Como atender bem com alto volume de demanda? Chatbots!

Conforme a demanda cresce, atender bem e de forma ágil a todos os clientes se torna um dos grandes desafios das empresas. Mas a resposta para isto está na tecnologia. A automatização dos processos, a exemplo dos chatbots, possibilitam uma experiência de qualidade, de forma rápida e assertiva. Se você deseja saber mais sobre essa […]

Giovanna Torreão

31/01/2022

chatbot

Conforme a demanda cresce, atender bem e de forma ágil a todos os clientes se torna um dos grandes desafios das empresas. Mas a resposta para isto está na tecnologia. A automatização dos processos, a exemplo dos chatbots, possibilitam uma experiência de qualidade, de forma rápida e assertiva.

Se você deseja saber mais sobre essa solução, chegou ao local certo! Nós vamos explicar tudo sobre os chatbots e de que forma eles conseguem ajudar a sua empresa.

Confira!

Como funciona um chatbot?

O chatbot consegue, através do processamento de dados, identificar intenções, consultar um banco de dados e dar uma resposta que irá ajudar na solução do problema ou questionamento trazido pelo consumidor. Esse software de comunicação simula a fala humana, sendo capaz de suprir as necessidades do seu público de forma rápida e assertiva, enquanto executa as boas práticas de atendimento ao cliente. 

Preparados para agir em diferentes etapas do processo de comunicação, marketing da empresa e funil de vendas, os bots podem, por exemplo, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, captar e qualificar leads, interagir com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas possibilidades. 

Segundo estimativa da Insider Intelligence, empresa especializada em pesquisa de mercado, até 73% das tarefas administrativas de saúde podem ser automatizadas por IA, e a adoção de chatbots pode economizar US $ 11 bilhões anuais para os setores de varejo, saúde e bancos até 2023. 

Ou seja, eles podem atender tarefas menores e repetitivas, que consomem bastante tempo para que os humanos possam dedicar sua atenção às tarefas mais específicas e estratégicas.

Como os chatbots podem ajudar a atender bem com alto volume de demanda?

Eficiência da comunicação, aumento da produtividade e redução de custos em uma grande escala. Os chatbots trazem vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores. Aqui, vamos explicar de que forma esse software pode ajudar a sua empresa a responder de forma rápida e assertiva mesmo com um volume de mensagens e vendas.

Diminuição no tempo de resposta

Os consumidores estão mais imediatistas e não admitem mais ter que esperar por uma resposta. Eles querem uma resposta rápida para suas dúvidas e a qualquer momento. A tolerância dos clientes com o tempo está reduzindo e demorar para dar um retorno pode facilmente gerar a perda de uma venda, e isto é revelado por diversas pesquisas.

De acordo com o relatório CX Trends 2021, o número de consumidores que desejam ser atendidos dentro de 10 minutos subiu de 35% em 2020 para 53% em 2021, quando entram em contato por meio de aplicativos de mensagens. Aqueles que esperam até uma hora saíram de 33% em 2020 para 25%. No ano passado, apenas 4% dos consumidores estavam dispostos a esperar até 24%.

Então, se você deseja conquistar o público e aumentar as chances de efetivação das vendas, reduzir o tempo de retorno pode ser o segredo. Segundo um levantamento da Velocify, falar com um lead no primeiro minuto após o contato pode aumentar em quase 400% a chance de conversão.

Esperar que sua equipe de atendimento ao cliente seja capaz de responder imediatamente a todas as perguntas em seu canal de comunicação, se não é irreal, é muito caro – especialmente. Neste cenário, o chatbot será seu aliado. Afinal, ele é capaz de dar um retorno e capturar a atenção do cliente de forma imediata e ágil.

Ao contrário de uma pessoa, que consegue responder apenas uma pergunta por vez, essa ferramenta permite que sua empresa responda instantaneamente todos os clientes ao mesmo tempo, tirando dúvidas, agilizando a resolução dos chamados, nutrindo esses leads e encaminhando-os pelo funil de vendas. 

Além de economizar dinheiro, os chatbots o ajudarão a manter sua presença na internet de forma atualizada e ativa, promovendo uma experiência agradável para os clientes. 

Disponibilidade fora do horário comercial

Uma grande vantagem dos chatbots é que eles são como um novo canal ininterrupto de relacionamento com o cliente, sem restrições de horário e nem tempo de espera. Por sinal, 64% dos clientes afirmam que a melhor característica dos chatbots é o serviço a qualquer hora do dia ou da noite, segundo pesquisa da Tidio.

Em outras palavras, se você deseja se diferenciar da concorrência e garantir a venda, oferecer a comodidade para que o cliente consiga falar com a sua empresa a qualquer momento, naquele que for melhor para ele, deve ser uma das suas principais prioridades. E com os chatbots, você dá suporte aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, sem precisar aumentar sua equipe humana.

Automatização dos processos

Ao automatizar etapas de marketing, qualificação dos leads e vendas, a empresa se torna capaz de alcançar grandes resultados pela assertividade da comunicação. Além disso, com o time humano mais livre, é possível uma reorganização do tempo de trabalho e realocação de recursos. 

No entanto, é necessário ressaltar que os chatbots não vão substituir totalmente os funcionários. Eles são uma ferramenta complementar. Os bots representam o primeiro nível do relacionamento com o cliente, a partir do qual deve existir então uma retransmissão fluida e contínua para um agente humano para que sejam executadas as tarefas de valor agregado. 

Caso o chatbot não consiga compreender uma questão trazida pelo cliente ou não tenha os recursos necessários para responder de forma apropriada, um profissional humano será acionado. Dessa forma, seu time humano de atendimento fica concentrado em assuntos mais complexos e estratégicos. 

O atendimento híbrido é a chave para clientes que se sintam ouvidos em suas necessidades e times com mais produtividade. 

Estar onde seus clientes estão e a integração com o WhatsApp

Uma pesquisa comprovou o que muitos já sabiam: o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia. O estudo “Panorama” foi realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, e entrevistou, em dezembro de 2021, 2.036 pessoas que possuem smartphones.

De acordo com o levantamento, o WhatsApp ficou com 54%, liderando com folga. Quando se fala sobre os aplicativos que os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia, o WhatsApp também sai na frente com 33%.

O levantamento abordou ainda a presença dos aplicativos na tela principal dos smartphones. A tela principal é considerada aquela que aparece logo depois de ligar o aparelho. O WhatsApp estava presente em 54% dos aparelhos, o que representa estabilidade quando comparado aos 12 meses anteriores. 

Os dados da pesquisa evidenciam a presença do WhatsApp na vida dos brasileiros. Neste sentido, as empresas que desejam se conectar com seus clientes devem estar presentes nesta plataforma. A ferramenta é capaz de suscitar percepções positivas e, consequentemente, estimular a criação de um relacionamento cada vez mais duradouro com a empresa. Por isso, ela também é ideal para a integração com um chatbot, aliando familiaridade com agilidade.

ChatGuru

O chatbot para WhatsApp da ChatGuru possibilita que a sua empresa ofereça uma comunicação personalizada e otimizada, além de proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. 

A nossa tecnologia também é capaz de ajudar no aprimoramento do fluxo de trabalho dos times de vendas e atendimento, acarretando no crescimento das conversões e fidelização da marca. Tudo isso enquanto colhe importantes dados – conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – que poderão embasar o desenvolvimento de estratégias.

Tirando proveito da familiaridade dos usuários com a plataforma, os bots da ChatGuru podem ser personalizados conforme as necessidades da sua empresa e abranger uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade.

A intenção é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido, na Black Friday e também no restante do ano. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato com a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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