A pandemia pressionou as empresas a fazer mudanças dramáticas e rapidamente. À medida que os esforços são transferidos totalmente para a digital, os compradores foram apresentados a novas marcas, produtos e serviços, e a concorrência começa a crescer. Mais de 75% dos clientes já experimentaram novas marcas, lojas ou técnicas de compras desde o início da pandemia, de acordo com uma análise da McKinsey. Em outras palavras, ficou mais difícil conquistar a fidelidade de seus clientes. É onde entra o chat-commerce.
Neste cenário em que as empresas precisam desenvolver estratégias para manter e atrair consumidores, o chat-commerce precisa ser uma das áreas de prioridades. Se você ainda não conhece essa vertente, confira a publicação de hoje, nós vamos trazer tudo o que você precisa saber para começar com o chat-commerce e a solução do ChatGuru!
Como o chat-commerce funciona?
O termo chat-commerce refere-se ao uso de ferramentas digitais para interação imediata com os consumidores. Esse tipo de inovação, na prática, permite que as empresas se envolvam com seus consumidores durante todo o processo de compra usando softwares de automação, análise de dados e aplicativos de troca de mensagens.
Chatbots para automação X chat-commerce
Para evitar ficar em espera ou ter de aguardar uma resposta por e-mail, muitos consumidores escolhem os aplicativos de mensagens, pois podem obter respostas mais rapidamente e sem interromper o dia. Assim, oferecer facilidade de uso e atendimento rápido aos clientes está no centro do chat-commerce.
Mais do que nunca, as pessoas estão preferindo se comunicar umas com as outras usando aplicativos de mensagens. E parece lógico que os consumidores procurem a comunicação da marca dentro do contexto dos aplicativos de mensagens que eles já usam regularmente.
A pesquisa Business Messaging Research Study (2020), da Meta, antigo Facebook, revelou que 75% das pessoas desejam se envolver com empresas por meio de mensagens da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares. Ao mesmo tempo, 78% dos consumidores já usam o WhatsApp para se comunicar com as marcas por meio do WhatsApp, especialmente em busca de esclarecimentos ou informações adicionais, segundo o relatório Panorama, da empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com o site de notícias Mobile Time.
Neste cenário, o chat-commerce também depende muito de softwares de automação. Através da tecnologia e do uso dos dados, os chatbots do ChatGuru ajudam a tornar esta estratégia uma opção viável. Sem grandes investimentos e sem precisar aumentar a equipe, as marcas são capazes de fornecer um serviço confiável e rápido com o objetivo de suprir as necessidades e aprimorar a comunicação ao longo da jornada do cliente.
Os aplicativos de conversação se integram ao software de automação do ChatGuru, ao gerenciamento de relacionamento com o cliente e aos bancos de dados para acrescentar contexto e personalização às conversas.
Confira aqui cinco vantagens do chat-commerce do ChatGuru:
O chat-commerce do ChatGuru permite replicar no digital a experiência de conexão de uma loja física normal, com uma grande diferença: os clientes não precisam sair do conforto de sua casa. Agora, você confere as principais vantagens do chat-commerce:
1. Escalar o suporte personalizado
Cada empresa tem suas próprias necessidades e uma abordagem única não funcionaria para todas. É por isso que um dos principais benefícios do uso de chatbots do ChatGuru para colocar em prática uma estratégia de chat-commerce é que eles permitem que as empresas desenvolvam suas experiências personalizadas para melhor atender às suas necessidades e às de seus consumidores.
Para agilizar e melhorar a eficiência dos esforços de suas equipes, você pode usar os recursos do ChatGuru para criar seu próprio fluxo de trabalho e até vinculá-lo ao seu sistema de CRM.
2. Diminuir o abandono de carrinho
Conforme dados do Baymard Institute, 69,82% dos carrinhos de compras são abandonados. Para muitos clientes, os altos custos de envio são um grande impedimento para finalizar sua compra. Outros são desencorajados pela necessidade de registrar uma conta ou por um procedimento de check-out complicado.
