O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias na plataforma. No Brasil, o aplicativo é o mais usado durante o dia.
Um outro ponto importante a se destacar quando falamos sobre comunicação entre marca e clientes é que as mensagens instantâneas têm uma porcentagem maior de engajamento. Mais precisamente 98% dessas comunicações são abertas e lidas, sendo 90% delas lidas quase imediatamente. Além disso, 67% dos usuários preferem se comunicar com empresas via chat.
A conclusão é clara: muito provavelmente seus consumidores-alvo estão no WhatsApp e vão aprovar esse canal de comunicação com a sua empresa.
Então, se você deseja saber como usar o WhatsApp para vender seus produtos e serviços, aqui nós trouxemos alguns passos para você começar a vender nesta plataforma. Confira!
Quais as vantagens de usar o Whatsapp para empresas?
O aplicativo de mensagens WhatsApp conta com uma versão especial para empresas. Disponível para iOS e Android, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, desenvolvido para atender às demandas comerciais.
Usando um conjunto de ferramentas exclusivas da plataforma, é possível agilizar as interações entre empresas e seus consumidores. Pode-se inserir informações específicas sobre o negócio, bem como automatizar, classificar e responder às mensagens rapidamente, é uma das vantagens da versão comercial normal do WhatsApp.
Vale destacar que uma das grandes vantagens de usar o WhatsApp Business é fazer com que os consumidores e potenciais consumidores identifiquem rapidamente que o perfil com o qual elas estão falando é um perfil comercial. Isso passa uma mensagem de profissionalismo para a comunicação, importante para fechar negócios.
Além, claro, das funções conhecidas do software original, que incluem enviar e receber comunicações de texto, vídeo, foto e documentos.
Como baixar o WhatsApp Business?
1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business
O primeiro passo para começar a vender pelo WhatsApp é baixar a versão para negócios do APP. Então, vá até a loja de aplicativos do seu celular e faça o download
2. Crie uma página da empresa
Depois de baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone, você precisará criar seu perfil comercial. Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, será solicitado a verificação do seu número de telefone, o cadastro do nome da empresa – que não pode ser alterado posteriormente – e uma imagem de perfil.
Além dessas informações, também é possível colocar o site da empresa, endereço físico, entre outras informações importantes para o seu público.
3. Determine o horário de funcionamento, saudações de boas-vindas e a descrição do negócio
Na área de configurações, você pode fazer uma série de ajustes, a exemplo do horário de funcionamento da sua empresa, mensagem automática de boas-vindas, mensagem automática de ausência, respostas rápidas, entre outras.
Para saber mais sobre os recursos do WhatsApp Business e como configurá-los, acesse AQUI.
Como usar o WhatsApp para vender?
1. Promova a presença da sua empresa no WhatsApp
Se seu objetivo é usar o WhatsApp para vender, é necessário garantir que os clientes possam localizá-lo. Por isso, crie uma agenda com os contatos dos cliente e faça a divulgação do seu número de telefone para que eles possam entrar em contato com você.
É possível promover a presença da sua empresa no WhatsApp pessoalmente, imprimindo o número em sua placa ou recibos ou mesmo um código de QRCode que leva diretamente para uma conversa com o seu número.
Mas também é importante fazer a divulgação online do seu contato no WhatsApp. Você pode inserir seu número nas redes sociais da empresa e configurar um link de Click to Chat. Este recurso nada mais é que um atalho para que o potencial cliente possa iniciar rapidamente uma conversa com você, apenas clicando no link, sem a necessidade de salvar seu número.
Você pode até fazer publicidade nas redes sociais que levem os usuários a iniciar uma conversa direta com você.
2. Faça catálogos
Aposte no Catálogo para mostrar seus produtos e fazer vendas. Esse recurso permite que sua empresa exiba seus itens para que os consumidores possam localizar rapidamente o que estão procurando. Cada item do catálogo pode conter informações como preço, descrição e código do produto. Seu catálogo funciona como um showroom para seus produtos e serviços.
Com essa ferramenta, você não precisará enviar cada item, preço e descrição para cada cliente individualmente com esta ferramenta, ficando tudo organizado de forma simples na sua página do WhatsApp, onde todos os clientes e futuros clientes podem visualizar.
3. Use as listas de transmissão
A lista de transmissão permite que você envie mensagens e outras informações para vários contatos de uma só vez. No entanto, apesar de sua semelhança com grupos conhecidos do WhatsApp, na lista de transmissão cada indivíduo da lista receberá a mensagem de forma individual e não terá como saber quem mais está na lista.
É fundamental observar neste ponto que as listas de transmissão devem ser cuidadosamente pensadas, considerando as estratégias de vendas.
Você pode criar uma lista de transmissão para cada nível do funil de vendas ou dependendo do interesse do cliente, por exemplo. O fundamental é transmitir apenas as mensagens que façam sentido para cada grupo de clientes.
4. Comece a apostar no marketing de conteúdo
Criação e entrega de conteúdo consistente e relevante para o público que você deseja atrair durante as festas de fim de ano. Para que sua marca converta potenciais clientes em novos clientes, faça mais vendas e cresça, você deve avaliar os conteúdos nos quais eles estão interessados em receber nas diferentes etapas da jornada do cliente.
O WhatsApp é uma boa ferramenta para estabelecer um plano de marketing de conteúdo, pois suporta uma variedade de formas de materiais e está sempre disponível para seus consumidores.
Tente empregar infográficos, filmes, e-books ou até áudios com artigos vinculados ao período ou recomendações de presentes como tema se você quiser começar a usar o WhatsApp para marketing de conteúdo. Sua criatividade, estratégia e posicionamento de marca devem guiar o curso.
Você pode também se concentrar em responder a perguntas e atender aos requisitos de seus consumidores com esta plataforma, criando conexões verdadeiras e aumentando a confiança na marca.
Para obter informações adicionais sobre marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes, leia: Marketing de conteúdo: o que é, vantagens e estratégias eficazes.
5. Invista na tecnologia dos chatbot na sua conta do WhatsApp
Quando se trata de ampliar seu suporte ao cliente e estratégia de vendas no WhatsApp, a tecnologia pode ser uma grande ajuda. Em tempos de alta demanda, responder a todos os clientes e potenciais clientes em tempo hábil pode ser um desafio.
A integração com um chatbot, por outro lado, ajuda você a maximizar o trabalho de sua equipe e evita a perda de uma transação devido a um atraso na resposta.
Graças a essa tecnologia, sua empresa pode responder instantaneamente 24 horas por dia, sete dias por semana, mantendo os melhores princípios de atendimento ao cliente. Tudo isso sem fazer um investimento significativo.
Ao incorporar um chatbot em seu canal de comunicação do WhatsApp, você pode proporcionar aos seus consumidores uma experiência de conversação fácil e rápida no WhatsApp. Eles podem pesquisar informações sobre produtos e fazer perguntas sem ter que esperar horas para que um representante de vendas responda.
Como consequência, você poderá aumentar as conversões e, ao mesmo tempo, melhorar suas taxas de fidelidade e a satisfação do cliente.
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A ChatGuru emprega a automação e chatbots para ajudar as empresas a melhorar a experiência do cliente, desenvolver mais interações de conversação e expandir mais rapidamente. A nossa plataforma pode mudar a forma como sua empresa engaja com os clientes, gerando praticidade, facilidade e experiências envolventes e inovadoras.
Graças a uma Interface de Programação de Aplicativos (API), a tecnologia da ChatGuru ajuda sua empresa a criar e manter um chatbot personalizado com base nas suas demandas (API) e de seus clientes.
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