ChatGuru: solução para sua empresa vender mais na Black Friday

O segundo semestre é um período, tradicionalmente, repleto de oportunidades de vendas. Entre Copa do Mundo, Natal, Cyber Monday e Black Friday, o comércio deve saber aproveitar esta sequência de promoções sazonais e datas comemorativas. Se sua empresa está de olho nesta temporada prolongada para aquecer o consumo e potencializar suas vendas, é importante estar […]

Giovanna Torreão

02/10/2022

chatbots para black friday

O segundo semestre é um período, tradicionalmente, repleto de oportunidades de vendas. Entre Copa do Mundo, Natal, Cyber Monday e Black Friday, o comércio deve saber aproveitar esta sequência de promoções sazonais e datas comemorativas.

Se sua empresa está de olho nesta temporada prolongada para aquecer o consumo e potencializar suas vendas, é importante estar de olho nos dados e nas tecnologias que podem ajudar o seu negócio a chegar mais longe.

Na publicação de hoje, nós vamos abordar tudo o que o seu negócio precisa saber sobre a Black Friday e como o ChatGuru pode ajudá-lo a aproveitar a data ao máximo.

O potencial da Black Friday

Ao fazer os preparativos da sua estratégia, é importante considerar os dados dos anos anteriores, a perspectiva atual do consumidor, incluindo suas expectativas de crescimento monetário e seus planos para fazer compras no segundo semestre do ano.

Black Friday 2021

As vendas do e-commerce na Black Friday de 2021 registraram um crescimento de 5% quando comparado ao ano anterior, alcançando R$ 4,2 bilhões em vendas no e-commerce, 5,6 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$ 753.

Mas é importante destacar que o impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira. As promoções começaram mais cedo em 2021, com aumento nos 11 primeiros dias de novembro (+31%) e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, quando o faturamento marcou R$ 2,8 bilhões. 

Vale destacar que a quinta-feira que antecede a data representou 25% de tudo o que foi vendido, conforme dados da Nielsen eBit.

Segundo a Behup | Pesquisa Pós Black Friday 2021, 80% dos consumidores se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday em 2021. Inclusive, com algumas pessoas fazendo compras não planejadas.

Entre os fatores que levaram a este comportamento se destacam o frete grátis (38%), descontos acima de 50% (37%) e entrega rápida (23%). O pagamento flexível (16%) e o adiantamento das compras de Natal (13%) também foram o empurrãozinho que faltava para a conversão de alguns clientes.

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Entretanto, algumas compras deixaram de ser feitas, pois muitos clientes esperavam descontos maiores (40%) e fretes mais baratos (39%). A pesquisa revelou também que prazo longo de entrega (22%), avaliações ruins (21%) e pagamento apenas à vista (21%) também geraram desistências.

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Perspectiva Black Friday 2022

Como o período inclui importantes eventos comemorativos como a Copa do Mundo e a própria Black Friday, a oscilação das vendas no varejo indica crescimento nesse período em relação ao primeiro semestre do ano. Em paralelo, existe uma expectativa de melhora da situação financeira para 62% dos consumidores.

O estudo Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da IM Globo, também revelou que 50% dos brasileiros planejam fazer uma compra na Black Friday. O número representa um aumento de três pontos percentuais em comparação com o ano passado. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra na data. Já 38% ainda não sabem dizer se vão comprar algo.

Enquanto em 2021 o e-commerce se destacou como o canal que o consumidor mais comprou na Black Friday, em 2022 71% dos consumidores buscam experiências omnichannel, com opções de compras online e retirada na loja se tornando mais comuns.

Quando se trata do que influencia os consumidores a comprar, o preço é fundamental tanto nas lojas físicas quanto nos mercados online. 

Na lojas online, os consumidores prestam mais atenção em:

  • 59% preço
  • 46% prazo de entrega
  • 42% confiança no site/aplicativo
  • 22% flexibilidade de pagamento
  • 22% facilidade de devolução ou troca de produto
  • 21% variedade

Nas lojas físicas, os consumidores se importam mais com:

  • 58% preço
  • 40% variedade de produto
  • 27% flexibilidade de pagamento
  • 26% confiança na marca da loja
  • 25% proximidade com a residência
  • 25% organização da loja

O frete grátis e qualidade do produto também são vistos como uma boa experiência de compra, segundo os dados da pesquisa. Também fazem diferença na conversão outros fatores como, avaliações de outros consumidores e atendimento humanizado.

A vez do aplicativos

O Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo, conforme dados da Agência Corebiz. Sendo assim, não é de se espantar que estas plataformas estejam se consolidando como um meio importante para o varejo durante as vendas da Black Friday.

As vendas por aplicativo cresceram 55% na Black Friday do ano passado, representando 21% da receita total das vendas online. Em apenas um dia do evento de 2021, foram entregues mais de 10 milhões de notificações.

