O segundo semestre é um período, tradicionalmente, repleto de oportunidades de vendas. Entre Copa do Mundo, Natal, Cyber Monday e Black Friday, o comércio deve saber aproveitar esta sequência de promoções sazonais e datas comemorativas.
Se sua empresa está de olho nesta temporada prolongada para aquecer o consumo e potencializar suas vendas, é importante estar de olho nos dados e nas tecnologias que podem ajudar o seu negócio a chegar mais longe.
Na publicação de hoje, nós vamos abordar tudo o que o seu negócio precisa saber sobre a Black Friday e como o ChatGuru pode ajudá-lo a aproveitar a data ao máximo.
O potencial da Black Friday
Ao fazer os preparativos da sua estratégia, é importante considerar os dados dos anos anteriores, a perspectiva atual do consumidor, incluindo suas expectativas de crescimento monetário e seus planos para fazer compras no segundo semestre do ano.
Black Friday 2021
As vendas do e-commerce na Black Friday de 2021 registraram um crescimento de 5% quando comparado ao ano anterior, alcançando R$ 4,2 bilhões em vendas no e-commerce, 5,6 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$ 753.
Mas é importante destacar que o impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira. As promoções começaram mais cedo em 2021, com aumento nos 11 primeiros dias de novembro (+31%) e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, quando o faturamento marcou R$ 2,8 bilhões.
Vale destacar que a quinta-feira que antecede a data representou 25% de tudo o que foi vendido, conforme dados da Nielsen eBit.
Segundo a Behup | Pesquisa Pós Black Friday 2021, 80% dos consumidores se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday em 2021. Inclusive, com algumas pessoas fazendo compras não planejadas.
Entre os fatores que levaram a este comportamento se destacam o frete grátis (38%), descontos acima de 50% (37%) e entrega rápida (23%). O pagamento flexível (16%) e o adiantamento das compras de Natal (13%) também foram o empurrãozinho que faltava para a conversão de alguns clientes.
Entretanto, algumas compras deixaram de ser feitas, pois muitos clientes esperavam descontos maiores (40%) e fretes mais baratos (39%). A pesquisa revelou também que prazo longo de entrega (22%), avaliações ruins (21%) e pagamento apenas à vista (21%) também geraram desistências.
Perspectiva Black Friday 2022
Como o período inclui importantes eventos comemorativos como a Copa do Mundo e a própria Black Friday, a oscilação das vendas no varejo indica crescimento nesse período em relação ao primeiro semestre do ano. Em paralelo, existe uma expectativa de melhora da situação financeira para 62% dos consumidores.
O estudo Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da IM Globo, também revelou que 50% dos brasileiros planejam fazer uma compra na Black Friday. O número representa um aumento de três pontos percentuais em comparação com o ano passado. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra na data. Já 38% ainda não sabem dizer se vão comprar algo.
Enquanto em 2021 o e-commerce se destacou como o canal que o consumidor mais comprou na Black Friday, em 2022 71% dos consumidores buscam experiências omnichannel, com opções de compras online e retirada na loja se tornando mais comuns.
Quando se trata do que influencia os consumidores a comprar, o preço é fundamental tanto nas lojas físicas quanto nos mercados online.
Na lojas online, os consumidores prestam mais atenção em:
- 59% preço
- 46% prazo de entrega
- 42% confiança no site/aplicativo
- 22% flexibilidade de pagamento
- 22% facilidade de devolução ou troca de produto
- 21% variedade
Nas lojas físicas, os consumidores se importam mais com:
- 58% preço
- 40% variedade de produto
- 27% flexibilidade de pagamento
- 26% confiança na marca da loja
- 25% proximidade com a residência
- 25% organização da loja
O frete grátis e qualidade do produto também são vistos como uma boa experiência de compra, segundo os dados da pesquisa. Também fazem diferença na conversão outros fatores como, avaliações de outros consumidores e atendimento humanizado.
A vez do aplicativos
O Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo, conforme dados da Agência Corebiz. Sendo assim, não é de se espantar que estas plataformas estejam se consolidando como um meio importante para o varejo durante as vendas da Black Friday.
As vendas por aplicativo cresceram 55% na Black Friday do ano passado, representando 21% da receita total das vendas online. Em apenas um dia do evento de 2021, foram entregues mais de 10 milhões de notificações.
Como vender mais e melhor na Black Friday com o ChatGuru
Uma vez que metade dos brasileiros pretendem comprar algo, a Black Friday é de fato uma oportunidade para as empresas aumentarem suas receitas. Mas é fundamental ter planejamento.
