Organização de processos, pensamentos e tarefas. Facilitar o gerenciamento do pensamento criativo e das atividades que precisam ser feitas é um dos grandes desafios do trabalho em equipe. Neste sentido, um software de fluxograma pode ser o recurso ideal.
Pensando nisso, compilamos os cinco principais aplicativos de fluxograma, trazendo suas melhores características para que você escolha a que melhor se encaixa na realidade da sua empresa. Confira!
1. Cacoo
Em 2004, a empresa japonesa Nulab desenvolveu um conjunto de três aplicativos chamado Cacoo para facilitar o trabalho em equipe. A plataforma possui centenas de layouts pré-fabricados que são perfeitos para uso por equipes que trabalham na criação de software, design de produto, marketing ou gerenciamento de projetos.
Uma das grandes vantagens do Cacoo é que ele é bastante intuitivo e, por isso, pode ser facilmente usado por qualquer pessoa, incluindo aqueles que não são muito experientes em tecnologia.
Cacoo é uma ferramenta baseada na web com uma interface simples que permite aos usuários começar a fazer diagramas em questão de minutos. Fluxogramas, wireframes e diagramas de rede podem ser feitos. Por lá, pode-se até incluir fotografias e capturas de tela em suas criações.
Visio, Slack, Google Drive, Docs, Confluence, Adobe Creative Cloud, Box e Dropbox são apenas alguns dos serviços de nuvem com os quais o Cacoo interage. É possível salvar documentos em vários formatos, incluindo SVG, PDF e até PowerPoint, e incluí-los diretamente em sites ou wikis.
O Cacoo tem um nível gratuito e três níveis premium, todos com um período de teste gratuito de 14 dias. No pacote básico sem custo, é possível ter acesso a seis folhas ilimitadas, modelos e diagramas de contorno, exportar em PNG, usar o bate-papo por vídeo instantâneo dentro do aplicativo, fazer revisões instantâneas e comentários.
O plano de equipe da Cacoo inclui colaboração em tempo real na criação, revisão e revisão de projetos.
2. Lucidchart
O Lucidchart nada mais é que um aplicativo de diagramação inteligente que combina diagramação, visualização de dados e colaboração com o objetivo de acelerar o entendimento e impulsionar a inovação. O processo de diagramação com o Lucidchart é rápido e direto.
Para começar, certifique-se de primeiro se inscrever para uma conta Lucidchart. A plataforma conta com uma opção gratuita de cadastro. Nela, é possível aproveitar 3 documentos editáveis do Lucidchart, 60 formas por documento e 100 modelos prontos.
Depois de se inscrever no Lucidchart.com e criar uma conta, você pode acessar o editor e seus documentos clicando no botão Login no canto superior direito. Uma vez conectado, ele será rotulado como Documentos.
Ao usar o editor Lucidchart pela primeira vez, você tem a opção de selecionar um modelo de fluxograma pré-criado de nossa coleção e editá-lo ao seu gosto, mas também pode optar por iniciar com uma tela em branco e criar seu próprio fluxograma do zero.
Com as ferramentas na barra de ferramentas superior, você pode alterar quase tudo sobre as formas, linhas e texto com os quais está trabalhando. Também é possível inserir no seu fluxograma quaisquer dados que desejar, incluindo fotos, vídeos e conexões da web.
Quando terminar de criar o fluxograma, clique no botão Compartilhar no canto superior direito para enviá-lo a outras pessoas e ajustar os parâmetros de compartilhamento conforme achar melhor. Ao selecionar Arquivo > Baixar como ou Arquivo > Publicar, você pode salvar o documento em vários formatos. Aproveite para experimentar várias ferramentas de publicação e trabalho em equipe para encontrar as que funcionam melhor para seu contexto.
Vale destacar ainda que o Lucidchart é compatível com todas as principais ferramentas comerciais, educacionais e de marketing, como Google, Atlassian e Amazon Web Services. Assim, seu fluxograma ou diagrama finalizado pode ser publicado e incorporado em qualquer um desses aplicativos com apenas alguns cliques, fornecendo ao seu público uma representação visualmente impressionante e com economia de tempo das informações que você compartilhou com eles.
Os formulários do Lucidchart podem ser alterados individual ou coletivamente para atender às suas necessidades.
3. Gliffy
Em 2005, dois engenheiros de software e amigos fundaram a Gliffy com a intenção de criar uma ferramenta de diagramação totalmente baseada em nuvem. Em 2019, a Perforce adquiriu a plataforma como parte de sua oferta de soluções corporativas.
