WhatsApp lança 6 novas funções para mensagens de áudio; confira

Todos os dias, os usuários do WhatsApp enviam uma média de 7 bilhões de mensagens de voz no aplicativo. Essas mensagens por áudio são protegidas com criptografia de ponta a ponta, mantendo-as, assim, privadas e seguras em todos os momentos. Para continuar facilitando a vida dos usuários, o aplicativo está sempre em evolução e, agora, […]

Giovanna Torreão

01/04/2022

WhatsApp

Todos os dias, os usuários do WhatsApp enviam uma média de 7 bilhões de mensagens de voz no aplicativo. Essas mensagens por áudio são protegidas com criptografia de ponta a ponta, mantendo-as, assim, privadas e seguras em todos os momentos. Para continuar facilitando a vida dos usuários, o aplicativo está sempre em evolução e, agora, é a vez do recurso de voz ganhar atualizações. Lançada em 2013, as mensagens de voz passam a contar com seis novas funções que prometem tornar o envio de um áudio ainda mais fácil e rápido. 

As mensagens de voz são a forma de comunicação preferida para muitos no WhatsApp e podem cumprir uma série de funções tanto para usuários comuns no seu dia a dia, como para empresas.

Ao anunciar a novidade, o aplicativo de mensagens WhatsApp informou que a atualização acontecerá para todos em breve. “Estamos animados para que os usuários testem esses novos recursos à medida que eles forem disponibilizados gradualmente nas próximas semanas”, garantiu.

Conheça os novos recursos do WhatsApp para as mensagens de voz:

O WhatsApp, o aplicativo mais popular entre os brasileiros (veja abaixo), anunciou esses novos recursos que vão mudar a experiência de enviar e receber mensagens de voz no WhatsApp para ainda melhor. Veja como as novidades funcionam:

Reprodução fora da conversa: Com essa nova função, é possível ouvir uma mensagem de voz sem, necessariamente, precisar manter a conversa aberta. Assim, é possível conferir o áudio enquanto faz outras coisas ou lê e responde a outras mensagens.

Pausar/retomar a gravação: A partir de agora, caso haja uma interrupção ou seja necessário pensar mais no que falar durante a gravação de uma mensagem, o usuário terá a possibilidade de pausar a gravação e retomá-la quando estiver tudo pronto.

Visualização em forma de onda: A novidade também é de design, o WhatsApp agora vai apresentar uma representação visual do som na mensagem de voz que irá auxiliar o acompanhamento da gravação.

Prévia da gravação: Uma novidade também importante é o recurso que permite o usuário ouvir as mensagens de voz gravadas antes delas serem enviadas. Com isso, você poderá checar se tudo foi como o planejado, evitando erros.

Retomar a reprodução: Um recurso também muito aguardado pelos usuários irá permitir que o usuário possa pausar uma mensagem de voz a qualquer momento e voltar a escutar de onde parou ao retornar à conversa.

Reprodução acelerada de mensagens encaminhadas: Recentemente, o WhatsApp lançou a possibilidade de ouvir mensagens aceleradas, nas velocidades 1,5x ou 2x. No entanto, até então, essa ferramenta só podia ser usada em mensagens enviadas diretamente para o usuário. Agora, é possível conferir as mensagens de voz encaminhadas mais rapidamente nas velocidades 1,5x ou 2x.

Popularidade do WhatsApp no Brasil

Várias pesquisas deixam clara a popularidade do WhatsApp pelo mundo. A mais recente indicou que o mensageiro é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia. Segundo o estudo “Panorama”, realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, o APP liderou com folga, somando 54%. Em segundo lugar está o Instagram, com 15%, seguido pelo Facebook, com 7%. O pódio é composto apenas por aplicativos da Meta, antiga Facebook, que foi fundada por Mark Zuckerberg. O YouTube conquistou a quarta colocação, com 2%, enquanto a categoria “Outros” levou os 22% restantes.

