recurso de pesquisa, o WhatsApp anunciou que lançará sua nova experiência de pagamentos integrados no Brasil, em parceria com empresas do setor financeiro. Com isso, o usuário não será obrigado a sair da plataforma para fazer pagamentos com um cartão de crédito ou débito.
É fundamental destacar que os testes desse mecanismo de pagamento já começaram na Índia em parceria com a varejista JioMart há algum tempo. A empresa, no entanto, não especificou um cronograma para quando esse recurso seria implementado em outros países e áreas.
Popularidade do WhatsApp
Instalado em 99,2% de todos os celulares, o WhatsApp é disparado o aplicativo mais popular entre os brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, da Mobile Time em parceria com a Opinion Box. O percentual de usuários do WhatsApp que usam o aplicativo com mais frequência também aumentou, subindo três pontos percentuais apenas nos últimos seis meses, sendo aberto diariamente por 88% dos entrevistados.
Outro ponto importante para as empresas é que o uso de aplicativos de mensagens para promover relacionamentos positivos com seus públicos-alvo também está crescendo em importância. O WhatsApp é citado por 81% dos clientes como sendo o preferido para entrar em contato com as empresas.
Enquanto apenas 5% dos usuários do WhatsApp consideram inadequado entrar em contato com uma marca ou corporação pelo aplicativo, 80% dos entrevistados disseram que usam a plataforma para fazer perguntas/pedir informações. Entre aqueles que interagem com empresas pelo app, a plataforma é utilizada pela grande maioria dos usuários para obter ajuda técnica, aprender sobre as compras e adquirir bens e serviços. Mais precisamente 72% obtêm ajuda técnica e serviços e 56% realizam compras.
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