7 principais tendências de marketing B2C de 2023

Conforme entramos em um novo ano, as empresas precisam se preparar para as novidades do mercado. Diante dos desafios dos últimos anos, ficou ainda mais clara a importância de manter-se atualizado sobre as tendências de marketing para garantir o sucesso de suas campanhas. Todos os setores, mas principalmente a publicidade, se beneficiaram do fluxo constante […]

Giovanna Torreão

28/11/2022

marketing

Conforme entramos em um novo ano, as empresas precisam se preparar para as novidades do mercado. Diante dos desafios dos últimos anos, ficou ainda mais clara a importância de manter-se atualizado sobre as tendências de marketing para garantir o sucesso de suas campanhas. Todos os setores, mas principalmente a publicidade, se beneficiaram do fluxo constante de novas informações e ideias que acompanham a mudança de comportamento e expectativa dos consumidores.

Para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing, fortalecer sua marca e expandir sua base de clientes, compilamos uma lista das tendências de marketing mais importantes para 2023.

Aumento do investimento em marketing para 2023

O relatório Q3 B2C Marketing CMO Pulse Survey da Forrester, 2022, revelou que 95% dos entrevistados antecipam um aumento em seus gastos com marketing para 2023. Desses, 52% planejam aumentar significativamente o orçamento de marketing. A empresa de pesquisa de mercado prevê ainda que os gastos globais com marketing cresçam a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 7% entre agora e 2025, chegando a US $4,7 trilhões.

O que esperar do marketing business-to-consumer em 2023

1. Reequilíbrio dos planos de mídia paga

Segundo o Planning Guide 2023: B2C Marketing Executives, Gastar mais em publicidade paga e fazer mudanças estratégicas pode ajudar sua marca a enfrentar crises econômicas e emergir mais forte. Os executivos de publicidade disseram que querem gastar mais em todas as formas de mídia paga, mas principalmente em pesquisa, vídeo online e áudio digital.

A escolha de quanto investir em mídia deve ser guiada pelos objetivos da sua empresa, mas todos os negócios podem se beneficiar de uma estratégia abrangente de comunicação entre canais e do uso de ferramentas de medição sofisticadas para aumentar seu ROI.

2. Criação de conteúdo autêntico

As marcas agora podem criar conteúdo voltado para o público, analisando os dados psicológicos, comportamentais e transacionais dos clientes, graças ao desenvolvimento da tecnologia criativa. Mais de 83% dos CMOs B2C para empresas com 500 ou mais funcionários declararam que desejam aumentar os gastos com marketing de conteúdo em 2023, de acordo com pesquisa da Forrester.

Embora os clientes estejam apreensivos com o contexto social, econômico e geopolítico, eles são céticos em relação a mensagens superficiais. Agora é o momento de rever seus processos de criação de conteúdo. Busque promover o valor de sua empresa e avaliar como sua marca está formando relacionamentos duradouros com seus consumidores, concentrando-se em fornecer conteúdo que faça as duas coisas.

3. Vídeos curtos

Com mais de 2 bilhões de downloads e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok se destacou como uma das maiores plataformas de rede social do mundo. Em apenas alguns anos, os vídeos curtos ganharam muita popularidade, se espalharam por outras plataformas, como o Instagram Reels e YouTube Shorts, e não mostram sinais de diminuir.

O vídeo de formato curto tem o ROI mais alto de qualquer estratégia de marketing de mídia social, e 30% dos profissionais de marketing de mídia social planejaram investir nele mais do que qualquer outra tendência em 2022. O fato é que hoje em dia a mídia social depende muito de vídeos curtos.

4. Marketing de influência

O marketing de influência continuará a desempenhar um papel significativo na geração de leads e vendas. A maioria dos profissionais envolvidos nas campanhas business-to-consumer entende a importância dos influenciadores.

Afinal, quando se trata de recomendações de marcas, produtos ou serviços, os consumidores continuam confiando mais em amigos, familiares e influenciadores do que nas marcas. Mais precisamente, 61% provavelmente confiarão nas recomendações de um amigo, familiar ou influenciador em plataformas sociais. Contra 38% que provavelmente confiam nas recomendações da própria marca em plataformas sociais, conforme dados da Matter Communications.

Diante deste fato, o marketing de influência cresceu exponencialmente nos últimos anos. Dos US$ 1,7 bilhão de 2016, o mercado cresceu e atingiu US$ 9,7 bilhões em 2020. A receita aumentou de forma constante, chegando em US$ 13,8 bilhões no ano de 2021. Agora, prevê-se que o setor alcance a impressionante marca de US$ 16,4 bilhões em 2022.

A influência da pandemia mundial sobre os consumidores, que acelerou o uso das redes sociais, e a otimização da coleta de dados, que os profissionais aproveitaram para as campanhas nas plataformas social, contribuíram para essa expansão.

ChatGuru

Fonte: Influencer Marketing Hub

5. Maior ênfase na responsabilidade social

Os clientes querem que as empresas sejam abertas e se manifestem nas mídias sociais mais do que nunca. De acordo com os resultados da pesquisa Edelman Trust Barometer 2020, muitos clientes classificam a confiança como um dos fatores mais importantes ao fazer uma compra.

As marcas têm sentido o calor das demandas dos consumidores por justiça social e aumento do escrutínio dos clientes nos últimos dois anos, especialmente, desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o pico. O ano de 2023 ainda verá as marcas respondendo a essa necessidade.

6. Inbound permanecerá popular entre as empresas B2C

Com o inbound marketing, você vai até onde seus clientes já estão. Atrair clientes em potencial para você é o objetivo, e não mais o método tradicional de “empurrar” publicidade.

O uso de inbound marketing deverá aumentar em importância no próximo ano. Para fazer isso, as empresas usam estratégias como marketing de conteúdo, otimização de mecanismo de pesquisa, automação, rede social e muito mais para envolver os clientes em todos os pontos do processo de compra, também conhecido como “Atrair, Encantar, Envolver”.

7. Simplificação das suas parcerias com provedores de serviços e tecnologia

Os profissionais podem encontrar e se conectar com seus consumidores ideais com o auxílio da tecnologia moderna. Para garantir o processo, a utilização de recursos e a eficácia de custos de marketing e mídia, os executivos de B2C gastarão um pouco mais em tecnologia em 2023, conforme o relatório da Forrester.

Ferramentas como gerenciamento de recursos de marketing e monitoramento de desempenho receberão alta prioridade. Assim, a sugestão é criar pontes entre várias ferramentas para promover a interoperabilidade de troca de dados, análise e execução. A parceria com um provedor de serviços pode garantir integrações suaves e o uso ideal de quaisquer novas soluções.

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