Desde que foi lançado, o WhatsApp Business se transformou rapidamente em um instrumento essencial para proprietários de empresas de todos os tamanhos no mundo. A plataforma pode atingir mais de dois bilhões de pessoas rapidamente, e é por isso que empresas e profissionais de marketing de toda parte estão fazendo uso dela como uma das principais ferramentas de comunicação com os clientes.
Entre as razões pelas quais as empresas gostam tanto do WhatsApp Business, estão as diversas opções de uso, bem como os recursos e possibilidades de desenvolvimento dentro da plataforma de negócios.
Usando o WhatsApp Business, as empresas podem aumentar suas bases de consumidores, analisar as experiências de seus clientes, anunciar seus produtos por meio de catálogos e ampliar o atendimento ao cliente. Além disso, o WhatsApp Business permite que essas empresas automatizem diversas fases da comunicação.
Por outro lado, a grande maioria das empresas não aproveita ao máximo a plataforma ou mesmo cometem erros que os impede de maximizar seu valor potencial.
Para ajudar as empresas a serem mais produtivas no WhatsApp Business, nós vamos apontar erros típicos que eles podem estar cometendo.
Quais os principais erros cometidos pelas empresas ao usar WhatsApp Business?
Perfis incompletos ou desatualizados
Um dos erros mais básicos cometidos pelas pequenas e médias empresas está no desenvolvimento dos perfis. Elaborar uma apresentação adequada da empresa e mantê-la sempre atualizada é um aspecto essencial do WhatsApp Business.
Afinal, o perfil atua como uma representação da marca. Na hora do desenvolvimento, é fundamental ter em mente que os clientes não acreditarão em uma empresa que apresente um perfil incompleto ou com informações antigas.
A confiança e fidelidade de um cliente podem ser conquistadas por vários meios, incluindo, através do acesso fácil de informações cruciais, como endereço, e-mail e URL do site no seu perfil do WhatsApp Business.
Por isso, certifique-se de que o perfil do seu negócio esteja bem alinhado com seus objetivos de longo prazo.
Criando conteúdo inconsistente sem propósito ou estratégia
O WhatsApp Business não é apenas uma plataforma maravilhosa para atendimento ao cliente, mas também uma excelente ferramenta para criar uma conexão com os consumidores que já conquistou.
As empresas muitas vezes cometem o erro de postar material que não tem valor real como consequência de uma falta de estratégia. Se as empresas persistirem em publicar atualizações de status inúteis e enviar mensagens de difusão que não tenham relação com o seu público-alvo em particular, não conseguirão atingir seu objetivo de melhorar sua taxa de fidelidade.
Para evitar este tipo de erro, seu negócio deve estar ciente de que o principal objetivo do conteúdo postado no WhatsApp é atrair a atenção dos consumidores, cativá-los e mostrar que você os conhece.
Sendo assim, um bom começo é buscar compreender seus clientes e o que eles buscam na sua empresa.
Dependendo do tipo de negócio, os clientes existentes podem receber informações sobre novos produtos especiais, serviços atuais, alterações de endereço/site/e-mail e outras informações pertinentes por meio de listas de transmissão, atualizações de status ou conversas individualizadas.
Esses tipos de comunicação podem ser usadas para manter os clientes atualizados sobre novas ofertas de produtos. As empresas precisam publicar de forma consistente se quiserem continuar relevantes na mente de seu público-alvo.
Fazer SPAM
Apesar da necessidade de se fazer conteúdo de forma consistente, é preciso estar atento para evitar o SPAM. O WhatsApp é uma plataforma bastante acessada pelos brasileiros e, por isso mesmo, bombardear os seus clientes com mensagens muito provavelmente não vai agradar e pode até fazer com que ele opte pelo bloqueio do seu número.
Por isso, use o canal com moderação e, em caso de dúvida, pergunte aos próprios clientes qual é a medida ideal de mensagens.
Erros na lista de contatos
Como o WhatsApp Business possibilita que as empresas obtenham informações de contato dos clientes, essas empresas sempre poderão desenvolver uma rede de contatos mais eficaz com o suporte da plataforma.
Por outro lado, nem todas as empresas estão cientes de que esta não é a última etapa absoluta do processo. A tarefa de agrupamento de contatos no WhatsApp Business é fundamental e melhora consideravelmente a eficiência dos esforços de vendas e marketing de sua empresa.
É fundamental classificar os contatos de acordo com os níveis de interesse que eles exibem para garantir que você esteja entregando conteúdo relevante no momento adequado para o grupo apropriado.
Os contatos que não estão realmente interessados no assunto, por exemplo, não darão muita importância às postagens consistentes de material que você fornecer a eles. Os contatos, por outro lado, que têm um maior grau de interesse podem não ser incomodados pela mesma coisa.
É crucial organizar suas conexões de acordo com o quanto elas seguem suas postagens no WhatsApp Business e o estágio no qual se encontra no funil de vendas para obter os melhores resultados possíveis. Isso permitirá que você tire o máximo proveito de seus esforços.
Uma outra boa estratégia é segmentar a sua lista de clientes para envolvê-lo em operações de remarketing, que são possíveis com a ajuda da plataforma do ChatGuru.
Adicionar pessoas em listas de transmissão sem permissão
As listas de transmissão são uma excelente estratégia para enviar conteúdo para grandes listas de contato. No entanto, é um erro adicionar clientes ou clientes em potencial nessas listas sem a permissão prévia deles. Esta não é uma estratégia eficaz para chamar a atenção para os produtos ou serviços que você está oferecendo.
Inclusive, as pessoas que você adicionou à sua lista sem o consentimento delas podem banir ou denunciar você. O que poderá resultar até em uma queda na receita ou mesmo no banimento da sua conta do WhatsApp Business.
Para evitar qualquer mal estar ou transtorno, você deve primeiro obter a autorização.
Não usar automação
Se você ainda não entende o potencial da automação para escalar e otimizar o trabalho no WhatsApp Business, é importante estar atento para esta possibilidade.
É inevitável que haja uma perda de eficiência se houver um aumento na taxa de engajamento. No entanto, com a ajuda de chatbots, você pode dar mais força e robustez para a sua estratégia na plataforma de mensagens WhatsApp Business, o que o ajudará a fazer mais vendas.
Por ser personalizável, o software do ChatGuru está em condições de fornecer um serviço adaptado às preferências de cada negócio e de seus clientes. Os nossos bots para WhatsApp estão disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite e garantem ao usuário a melhor resposta disponível no banco de dados no menor tempo possível.
A tecnologia por trás do ChatGuru é capaz de automatizar muitas etapas do processo de comunicação dentro de uma empresa. Nossos chatbots são capazes de realizar uma variedade de tarefas, incluindo captar e qualificar leads, nutrir contatos, gerenciar fases do funil de vendas e conectar-se instantaneamente com consumidores para responder perguntas, fornecer informações e explorar uma ampla variedade de opções adicionais.
As empresas que gerenciam um número significativo de solicitações de chamadas de clientes podem se beneficiar de sua implantação conosco aumentando seu nível de otimização. A tecnologia fornecida pelo ChatGuru ajuda você a criar e gerenciar um chatbot personalizado, que por sua vez incentiva a satisfação e fidelização dos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência de sua equipe de suporte.
Nossa plataforma também pode ser acoplada a um sistema de Customer Relationship Management (CRM), que oferece ainda mais eficiência às operações que sua organização realiza.
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