Muitas empresas estão aumentando o número de representantes de atendimento ao cliente em preparação para a temporada de compras de Black Friday e Natal. Tudo para atender o consequente fluxo de chamadas que inevitavelmente surgirão. Para lidar com o fluxo de clientes nas festas de fim de ano, o segredo é usar um chatbot.
Criar uma experiência positiva para seus clientes é essencial para estabelecer a credibilidade da sua marca e conquistar sua fidelidade. Muitos consumidores podem interagir com sua empresa na Black Friday pela primeira vez, e proporcionar a eles uma experiência positiva pode diferenciá-lo da concorrência e mantê-los como clientes pelo resto do ano. É aqui que entram os chatbots!
Neste dia antes da Black Friday, essas cinco diretrizes podem ajudar a sua marca a criar um plano de experiência do cliente que beneficie sua empresa. Com elas, você pode criar uma estratégia abrangente para aumentar a satisfação de seus clientes com a experiência com sua marca desde a primeira exposição a ela até muito depois de terem feito uma compra.
Veja como maximizar o efeito financeiro da sua empresa na Black Friday com um chatbot
A metade dos brasileiros quer fazer compras na Black Friday, segundo a pesquisa Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, realizada pela IM Globo. O número representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Ainda mais pessoas planejam comprar naquele dia do que na classe B o fazem: 65% das pessoas na classe A.
Neste ano, 71% dos clientes buscarão experiências omnichannel, com compras online e opções de retirada na loja se tornando mais difundidas. Para aproveitar esse aumento da demanda e atender as expectativas dos clientes, veja como maximizar o efeito financeiro da sua empresa na Black Friday com um chatbot.
Esteja onde seus clientes estão
Até 2025, 80% das organizações de suporte ao cliente vão abandonar os aplicativos móveis nativos em favor de mensageiros, afirma um relatório do Gartner.
Os canais de mensagens, como o WhatsApp, estão sendo amplamente adotados pelo público – a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais -, o que o torna uma grande oportunidade para o mercado global. Atualmente, mais de cinco milhões de empresas em todo o mundo usam o WhatsApp Business.
Através do WhatsApp, as empresas podem minimizar a dependência de experiências nativas de aplicativos móveis próprios, economizar despesas, aumentar a eficácia digital e de autoatendimento e fornecer uma experiência consistente para interação com o cliente.
O grande público potencial do aplicativo está no fato de que as empresas podem entrar em contato rapidamente com novos clientes que ainda não estão totalmente por dentro das suas ofertas em um ambiente familiar para eles.
Uma outra grande vantagem relacionada com a popularidade do WhatsApp está na taxa de abertura das mensagens. Os aplicativos de mensagens apresentam taxas médias de abertura e cliques de 90% e 30%, respectivamente.
O tempo de resposta extremamente rápido permite discussões mais aprofundadas do que apenas pedidos de assistência. Mais e mais pessoas estão usando aplicativos de mensagens sociais para discutir produtos, fazer perguntas e compartilhar feedback positivo.
Com esses métodos implementados, os agentes de suporte ao cliente da sua empresa podem atuar com mais sucesso como vendedores digitais, influenciando as escolhas de compra dos clientes em tempo real.
Rastreie as etapas pelas quais o consumidor passa do começo ao fim
Motivar os clientes a se envolverem com o chatbot em momentos-chave de sua experiência de compra é essencial para que o bot gere receita. Mais conhecimento sobre os hábitos de compra de seus clientes significa mais informações que você pode fornecer ao seu bot para ajudá-los.
Sendo assim, concentre-se em desvendar o comportamento do cliente, interação e objetivos. O bot pode ser útil para ajudar o consumidor a encontrar a opção de compra perfeita e também para oferecer um desconto ou recomendação em um item complementar que provavelmente seria apreciado pelo consumidor.
Ambas as situações são excelentes perspectivas para fazer uma venda. Compreender a jornada do cliente e fornecer comunicações oportunas, relevantes e personalizadas é a maneira de encontrar esses momentos geradores de receita.
Faça um esforço para entrar em contato com seus clientes
Depois de aprender sobre a jornada de seus clientes, é hora de fazer com que eles se envolvam com seu bot. O contato proativo com os clientes é o melhor método para demonstrar a utilidade de um chatbot.
Suas mensagens proativas devem ser relevantes para o momento da jornada em que o consumidor está e consistentes com suas interações anteriores com o chatbot.
Incluímos uma ferramenta fácil de usar em nossa plataforma chamada funil automático inteligente apenas para essa finalidade. O chatbot identifica em que ponto do funil de vendas o cliente se encontra, o que vai definir o tipo de comunicação que ele receberá.
Sugestões de produtos
Os chatbots podem se destacar em fazer sugestões de produtos, a boa tática do cross selling e up selling.
Para melhor atender seus usuários, os chatbots são programados para responder a consultas específicas. No entanto, essa mentalidade precisa ser invertida para que um chatbot seja empregado como meio de gerar dinheiro real. Faça com que o chatbot pergunte sobre o que o consumidor precisa e não sobre o que ele quer.
No ChatGuru, é possível desenvolver uma árvore de decisão centrada no produto como o primeiro passo para estabelecer essa estrutura. Organize seus produtos e guie pacientemente seu comprador por meio de um conjunto de perguntas que o levarão ao produto certo.
Esse método promove uma interação mais natural entre o consumidor e o chatbot e garante que o conselho do bot seja baseado nas preferências do cliente.
Meça os resultados das ações do seu chatbot
Depois de passar por todos esses problemas para desenvolver seu chatbot, você deve monitorar como ele está contribuindo para a receita. Faça com que suas equipes de vendas e experiência do cliente acompanhem os itens mais populares sugeridos pelo seu chatbot enquanto você monitora sua eficácia.
A sua empresa pode usar esses dados para orientar as alterações em suas táticas de vendas, como ajustar a mensagem proativa do chatbot ou introduzir novas estratégias de cross selling e up selling.
No ChatGuru, relatórios mensais também estão disponíveis no formato de sua escolha. Você pode usufruir de um sistema de rastreamento simples que inclui a opção de receber dados por e-mail ou WhatsApp.
ChatGuru
Com a plataforma do ChatGuru, você terá acesso a uma infinidade de opções técnicas que podem melhorar tanto a eficácia do seu serviço quanto a experiência de seus clientes. As conversas podem ser rápidas e interessantes mesmo nas estações mais movimentadas do ano, graças ao ChatGuru.
O software de conversação do ChatGuru serve como ponto de contato inicial, respondendo instantaneamente às consultas dos clientes e orientando-os no processo de vendas, eliminando a necessidade de os consumidores esperarem na fila para atendimento, o que pode levá-los a desistir da compra. Isso está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Se sua organização emprega um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), você pode agilizar ainda mais seu fluxo de trabalho conectando o ChatGuru a ele.
Para melhor segmentar seu público e fechar mais negócios no futuro, inclua o ChatGuru em suas operações comerciais.
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