5 dicas para se tornar viral no TikTok

Com mais de 2 bilhões de downloads e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok rapidamente se destacou no mercado das redes sociais. Embora a plataforma tenha tido um enorme crescimento, algumas empresas ainda lutam para se ajustar às demandas do mercado cada vez mais competitivo de vídeos curtos. Pensando nisso, na […]

Giovanna Torreão

22/11/2022

TIKTOK

Com mais de 2 bilhões de downloads e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok rapidamente se destacou no mercado das redes sociais. Embora a plataforma tenha tido um enorme crescimento, algumas empresas ainda lutam para se ajustar às demandas do mercado cada vez mais competitivo de vídeos curtos.

Pensando nisso, na publicação de hoje, nós vamos trazer 5 dicas para que seus vídeos tenham mais visualizações dentro do TikTok. Veja agora!

5 dicas para ter mais visualizações no TikTok

1. Entenda como funciona o algoritmo do TikTok

Se quiser entrar na cobiçada página For You do TikTok, é preciso ter em mente que o algoritmo não olha apenas para curtidas, compartilhamentos e seguidores. O que realmente importa é o seu tempo médio de exibição. O algoritmo do TikTok promoverá seu vídeo com base na duração e na duração média dos espectadores.

A entrega funciona em blocos. Primeiramente, um grupo menor de usuários receberá seu vídeo. Dependendo da performance, ele será entregue para novos grupos de usuários. Mas o ponto principal é que o número de pessoas que veem seu vídeo depende de quanto tempo elas passam assistindo a ele em média. As chances de seu vídeo se tornar viral no TikTok aumentam proporcionalmente à quantidade de tempo que os usuários passam assistindo a ele em média.

Além do tempo médio de visualização, a taxa de completion e o tipo de conteúdo que você está publicando também são levados em conta da hora que o algoritmo escolhe o conteúdo a ser entregue para os usuários. Todos esses aspectos estão ligados à estrutura do vídeo, o que vamos abordar nos próximos tópicos.

2. Estruture bem seu vídeo

Agora que já sabemos como o algoritmo funciona, é a hora de saber como melhorar seu tempo médio de visualização no TikTok. E o segredo do sucesso está na estruturação do vídeo.

Para manter seus ouvintes interessados ​​até a conclusão de sua narrativa, você deve contar uma convincente. Antes de começar a fazer qualquer coisa, pense por que as pessoas gostariam de ler tudo isso ou assistir a esse filme inteiro. A seguir estão alguns métodos que podem ser úteis.

Tenha um bom gancho

Segundo dados, os usuários do TikTok têm uma atenção média de apenas 1-4 segundos. Nesse período, você precisa chamar a atenção do público a fim de convencê-los a ficar mais. O método clássico para fazer isso é delinear um problema e, em seguida, fornecer uma solução.

Configure uma lista de reprodução ou iniciar uma série

Fazer um vídeo mais longo pode não ser a resposta mesmo que seu assunto seja amplo, já que capturas mais longas têm menor probabilidade de atingir a taxa de conclusão necessária para se tornar viral. Sendo assim, separá-lo é uma opção.

Mais importante ainda, agrupar vídeos semelhantes em listas de reprodução pode poupar o tempo dos seus seguidores que procuram determinados clipes na sua página. Caso você tenha uma biblioteca de vídeos relacionados (uma lição, uma parte dois, uma explicação etc.), poderá organizá-los em categorias com base em temas comuns. Depois de feitas, as playlists aparecerão no resumo do seu perfil.

Invista no Call To Action

Um vídeo de alta qualidade é o resultado de muito trabalho e dedicação, mas que ação você espera que os espectadores façam como resultado de ver sua produção? Um CTA sólido se torna útil nesse contexto. Certifique-se de incentivar os espectadores a compartilhar seu vídeo ou se inscrever em seu canal. Depois que eles terminarem de ler suas informações, guie-os na direção certa.

Use texto

É mais provável que as pessoas assistam ao seu vídeo inteiro do TikTok se você o inicia com uma sobreposição de texto em vez de apenas uma miniatura simples. Além disso, prepara o público para o que está por vir. Pode servir como introdução ou como um apelo à atenção do público.

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3. Aproveite ao máximo as tendências emergentes

Apesar da originalidade ser algo muito valorizado dentro da plataforma, se você está sem muitas ideias, a dica é seguir as últimas tendências. Pode-se conseguir isso dando uma olhada na página de explorar, onde é possível identificar as músicas, hashtags e desafios mais populares do momento. Vale a pena também seguir alguns produtores de tendências mais populares e relevantes dentro do seu nicho.

No entanto, é importante ter em mente que a vida útil média de uma tendência dentro da plataforma é entre cinco e sete dias.

Como vimos em um outro post sobre TikTok, o áudio tem muita relevância dentro da plataforma. Mais precisamente 88% dos usuários concordam que o áudio da plataforma desempenha um papel significativo na experiência geral do aplicativo, conforme a pesquisa “What’s Next” do TikTok.

O estudo revelou ainda que, na página “Para você” de 2021, o som gerou 47% mais visualizações de vídeo do que hashtags. Sendo assim, vale a pena investir algum tempo no FYP a fim de identificar as tendências emergentes da plataforma. 

Se você for para a página de exploração e escolher a opção ‘sons’, o TikTok fornecerá uma seleção dos sons e músicas mais populares no aplicativo no momento. Também é possível descobrir quais músicas estão em alta no momento observando as listas de reprodução de seus produtores favoritos.

A função de narração permite narrar sua história e definir o tom para o ouvinte. Esta é uma opção bem interessante, que se aproxima bastante do seu público, como se você estivesse falando diretamente com seu consumidor. Além disso, você pode fazer seu próprio sucesso viral com algum áudio gravado.

Se você utilizar sua própria música exclusiva em um vídeo e ela se tornar popular, outros criadores do TikTok poderão pegar seu áudio emprestado. O ponto alto é que seu filme será reconhecido como o primeiro de seu tipo, aumentando a probabilidade de que outros o assistam.

4. Trabalhar com outros artistas

Entrar em contato com outros produtores e influenciadores do TikTok é uma ótima abordagem para ampliar seu público e obter exposição. Ao unir-se com um perfil estabelecido, você pode aumentar significativamente o alcance de seus vídeos.

Se você é uma marca, trabalhar com influenciadores conhecidos pode ajudá-lo a se destacar e alcançar o público que você deseja através da credibilidade do influenciador. Outra opção é criar “duetos” usando vídeos populares que já se tornaram virais. Usando a função dueto, você e outro usuário podem enviar um vídeo lado a lado para produzir um material especial.

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5. Invista nas palavras-chave

Para ajudar seu vídeo a se tornar viral, também precisa usar palavras-chave. A plataforma de compartilhamento de vídeo TikTok está expandindo rapidamente seus recursos de pesquisa. Se você começar na página Descobrir, vai reparar a facilidade em localizar o tipo de conteúdo pelo qual está procurando através da busca. Sendo assim, o método mais rápido de ser encontrado é investindo nas hashtags, descrições e textos relevantes.

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