WHATSAPP: 12 sugestões para aumentar as vendas no APP

A maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes mudou bastante nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, a comunicação passou a ser bilateral e se tornou mais próxima do que nunca. Em um cenário onde 75% das pessoas desejam se envolver com empresas por meio de mensagens […]

Giovanna Torreão

24/06/2022

whatsapp

A maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes mudou bastante nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, a comunicação passou a ser bilateral e se tornou mais próxima do que nunca. Em um cenário onde 75% das pessoas desejam se envolver com empresas por meio de mensagens da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares – conforme pesquisa Business Messaging Research Study (2020), do Facebook, atual Meta – ignorar plataformas como o WhatsApp pode, inclusive, resultar na perda de dinheiro e de clientes.

Se você ainda não conta com uma estratégia estruturada para as mensagens de bate-papos, confira agora algumas recomendações importantes para o uso do WhatsApp no contexto de vendas

Como aumentar as vendas no WhatsApp?

1. Treine sua equipe

O WhatsApp é um canal que requer agilidade em suas interações e, por isso mesmo, exige extrema cautela nas interpretações e respostas.

Sendo assim, treine suas equipes de vendas e atendimento a fim de proporcionar uma experiência de compra simples, ágil e agradável para os clientes neste canal.

2. Faça uso do aplicativo WhatsApp Business

whatsapp business
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Muitos empreendedores acabam utilizando suas próprias redes para entrar em contato com os clientes. Entretanto, migrar para o WhatsApp Business – versão criada para facilitar a comunicação entre empresas e clientes – é crucial para que a comunicação se torne mais profissional.

Ao alterar o tipo de conta, você estará desbloqueando uma série de recursos adicionais

Com ele, pode-se criar um catálogo visível para todos com fotos, preço e descrição do seu produto ou serviço. E os clientes conseguem adicionar os itens em um carrinho de compras e enviar o pedido para o atendente.

Além disso, é possível apresentar dados importantes sobre a sua empresa, como nome, endereço, site, horário de funcionamento. Mas também configurar mensagens de saudação e ausência, enviar respostas rápidas, separar os clientes com etiquetas, entre outras funcionalidades.

3. Segmente seus clientes

Quando se trata de assertividade na estratégia de vendas pelo WhatsApp, a segmentação de leads é muito necessária.

Sua empresa precisa focar seu conteúdo e estratégias de contextualização e personalização das suas mensagens de marketing

Sendo assim, se você deseja ser atual, relevante e assertivo para cada cliente, é preciso dividir seus consumidores em grupos de acordo com as características ou traços comportamentais que eles compartilham entre si.

Dessa forma, suas equipes serão capazes de entender melhor o público com quem deseja atingir e colocar em prática uma abordagem mais contundente para nutrição de leads.

Isso leva a uma experiência mais positiva e personalizada para o consumidor.

4. Forneça conteúdo relevante

Invista na criação de conteúdo relevante e valioso como estratégia para nutrir seus leads e guiá-los para a venda.

O marketing de conteúdo tem o objetivo de tornar acessíveis informações do interesse de potenciais clientes. Por isso, produza valor para o seu público usando essa estratégia sempre levando em consideração as características do público com quem você deseja engajar. 

Aproveite todas as possibilidades do WhatsApp e diversifique os formatos de conteúdo. Você pode enviar vídeos, podcasts, imagens e infográficos, entre outras mídias.

5. Elabore um cronograma de mensagens para o WhatsApp

Para garantir o sucesso nas vendas pelo WhatsApp, é preciso um tanto de organização.

Por isso, inclua o WhatsApp no processo de trabalho das suas equipes de atendimento e vendas, e foque no planejamento da sua estratégia.

Durante o trabalho de desenvolvimento de uma campanha atraente, é preciso pensar tanto no cronograma de envios de mensagens, quanto no conteúdo dos planos de vendas e de divulgação, mas também no fluxo e na cadência das trocas de mensagem.

6. Cuidado para não ser considerado SPAM

SPAM é a sigla em inglês para “Sending and Posting Advertisement in Mass”, que pode ser traduzido como “Enviar e Postar Publicidade em Massa”.

Ou seja, é a prática de enviar grandes quantidades de mensagens comerciais que não foram solicitadas em meios digitais.

Como empresa, você não deseja ser considerado SPAM por diversos motivos. O primeiro que podemos destacar que o seu intuito deve ser o de oferecer uma experiência agradável para o seu cliente, e não ser considerado inconveniente.

