O comportamento do consumidor está mudando. Como resultado, o marketing também precisa evoluir. Neste cenário, diversas equipes de marketing estão vendo que suas antigas estratégias não estão funcionando tão bem quanto antes. É aí que vem a economia do criador. Existe uma quantidade infinita de material que pode ser desenvolvido por meio da colaboração entre marcas e as 50 milhões de pessoas que se identificam como criadores.
Os criadores de conteúdo motivam seu público, unindo indivíduos que de outra forma não estariam juntos, através de interesses, hobbies ou identidades. Esses grupos preexistentes de pessoas têm muito valor, e as grandes empresas estão começando a perceber isso.
Seja seu objetivo fortalecer o relacionamento com os clientes atuais ou encontrar novos, o material criado pensando no seu público é um ingrediente-chave para alcançar ambos. Os dois principais objetivos do marketing de criadores são a expansão do público e a geração de engajamento.
Encontrar produtores cujo público-alvo se sobrepõe ao seu público-alvo, mas que podem não estar tão familiarizados com sua marca quanto você gostaria, é uma tarefa baseada em dados e estudo.
Um programa adequado de criadores de conteúdo é essencial para que as equipes de redes sociais consigam alcançar seu público da melhor maneira possível. Agora, vamos entender mais sobre a economia dos criadores!
Por que investir na economia dos criadores?
As relações com os fãs são reais e sinceras, o que se reflete na empresa com a qual o criador está trabalhando. Os criadores de conteúdo podem reforçar sua estratégia de marca reiterando suas crenças e identidade de uma maneira que ressoe com seu público-alvo.
Os usuários estão exigindo autenticidade depois de serem expostos ao Photoshop e aos filtros por tanto tempo. O Sprout Social IndexTM descobriu que consumidores e anunciantes valorizam os criadores que são genuínos.
Mais precisamente 52% dos profissionais de marketing confiam nos criadores na esperança de fortalecer sua rede social e 41% o fazem para promover os valores de sua marca. Além disso, 16% dos entrevistados disseram que queriam que sua abordagem criativa ajudasse a alterar as impressões dos consumidores sobre a marca de sua empresa.
A grande vantagem das marcas usarem criadores é poder se conectar com seu público de uma maneira que pareça natural para eles. No entanto, para colher os benefícios dessas colaborações, as marcas provavelmente terão que abrir mão de alguma autoridade para os criadores. Embora as marcas paguem pelo conteúdo do criador, elas podem não ser o dono da peça. E há muito valor em abrir mão de alguma supervisão editorial.
Enquanto 27% das empresas compartilham apenas conteúdo em suas próprias páginas, 45% dos casos o autor compartilha o material em sua própria conta. Quando o material é hospedado na conta do autor, a campanha parece mais genuína, ao mesmo tempo em que aumenta a exposição da marca.
Principais objetivos dos profissionais de marketing ao trabalhar com criadores
- 62% geram mais engajamento
- 60% alcançam novos públicos
- 53% fortalecem nossa comunidade nas redes sociais
- 42% impulsionam a receita
- 41% promovem os valores de nossas marcas
- 25% reduz a carga de criação de conteúdo
- 16% mudam a percepção do público sobre nossa marca
O que os criadores devem compartilhar?
As empresas podem escolher entre uma grande variedade de formatos de conteúdo. Esta não é uma escolha a ser feita levianamente, já que vários criadores são especialistas em diferentes formas de mídia.
Tipos de conteúdo que os profissionais de marketing contratam criadores para produzir
- Conteúdo educacional – 50%
- Unboxing ou revelar – 42%
- Testemunho – 43%
- Sorteio ou desafio – 42%
- Esquete/comédia – 24%
- Conteúdo dos bastidores – 31%
- Comentário do tópico de tendência – 28%
Quando perguntados sobre o que eles querem dos criadores de conteúdo, as marcas têm uma resposta variada, mas o tipo de conteúdo mais procurado pelos profissionais de marketing é o material instrucional.
Não é nenhum segredo que as empresas estão à procura de criadores de conteúdo que possam fornecer demonstrações genuínas de seus produtos. É mais provável que os clientes fiquem satisfeitos com seus produtos se souberem o que esperar e como utilizá-los antes de comprá-los.
O conteúdo envolvendo unboxing e revelações também é bastante popular, com 42% de todas as visualizações. Como o espectador está experimentando a descoberta do produto com o criador em tempo real, sem chance de aprimorar as primeiras impressões, os filmes de unboxing têm uma autenticidade inata. Você também pode usar esses vídeos para destacar a experiência da sua marca. O conteúdo unboxing é uma ótima maneira de mostrar o esforço que você coloca em cada compra, especialmente se a embalagem for parte da experiência, uma maneira de chamar atenção e excitar os clientes.
Cerca de um terço dos profissionais de marketing planeja conquistar os consumidores mostrando como seus produtos são usados no dia a dia com conteúdos de bastidores. Os clientes que estão em cima do muro podem ser conquistados mostrando exemplos do seu produto em uso real.
Onde os criadores devem compartilhar seu trabalho com as marcas?
Cada meio tem seu próprio conjunto exclusivo de usuários, criadores de conteúdo e interconexões. Os objetivos dos profissionais de marketing no desenvolvimento de estratégias de marketing criativas giram em torno da conexão com os consumidores onde eles já passam seu tempo online.
Não é segredo que plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e TikTok são os melhores lugares para formar colaborações com criadores. Ainda assim, as empresas não podem ignorar o potencial de marketing do YouTube. Embora mais da metade dos consumidores prevejam dedicar um tempo significativo no site, apenas 27% dos profissionais de marketing estão investindo em parcerias com criadores do YouTube.
ChatGuru
Encontrar estratégias para se aproximar dos consumidores e, ao mesmo tempo, melhorar o fluxo de trabalho é essencial para um negócio em desenvolvimento. Os chatbots estão se tornando mais populares nesse cenário devido aos ganhos de eficiência e ao melhor atendimento ao cliente que eles fornecem por meio da automação.
Ao processar dados de uma maneira que imita o comportamento humano em mensagens, os chatbots podem trocar informações com os consumidores, que fazem perguntas, obtêm respostas e recebem soluções. Você pode adicionar essa funcionalidade à sua conta do Whatsapp com a ajuda do ChatGuru.
Com o uso da API do WhatsApp Business, o chatbot pode automatizar o atendimento, as vendas e o engajamento, tornando seu negócio disponível 24 horas por dia. Ao priorizar tarefas que precisam de consideração e planejamento minuciosos, deixando o chatbot com as atividades repetitivas, você pode maximizar seu tempo e fornecer um serviço superior aos seus clientes.
Com a plataforma ChatGuru, você pode ter uma configuração de serviço híbrido em que bots e humanos trabalham juntos para gerenciar sua caixa de entrada do WhatsApp. Nessa abordagem, você pode escalar sua capacidade de atendimento ao cliente sem adicionar mais usuários.
Melhor ainda, a plataforma ChatGuru permite a administração de um número ilimitado de linhas do WhatsApp, tudo a partir de um painel de controle unificado. Dentro de uma interface comum, sua empresa pode estruturar equipes de serviço de vários tamanhos e responsabilidades da maneira que for melhor para você.
Nosso sistema também inclui um conjunto de ferramentas que tornarão seus agentes mais produtivos. Existem vários recursos para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de comunicação corporativa, como um funil automatizado inteligente, respostas instantâneas e marketing direcionado.
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