WhatsApp Business API: quais as vantagens para sua empresa?

Desde que o WhatsApp foi lançado, ainda em 2009, ele mudou a forma como as pessoas se conectam umas com as outras. Mais de 100 milhões de mensagens são enviadas todos os dias por seus mais de dois bilhões de membros ativos mensais em 180 países. A partir de 2018, surgiram o WhatsApp Business e […]

Giovanna Torreão

12/08/2022

whatsapp business api

Desde que o WhatsApp foi lançado, ainda em 2009, ele mudou a forma como as pessoas se conectam umas com as outras. Mais de 100 milhões de mensagens são enviadas todos os dias por seus mais de dois bilhões de membros ativos mensais em 180 países. A partir de 2018, surgiram o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API e as marcas que desejam interagir com seus consumidores em uma plataforma popular descobrirão que o aplicativo social se tornou um canal crucial para elas.

A pesquisa Business Messaging Research Study (2020), da Meta, antiga Facebook, sugere que 75% dos indivíduos desejam se comunicar com as empresas da mesma maneira que se comunicam com seus amigos e familiares, através de mensagens de texto.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não migrar a comunicação da sua empresa para o WhatsApp Business API, listamos aqui quatro razões pelas quais a plataforma mais popular do Brasil está mudando a maneira como as empresas interagem com os clientes em todas as etapas da jornada do cliente. Confira!

WhatsApp Business API: Um líder comprovado em marketing e experiência digital

O WhatsApp Business API se estabeleceu como uma plataforma crucial para o comércio conversacional das marcas por suas excelentes taxas de penetração no Brasil.

O aplicativo é o mais aberto durante o dia (54%) e o que mais se passa tempo (27%), de acordo com a pesquisa “Panorama”, conduzida pela Mobile Time and Opinion Box. O levantamento abordou ainda a presença dos aplicativos na tela principal dos smartphones, aquela que aparece logo depois de ligar o aparelho. Neste quesito, WhatsApp estava presente em 54% dos aparelhos.

Usando o confiável provedor do ChatGuru, a sua empresa terá facilidade em implantar e integrar as soluções tecnológicas em sua conta no WhatsApp Business API. Como resultado, suas equipes podem e devem aproveitar uma solução que é fácil de configurar, gerenciar e otimizar.

Assim, sua empresa só precisa se concentrar no que faz de melhor: construir conexões mais fortes com seus clientes, fornecendo um ótimo atendimento ao cliente e fechando vendas.

Os clientes optam por se comunicar com empresas pelo WhatsApp Business API devido às vantagens do canal social:

Conexões mais fortes

Muito mais do que simplesmente guiar os clientes através do funil abaixo, a troca de mensagens atrai o público para o que pode se tornar uma conversa contínua. Inclusive, 55% dos entrevistados em uma pesquisa da Meta dizem se sentir mais conectados pessoalmente à marca quando trocam mensagens.

Maior confiança

Entre os brasileiros, 76% dos brasileiros afirmaram que enviar mensagens para uma empresa ajuda a ter confiança sobre a marca.

Comunicação simplificada

A pesquisa revelou que 68% dos usuários consideraram o WhatsApp o método mais fácil de entrar em contato com uma empresa e 64% dos consumidores disseram que era improvável ou muito improvável fazer o download do aplicativo de uma marca. 

4 benefícios do WhatsApp Business API para melhorar a experiência do cliente

Usando o WhatsApp Business API do ChatGuru, as empresas podem atender melhor seus clientes desde o topo do funil até o fundo do funil. Veja como:

1. Domínio da integração

Uma solução de ponta de experiência do cliente (CX) faz toda a diferença na integração nos processos da sua empresa. É por esse motivo que muitas empresas optam por trabalhar com o provedor ChatGuru para o WhatsApp Business API. Com a nossa plataforma, sua empresa consegue criar, construir e implantar uma solução personalizada para a realidade do seu negócio e dos seus clientes.

O ChatGuru conta ainda com uma série de poderosas ferramentas que vão ajudar a otimizar o trabalho dos seus agentes humanos. Os chatbots se destacam pelo seu poder de automatizar diversas etapas da comunicação empresarial, incluindo marketing, atendimento ao cliente e muito mais.

Na prática, o agente virtual analisa as informações da consulta do cliente, faz uma pesquisa em seu banco de dados e envia uma resposta à chamada.