Agora, o Gliffy se integra ao Google Apps, Google Drive, Jira e Confluence e possui mais de 16 milhões de usuários. Os gráficos feitos na plataforma podem ser importados de arquivos do Visio, exportados como imagens e SVG (arquivos vetoriais) e salvos no Google Drive.
Fácil de usar, a plataforma torna a criação de diagramas e fluxogramas mais simples e rápida. Os usuários podem começar os trabalhos selecionando um modelo desejado e arrastando as formas apropriadas para o lugar. Você pode usar a grade embutida para organizar os quadros e manter suas apresentações com aparência agradável. Os usuários podem ainda escolher entre formas e ícones pré-fabricados ou fazer upload de suas próprias imagens.
O Gliffy conta com duas opções de assinatura premium, ambas com um teste gratuito de 14 dias. O plano pessoal tem uma assinatura mensal de US $ 7,99 e oferece diagramas ilimitados, acesso aos modelos e suporte por e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Já o plano de equipe custa US $ 4,99 por pessoa e conta com todos os recursos do Plano Pessoal, além da incorporação de diagramas ao vivo, plug-in do Google Drive, compartilhamento privado e ferramenta de comentários.
4. Draw.io
O grande diferencial do Draw.io é que, quando não estiver conectado à Internet, ele pode ser usado como um aplicativo de diagramação independente e de código aberto semelhante ao Confluence e Jira.
Draw.io é uma ferramenta de diagramação com uma interface simples de arrastar e soltar. Integrações com Google Apps, Dropbox, OneDrive e outros serviços em nuvem estão entre seus muitos recursos. Ele também suporta a importação de arquivos feitos no Visio, Gliffy e Lucidchart e exporta-os para muitos outros tipos de arquivo.
O Draw.io oferece níveis de pagamento para usuários do Confluence, apesar de ser gratuito para usuários individuais e não precisar de uma conta para começar.
Após uma avaliação gratuita de 30 dias, o custo de integração com o Confluence Cloud é de US$ 5 por mês para 10 usuários e o custo de integração com o Confluence Server é de US$ 10 por mês para 10 usuários. Para 500 usuários, a integração com o Confluence Data Center custa US$ 6.000 por ano (ou US$ 500 por mês).
5.Visio
Uma das primeiras ferramentas de diagramação com desenhos inteligentes que reestruturam os desenhos à medida que os usuários moviam os objetos, o Visio passou a ser amplamente utilizado desde que veio junto com o Microsoft Windows e acabou sendo integrado ao Microsoft Office.
Os usuários que já estão familiarizados com outras ferramentas do Microsoft Office se sentirão em casa com o Visio. Os usuários podem começar a trabalhar rapidamente usando a coleção de modelos pré-criados do Visio e a função de classificação interna do programa, que restaura a ordem de fluxogramas desorganizados com o clique de um botão.
As melhores partes do Visio vêm da maneira como ele funciona com o restante do Microsoft Office. Os usuários podem importar dados do Excel para diagramas do Visio ou sincronizar dados do Excel com os diagramas, exportar segmentos de processo para PowerPoint e Word, automatizar diagramas de fluxo de trabalho com o Power Automate e colaborar em arquivos do Visio com o Microsoft Teams.
A exportação de um gráfico usando o Visio pode ser feita como uma imagem, arquivo online, PDF ou até mesmo um desenho do AutoCAD. O produto suporta interação com Lucidchart, The VIP Test Modeller, AxisTV, netTerrain Logical e Digital Enterprise Suite, entre outras soluções.
Existem dois níveis de assinatura para escolher, cada um com uma avaliação gratuita de 30 dias. O primeiro plano custa R$ 32 por mês e permite que o usuário trabalhe praticamente em qualquer lugar, a qualquer hora com o aplicativo Web do Visio. É possível também acessar modelos e formas para diagramas especializados, incluindo fluxogramas multifuncionais e diagramas da UML, ERD, AWS, Azure e de rede detalhados, bem como aproveitar 2 GB de armazenamento em nuvem do OneDrive for Business.
O Visio Plano 2 custa R$ 96 por mês. Nele, o usuário conta com todos os recursos do Visio Plano 1, além de modelos, formas e recursos avançados adicionais no aplicativo da área de trabalho do Visio, assim como vincular diagramas a dados dinâmicos de fontes internas e externas e ter 2 GB de armazenamento em nuvem do OneDrive for Business. Além disso, pode-se ir além da diagramação com as integrações dos aplicativos Power Automate, Power BI, Word, Excel e PowerPoint.
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