Como vender mais e melhor na Black Friday com o ChatGuru

Uma vez que metade dos brasileiros pretendem comprar algo, a Black Friday é de fato uma oportunidade para as empresas aumentarem suas receitas. Mas é fundamental ter planejamento.

O Relatório Black Friday All in 2021 identificou que os clientes começam a planejar a Black Friday com um mês de antecedência, com um pico no tráfego começando na segunda semana de novembro e continuando até o fim de semana.

Enquanto muitas lojas e comerciantes online salvam suas melhores ofertas para a Black Friday (que cai em 25 de novembro deste ano), outras estão oferecendo descontos durante todo o mês de novembro. Na hora de elaborar a sua estratégia, lembre também que as semanas que antecedem o evento são críticas para as empresas se conectarem e conquistarem o público. 

Neste sentido, integrar a sua comunicação com a plataforma ChatGuru é uma forma de se preparar para a Black Friday. A nossa tecnologia pode estar presente para os seu consumidores em todas as etapas do processo de compra durante a data, gerando uma aproximação com eles e fortalecendo sua marca. Veja como:

Atendimento por aplicativo

Como visto anteriormente, os aplicativos estão ganhando espaço e preferência entre os consumidores. Tendo isto em mente, é preciso observar também que 68% dos entrevistados selecionaram o WhatsApp como a maneira mais conveniente de entrar em contato com empresas, devido à facilidade de acessibilidade, comunicação assíncrona e respostas instantâneas. Enquanto isso, 61% dos clientes dizem que não vão baixar um novo aplicativo para se comunicar com uma empresa.

Devido ao seu uso generalizado, o WhatsApp tornou-se um canal significativo para o comércio conversacional no ​​Brasil. As mensagens fazem mais do que simplesmente encaminhar os clientes através do funil de vendas, também promovem uma relação através do diálogo.

Dados da Meta, antigo Facebook, apontam que 55% daqueles que falaram com uma empresa por meio de mensagens sentiram uma conexão mais pessoal com a marca como resultado. Já 76% dos brasileiros concordaram com a afirmação de que entrar em contato com uma empresa por mensagem aumenta sua confiança no produto ou serviço – lembrando que a confiança também foi apontada como um fator importante na hora das compras de Black Friday.

Sendo assim, o ChatGuru é uma forma de potencializar a sua presença na rede social, sem a necessidade de grandes esforços. Com a nossa plataforma, é possível integrar diversas ferramentas – desde chatbots até recursos de otimização -, que vão deixar a sua comunicação mais eficiente e ao mesmo tempo cômoda para os clientes.

Escalabilidade

Naturalmente, a Black Friday gera uma expectativa de aumento de demanda. Com o ChatGuru, será muito mais fácil lidar com todos os leads, sem a necessidade de aumentar a equipe.

O chatbot do ChatGuru pode responder instantaneamente às perguntas de todos os consumidores de uma só vez. Quando um consumidor acessa a conta da sua empresa no aplicativo e faz uma pergunta, os chatbots de lá responderão imediatamente usando sua base de conhecimento e perguntas frequentes para garantir sempre a melhor qualidade de serviço possível.

Atendimento 24 horas

Através do chatbot ChatGuru, as empresas podem manter um constante envolvimento bidirecional com sua clientela. A sua empresa ainda pode fazer vendas mesmo quando vendedores humanos não estão disponíveis. Afinal, os bots ficam disponíveis 24 horas por dia, durante toda a Black Friday, para interagir com os consumidores.

As taxas de conversão são proporcionais à facilidade com que os clientes podem se envolver em seu horário e local preferidos. Se sua equipe estiver ocupada ou indisponível, o chatbot pode responder a perguntas comuns e orientar os visitantes pelo processo de vendas por conta própria. O cenário ideal para um período de alta demanda, como a Black Friday.

Aumento da eficiência dos agentes humanos

A temporada da Black Friday requer também uma ajudinha aos agentes humanos. Por isso, o ChatGuru conta com uma série de recursos que vão ajudar a otimizar o trabalho dos seus atendentes.

Conheça os recursos ChatGuru que farão diferença na sua empresa

Desde as anotações internas até o rodízio automático de atendimento, passando pelo funil inteligente. São muitas as ferramentas ChatGuru que vão aumentar a eficiência do seu time.

Coleta de dados

Todos sabemos que informação é ouro! E no ChatGuru todos os dados coletados durante a interação com os seus clientes são encaminhados para a nossa plataforma, por meio da qual é possível extrair relatórios personalizados.

Com tudo isto em mãos, você pode obter uma visão mais profunda de seus clientes e dará a munição para que sua equipe seja capaz de atender às necessidades exclusivas de cada um deles.

O ChatGuru ajuda a sua empresa a dominar a Black Friday!

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