O segundo é que caso você seja considerado como SPAM, seu contato poderá ser bloqueado no WhatsApp. Além de perder a chance de se comunicar com um cliente pelo canal, ser denunciado ou bloqueado por vários usuários pode resultar até mesmo no banimento da sua conta na plataforma.

Sendo assim, evite inundar os contatos com mensagens promocionais, respeite um intervalo considerável entre as mensagens e diversifique o tipo de conteúdo enviado.

7. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias interessantes de serem usadas no WhatsApp. A ideia aqui é estimular os consumidores a tomarem uma ação mais imediata.

Existem vários gatilhos que podem ser usados, a depender do seu nicho e público. 

Você pode usar o gatilho mental de escassez (restam poucas unidades no estoque), de urgência (oferta até hoje), de prova social (produto preferido por 9 em cada 10 clientes), entre outros.

8. Adeque a sua linguagem ao canal

Na hora de pensar nas vendas pelo WhatsApp, é preciso estar atento à linguagem.

Leve em consideração o fato de que o aplicativo de mensagens é um meio de comunicação casual e íntimo para os usuários, onde eles se comunicam com seus familiares e amigos próximos.

Por isso, você pode manter a conversa em tom mais informal usando, inclusive, emojis.

No entanto, apesar de descontraído, devemos ainda passar uma imagem profissional, confiável e solícita nas mensagens.

Nesse sentido, pense em quem é o seu público, a forma como ele se comunica, nos valores que sua marca defende e na imagem que deseja transmitir.

Sua linguagem tem que refletir a imagem que você quer passar, além de combinar com a personalidade das pessoas que você quer atingir.

Com tudo isso em mente, faça os ajustes necessários em sua comunicação. Lembrando que você deve manter a consistência da sua linguagem e tom.

9. Evite grupos e aposte nas listas de transmissão

O uso das listas de transmissão facilita o trabalho de envio de mensagens e outras informações para vários contatos de uma só vez, mas mantendo o tom de conversa individual e contribuindo para a sensação de que o cliente é especial.

Ao contrário dos grupos, na lista de transmissão do WhatsApp, cada contato receberá a mensagem por conta própria e não terá meios de saber quem mais está na lista.

É essencial, no entanto, considerar cuidadosamente as várias estratégias de vendas ao compilar as listas de transmissão.

Você pode construir diferentes listas de transmissão de envio de mensagens para cada etapa do funil de vendas ou de acordo com os interesses do cliente, por exemplo.

O importante é comunicar apenas aquelas mensagens para cada segmento de clientes que realmente fazem sentido para aquela pessoa.

WhatsApp Business conta oficial conta verificada
WhatsApp Business conta oficial conta verificada

10. Atualize seu Status do WhatsApp

O Status do WhatsApp funciona de forma semelhante aos Stories do Instagram. Ele fica ativo apenas por um período de 24 horas.

É possível integrar o Status em sua estratégia de vendas fazendo comunicados simples e divulgando ofertas especiais.

11. Monitore as métricas para o WhatsApp

O WhatsApp for Business também disponibiliza métricas de comunicação, algo bem importante para monitorar o desenvolvimento da sua estratégia de vendas.

Você consegue ver dados e análises sobre o alcance e engajamento na comunicação que ocorre entre o empreendedor e o cliente.

É possível saber, por exemplo, o número de mensagens enviadas, quantas foram abertas e o volume de mensagens que foram lidas.

Essa ferramenta pode ser útil para determinar se uma campanha foi bem-sucedida ou a diferença entre leads captados e convertidos. 

12. Integre um chatbot no seu WhatsApp

É possível vincular um chatbot à sua conta comercial do WhatsApp usando a Interface de programação de aplicativos (API) que o WhatsApp fornece para empresas. A tecnologia é a solução para empresas que estão se expandindo e pensando em novos métodos para melhorar suas operações.

Este software de mensagens automatiza tarefas e aumenta a capacidade de uma empresa dar respostas rápidas e de alta qualidade aos seus consumidores.

Com os chatbots, as empresas podem ter presença online 24 horas por dia, sete dias por semana, fornecendo respostas, dando suporte e guiando pelo funil de vendas.

Como resultado, a sua empresa poderá direcionar a atenção de sua equipe para os trabalhos mais complexos e que requerem estratégia e preparação.

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