Ainda segundo a pesquisa feita em dezembro de 2021 com 2.036 pessoas que possuem smartphones, quando se trata de aplicativos nos quais os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia, o WhatsApp também sai na frente, com 33%. Ele é seguido pelo Instagram, com 27%, de acordo com o levantamento. Em seguida, está o Facebook, com 10%, e o YouTube, com 7%. Surgem no ranking também outras redes sociais de vídeos, como o TikTok, que fez 3%, e o Kwai, com 2%. O Twitter surge com os mesmos 2%. Nesta categoria, a opção “Outros” somou 16%.

A pesquisa também se debruçou sobre a presença dos aplicativos na tela principal dos smartphones. Vale destacar que a tela principal é considerada aquela que aparece logo depois de ligar o aparelho. Neste sentido, o WhatsApp estava presente em 54% das telas principais dos aparelhos. O número representa uma estabilidade quando comparado aos 12 meses anteriores. Por outro lado, foi identificada uma redução na presença do Instagram (42%) e do Facebook (37%) em relação ao ano anterior. Na ocasião, os aplicativos registraram 45% e 43%, respectivamente.

Já os aplicativos da Nubank (13%), YouTube (12%) e Uber (12%) tiveram suas presenças nas telas principais dos celulares estáveis, enquanto Telegram (11%) e PicPay (10%) tiveram alta. Sobre os APPs de bancos, o aplicativo da Caixa (10%) teve queda e o do Banco do Brasil (9%) se manteve estável.

WhatsApp como ferramenta para vendas e comunicação de empresas

A presença do WhatsApp no dia a dia dos brasileiros evidencia a importância deles também para as empresas. Estar na plataforma é fundamental para fazer negócios, se comunicar e firmar relações com os clientes nos dias de hoje. 

Se sua empresa ainda não faz uso do WhatsApp como uma ferramenta de negócios, conheça o WhatsApp Business, a versão para empresas do aplicativo. Com ela, você contará com uma série de recursos que visam a fidelização de seus clientes e criação de novas oportunidades de vendas.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito criado em 2018 para atender às necessidades e facilitar o trabalho das empresas dentro da plataforma. A ideia é simplificar a interação entre negócios e clientes através de uma série de recursos. 

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o WhatsApp conta com uma série de vantagens para negócios. Pode-se, por exemplo, inserir uma série de informações específicas sobre a empresa, bem como automatizar, classificar e responder rapidamente mensagens. Tudo isso, além das ferramentas já conhecidas da versão original do app, como enviar e receber mensagens de texto, voz, vídeos, imagens e arquivos.

Aposte na tecnologia dos chatbot e integre um em sua conta comercial no WhatsApp

Como vimos aqui, o WhatsApp representa uma grande chance de vendas e comunicação para as empresas. Assim, se você deseja ampliar seu atendimento e melhorar as suas vendas pelo aplicativo de mensagens mais popular entre os brasileiros, a tecnologia terá um papel importante na sua estratégia.

Com a ChatGuru, você pode integrar um chatbot na sua conta comercial do WhatsApp, otimizando o trabalho da sua equipe e aprimorando a sua comunicação. Através da nossa solução, sua empresa não vai mais perder uma chance de venda por demora em responder um cliente. Você conseguirá responder instantâneas vários clientes simultaneamente, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Tudo isso enquanto proporciona os melhores padrões de atendimento ao cliente. 

Em outras palavras, ao integrar um chatbot ao seu canal de comunicação do WhatsApp, sua empresa estará oferecendo aos seus clientes uma experiência de comunicação fácil e imediata. Eles conseguirão pesquisar informações sobre produtos e tirar dúvidas sem gastar horas buscando online ou esperando enquanto um representante da equipe de vendas consiga respondê-los. Dessa forma, você estará aumentando suas chances de conversão e incentivando a fidelidade e satisfação dos usuários.

Vale destacar que os chatbots permitem a criação de etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento, baseado no funil de vendas, por exemplo. Assim, você economiza tempo e energia da sua equipe e aprimora sua estratégia para atrair mais clientes e gerar mais valor. 

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