As razões para o abandono de carrinhos são muitas, mas o chat-commerce tem o potencial de minimizar o número de carrinhos de compras deixados sem finalização.
É possível usar o bate-papo para entrar em contato com os clientes que têm itens em seus carrinhos de compras, mas ainda não efetuaram a compra para dar um empurrãozinho. Ao facilitar a comunicação e tornar o processo de compra mais fácil, os bots economizam tempo e esforço dos clientes.
Assim, seus consumidores não precisarão ir a outro lugar para obter respostas sobre reembolsos, trocas e custos de envio, eles podem fazer uma pergunta ao chatbot e ter a resposta em questão de segundos. Além disso, também é possível enviar cupons de desconto personalizados para incentivar a efetivação da compra.
Em complemento, os chatbots são capazes de reconhecer quando precisam de assistência humana com um cliente e podem transferir discussões para um agente humano sem interromper o fluxo da conversa. Por causa disso, haverá menos clientes frustrados e menos carrinhos de compras abandonados.
3. Envie pesquisas
De acordo com o relatório 2021 da Gestão da Experiência do Cliente no Brasil, produzido pela Track, cerca de 80% das empresas ainda confiam no e-mail para realizar pesquisas de satisfação do cliente. Embora o e-mail ainda seja o meio mais utilizado para o envio de solicitações de feedback, a taxa de resposta de 34% fica aquém.
Por outro lado, o WhatsApp apresenta uma taxa de resposta de 50%, tornando-se mais eficiente do que o Widget em sites e aplicativos, que tiveram apenas 40% de taxa de resposta.
A substituição do envio das pesquisas de satisfação do cliente para o WhatsApp é lógica, pois o app já é amplamente utilizado como plataforma de comunicação e suporte. Dessa forma, a organização pode chegar aos seus clientes no momento mais conveniente, enviando-lhes uma pesquisa por meio de um canal que é verificado com frequência ao longo do dia, em um programa que eles já conhecem.
Tudo isso contribui para uma experiência superior de atendimento ao cliente, o que, por sua vez, aumenta a satisfação do consumidor com a marca e aumenta a probabilidade de compras repetidas.
4. Possibilidade de cross selling e up selling
Usando métodos de upselling e cross-selling, é possível aumentar sua receita vendendo mais para consumidores que já estão pensando em comprar de você ou mesmo que já compraram.
Para manter contato com clientes que já compraram de você, considere usar um chatbot do ChatGuru. Através do chat-commerce, sua marca pode fazer vendas cruzadas de seus itens usando a tecnologia para informar aos clientes sobre a disponibilidade de um novo produto que complementa a compra anterior, por exemplo.
5. Otimize o atendimento
Com o chat-commerce do ChatGuru, as empresas podem economizar dinheiro no atendimento ao cliente sem sacrificar a qualidade. Ele agiliza o processo de suporte ao cliente, diminuindo os tempos de resposta e automatizando as consultas mais solicitadas.
Segundo dados do IBM5, as tecnologias de conversação, como chatbots do ChatGuru, permitem que as empresas automatizem até 80% das perguntas de atendimento ao cliente. Como resultado, seus agentes humanos têm mais tempo para se concentrar nos tickets mais importantes e desafiadores.
ChatGuru
À medida que sua empresa se expande, pode ficar difícil acompanhar o volume de clientes em potencial que entram em contato com você pelo WhatsApp e, ao mesmo tempo, nutrir conexões com clientes existentes.
Como vimos hoje, a solução pode ser encontrada na tecnologia. Integrar soluções de automação como os chatbots fornecidos pelo Chatguru em sua conta comercial do WhatsApp é uma ótima abordagem para aumentar a produtividade e aprimorar o atendimento ao cliente.
A utilização do software de automação de comunicação do ChatGuru tem se mostrado uma ferramenta eficaz para criar uma abordagem assertiva na comunicação com os consumidores. Se você empregar essa tecnologia, poderá garantir a seus usuários que eles sempre obterão as respostas mais rápidas possíveis de seu banco de dados.