Podemos também destacar o funil inteligente automático, que permite a criação de um fluxo de atendimento para o seu negócio. Com ele, é possível acompanhar o comportamento do cliente com a sua empresa, do primeiro ponto de contato até a conversão.

Com base no funil inteligente, é possível criar campanhas personalizadas para enviar, de forma automática, mensagens bem direcionadas para o público. Outro destaque entre as ferramentas do ChatGuru é a resposta rápida. O recurso permite que os atendentes salvem as mensagens padrão para as perguntas mais feitas, enviando-as apenas com um atalho.

A nossa plataforma permite ainda que o agente humano consulte todas as transações anteriores de um cliente, permitindo que ele forneça um serviço totalmente personalizado, sem que o consumidor precise repetir informações. O WhatsApp Business API do ChatGuru conta ainda com anotações internas que podem ser usadas internamente para registrar e trocar informações a respeito do cliente específico que está em atendimento. 

Além dos benefícios da automação, a solução do ChatGuru para o WhatsApp Business API pode ser usada para tornar as conversas do canal mais gerenciáveis ​​para grandes equipes de agentes humanos. Como resultado desta plataforma amigável, as empresas são capazes de:

  • Ter múltiplos atendentes em um único número de WhatsApp
  • Contar com vários números de WhatsApp em uma única plataforma ChatGuru
  • Oferecer um atendimento hibrido, com agentes humanos e virtuais
  • Gerenciar permissões dos agentes
  • Criar campos personalizados de informações relevantes
  • Configurar alertas para novos leads gerados
  • Fazer rodízio automático de atendimento dos agentes humanos

2. Impulsionando a conversa

Além de ser ótimo para atendimento prático ao cliente por suas notificações e alertas, uma das grandes vantagens do WhatsApp Business API está em sua capacidade de ajudar as empresas no engajamento bidirecional personalizado.

Neste contexto, um dado da Accenture revela que 91% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que sejam capazes de reconhecer, lembrar e oferecer ofertas e recomendações relevantes.

Com o ChatGuru, é simples obter toda essa capacidade de personalização do WhatsApp Business API. A nossa tecnologia também permite a integração com seu CRM para um fluxo de trabalho único e simplificado, facilitando o uso de dados de clientes para marketing direcionado e personalizado. Guie e envolva os clientes de forma proativa com ofertas e promoções únicas a fim de aumentar o crossel e up-sell e melhorar as taxas de satisfação e fidelidade do cliente.

Junto a isso, a plataforma do ChatGuru para o WhatsApp Business API é capaz de fornecer informações precisas sobre entrega de mensagens e taxas de leitura, possibilitando o monitoramento da eficácia de suas táticas de personalização.

3. Transformando o marketing

O WhatsApp oferece chances significativas para os profissionais de marketing interagirem com os clientes em potencial. Desde botões Click to Chat e QR Codes – que permitem que os clientes comecem a falar rapidamente com a empresa – até o uso de listas de transmissão, os esforços de marketing digital são beneficiados pela versão WhatsApp Business API.

Um bom exemplo são as mensagens não transacionais. Lançado no segundo semestre de 2021, este tipo de comunicação diz respeito aos materiais não relacionados com a compra ou atual negociação da empresa com o consumidor. Anteriormente, essa prática infringia as regras de conduta da plataforma.

Agora, obtendo o opt-in – permissão do cliente para envio de mensagens – é possível traçar ótimas estratégias por meio das mensagens não transacionais, gerando uma nova possibilidade de comunicação poderosa para os leads. Com o ChatGuru, é possível criar estratégias envolventes, divertidas e empolgantes, além de aprofundar as conexões com os clientes atuais por meio de ofertas e materiais personalizados e relevantes.

 4. Mensagens mais seguras

O WhatsApp Business API é construído sobre uma base de segurança de nível empresarial. Quando os clientes optam por se comunicar com uma marca pelo WhatsApp, eles têm a certeza de que estão se comunicando com uma empresa legítima. Além disso, a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp garante que mesmo a própria rede social não possa acessar ou decodificar qualquer comunicação trocada entre uma empresa e um cliente.

Outro ponto fundamental é que o ChatGuru foi projetado para proteger a privacidade e segurança dos clientes ao mesmo tempo em que coleta dados. Em nosso sistema, é possível extrair relatórios personalizados das interações dos seus consumidores com a sua marca. É possível identificar as necessidades e dores dos leads e aspectos de aprimoramento da experiência. Tudo em conformidade com a LGPD.

ChatGuru

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