O Relatório Black Friday All in 2021 identificou que os clientes começam a planejar a Black Friday com um mês de antecedência, com um pico no tráfego começando na segunda semana de novembro e continuando até o fim de semana.
Enquanto muitas lojas e comerciantes online salvam suas melhores ofertas para a Black Friday (que cai em 25 de novembro deste ano), outras estão oferecendo descontos durante todo o mês de novembro. Na hora de elaborar a sua estratégia, lembre também que as semanas que antecedem o evento são críticas para as empresas se conectarem e conquistarem o público.
Neste sentido, integrar a sua comunicação com a plataforma ChatGuru é uma forma de se preparar para a Black Friday. A nossa tecnologia pode estar presente para os seu consumidores em todas as etapas do processo de compra durante a data, gerando uma aproximação com eles e fortalecendo sua marca. Veja como:
Atendimento por aplicativo
Como visto anteriormente, os aplicativos estão ganhando espaço e preferência entre os consumidores. Tendo isto em mente, é preciso observar também que 68% dos entrevistados selecionaram o WhatsApp como a maneira mais conveniente de entrar em contato com empresas, devido à facilidade de acessibilidade, comunicação assíncrona e respostas instantâneas. Enquanto isso, 61% dos clientes dizem que não vão baixar um novo aplicativo para se comunicar com uma empresa.
Devido ao seu uso generalizado, o WhatsApp tornou-se um canal significativo para o comércio conversacional no Brasil. As mensagens fazem mais do que simplesmente encaminhar os clientes através do funil de vendas, também promovem uma relação através do diálogo.
Dados da Meta, antigo Facebook, apontam que 55% daqueles que falaram com uma empresa por meio de mensagens sentiram uma conexão mais pessoal com a marca como resultado. Já 76% dos brasileiros concordaram com a afirmação de que entrar em contato com uma empresa por mensagem aumenta sua confiança no produto ou serviço – lembrando que a confiança também foi apontada como um fator importante na hora das compras de Black Friday.
Sendo assim, o ChatGuru é uma forma de potencializar a sua presença na rede social, sem a necessidade de grandes esforços. Com a nossa plataforma, é possível integrar diversas ferramentas – desde chatbots até recursos de otimização -, que vão deixar a sua comunicação mais eficiente e ao mesmo tempo cômoda para os clientes.
Escalabilidade
Naturalmente, a Black Friday gera uma expectativa de aumento de demanda. Com o ChatGuru, será muito mais fácil lidar com todos os leads, sem a necessidade de aumentar a equipe.
O chatbot do ChatGuru pode responder instantaneamente às perguntas de todos os consumidores de uma só vez. Quando um consumidor acessa a conta da sua empresa no aplicativo e faz uma pergunta, os chatbots de lá responderão imediatamente usando sua base de conhecimento e perguntas frequentes para garantir sempre a melhor qualidade de serviço possível.
Atendimento 24 horas
Através do chatbot ChatGuru, as empresas podem manter um constante envolvimento bidirecional com sua clientela. A sua empresa ainda pode fazer vendas mesmo quando vendedores humanos não estão disponíveis. Afinal, os bots ficam disponíveis 24 horas por dia, durante toda a Black Friday, para interagir com os consumidores.
As taxas de conversão são proporcionais à facilidade com que os clientes podem se envolver em seu horário e local preferidos. Se sua equipe estiver ocupada ou indisponível, o chatbot pode responder a perguntas comuns e orientar os visitantes pelo processo de vendas por conta própria. O cenário ideal para um período de alta demanda, como a Black Friday.
Aumento da eficiência dos agentes humanos
A temporada da Black Friday requer também uma ajudinha aos agentes humanos. Por isso, o ChatGuru conta com uma série de recursos que vão ajudar a otimizar o trabalho dos seus atendentes.
Conheça os recursos ChatGuru que farão diferença na sua empresa
Desde as anotações internas até o rodízio automático de atendimento, passando pelo funil inteligente. São muitas as ferramentas ChatGuru que vão aumentar a eficiência do seu time.
Coleta de dados
Todos sabemos que informação é ouro! E no ChatGuru todos os dados coletados durante a interação com os seus clientes são encaminhados para a nossa plataforma, por meio da qual é possível extrair relatórios personalizados.
Com tudo isto em mãos, você pode obter uma visão mais profunda de seus clientes e dará a munição para que sua equipe seja capaz de atender às necessidades exclusivas de cada um deles.