Marketing de influência: Como usar influenciadores digitais na sua estratégia

Todos os dias os clientes são impactados com uma infinidade de campanhas de marketing. Então, como destacar a sua empresa e conquistar a atenção do público? O crescimento das redes sociais e a chegada dos influenciadores digitais abriram espaço para uma nova estratégia. O marketing de influência representa uma oportunidade de se aproximar do seu […]

Giovanna Torreão

07/01/2022

marketing de influência

Todos os dias os clientes são impactados com uma infinidade de campanhas de marketing. Então, como destacar a sua empresa e conquistar a atenção do público? O crescimento das redes sociais e a chegada dos influenciadores digitais abriram espaço para uma nova estratégia. O marketing de influência representa uma oportunidade de se aproximar do seu público-alvo, gerando valor e confiança.

Aqui, você vai saber tudo sobre esta estratégia, desde a sua importância até como criar uma campanha de marketing de influência. Confira!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência consiste em uma estratégia de colaboração entre uma marca e uma pessoa que desenvolveu autoridade em relação a um grupo. As ações do marketing de influência costumam acontecer em redes sociais, a exemplo do Instagram, TikTok e Youtube, com o objetivo de comercializar produtos e serviços ou até mesmo melhorar o reconhecimento de marca.

O ponto mais interessante do marketing de influência é que ele usa pessoas que realmente têm autoridade para aquele público de potenciais clientes de uma marca. Diante desse nível de confiança desenvolvido entre o influenciador e o seu público, a recomendação dele serve como uma chancela para a qualidade do produto anunciado. Ao encontrar o influenciador certo para sua marca, você terá acesso a muitos clientes em potencial que, de outra maneira, teria muito mais dificuldade em alcançar. 

Em outras palavras, a empresa contrata alguém que é tida como confiável e especialista em seu nicho a fim de alcançar aquele público de uma forma mais próxima e interativa.

No entanto, é importante destacar de que forma o marketing de influência se diferencia do marketing de celebridades. Apesar deles poderem se sobrepor, nem sempre ser “famoso” é o suficiente para fazer um marketing de influência eficaz. Isto acontece justamente por essa aproximação, confiança e influência de nicho desenvolvida dentro de comunidades criadas por influenciadores.

Qual a importância do marketing de influência?

Com 90% dos respondentes da pesquisa assegurando que acreditam que o marketing de influência é uma forma eficaz de marketing, o relatório The State of Influencer Marketing 2021: Benchmark Report mostra o rápido avanço do mercado nos últimos anos. A estimativa de crescimento do marketing de influência saiu de US $ 1,7 bilhão em 2016 para $ 9,7 bilhões em 2020 e espera-se que salte para US $ 13,8 bilhões em 2021.

Isto aconteceu, segundo o relatório, as pessoas passaram a gastar muito mais tempo online do que antes, gerando essa necessidade de que as empresas tomassem uma atitude.  “Apesar das preocupações iniciais de que o marketing influenciador (na verdade, todo o marketing) pudesse diminuir devido ao covid-19, ele na realidade aumentou. Claro que alguns setores, como turismo e companhias aéreas, tiveram que se retrair drasticamente, mas muitos outros ajustaram seus modelos para sobreviver no covid-19”, considera o estudo.

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Como você mede o marketing de influência?

As métricas a serem usadas para medir o sucesso da campanha de marketing de influência vai depender muito do objetivo do trabalho. Mas algumas das métricas mais comuns são:

  1. Alcance de público
  2. Impressões
  3. Engajamento
  • curtida
  • compartilhamento
  • comentário

4. Conversões:

  • crescimento de seguidores para a marca
  • menções da marca
  • tráfego para o site de destino pré-estabelecido
  • preenchimentos de formulários
  • aumento nas vendas

Como criar uma estratégia de marketing de influência?

Após decidir entrar no universo do marketing de influência, a primeira etapa da criação da estratégia é a definição dos objetivos. Defina onde você deseja chegar com esta campanha e saiba quem é seu público-alvo. Com essas duas informações em mente, será muito mais fácil encontrar o influenciador certo para a campanha e alcançar o sucesso.

1. Como escolher influenciadores

Na hora de escolher um influenciador, é interessante fazer uso da escuta social. Vá até as redes sociais e identifique onde as pessoas estão falando sobre sua marca – ou sobre a concorrência -, bem como o que estão falando. Esse trabalho poderá auxiliar na busca por vozes influentes e que estejam relacionadas com o seu nicho.

Quando começar a encontrar candidatos, é preciso identificar bem o público dele e ter certeza de que seus potenciais clientes fazem parte desse público. Além disso, é importante avaliar o nível de influência desse profissional sobre o público e de que forma ele agrega valor a sua marca.

Como vimos anteriormente, as métricas de engajamento estão entre as formas de medir o sucesso da campanha e podem lhe ajudar na hora de escolher um influenciador. Segundo dados recentes de Upfluence, as melhores taxas de engajamento estão mais entre os influenciadores menores do que nos maiores. O Upfluence categoriza os influenciadores pela quantidade de seguidores. Entenda:

  • Microinfluenciador: menos de 15.000 seguidores
  • Influenciador regular: entre 15.000 e 50.000 seguidores
  • Influenciador em ascensão: entre 50.000 e 100.000 seguidores
  • Meio influenciador: entre 100.000 e 500.000 seguidores
  • Macroinfluenciador: entre 500.000 e 1.000.000 seguidores
  • Mega influenciador: mais de 1.000.000 de seguidores

Confira abaixo a taxa média de engajamento dos influenciadores por categoria:

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Segundo o levantamento, microinfluenciadores no Instagram, por exemplo, têm uma taxa média de engajamento de 3,86%, e essa taxa cai em todos os níveis de influenciador, chegando a 1,21% para megafluenciadores. Por outro lado, qualquer que seja o tamanho do influenciador, ele terá mais engajamento no TikTok do que em qualquer outra plataforma apresentada.

2. Defina o orçamento e a estratégia

Agora, é hora de estabelecer o orçamento e detalhes da estratégia. Você usará apenas um influenciador? Quanto sua empresa está disposta a pagar? Para responder a estas perguntas, leve em conta o tempo necessário para planejar, executar e revisar a campanha de marketing de influência.

O relatório revelou ainda que a maioria (56%) das marcas usa os mesmos influenciadores em diferentes campanhas. Além disso, 67% dos entrevistados usam o Instagram para marketing de influenciador, mas houve um aumento no marketing de influenciador da TikTok. Também foi identificado que 67% dos entrevistados preferem que o marketing de influenciador seja baseado em campanhas e não estar sempre ativo.

Por outro lado, 36% dos entrevistados pagaram seus influenciadores dando-lhes amostras de produtos e 21% deram um desconto em seus produtos ou serviços (itens mais caros). Assim, apenas 32,4% das empresas fizeram o pagamento em dinheiro aos influenciadores.

3. Decida os objetivos e a mensagem

Melhorar os níveis de reconhecimento de marca e aumentar as vendas. Por mais que esses possam ser seus objetivos, eles são muito gerais. Por isso, na hora de traçar objetivos mais diretos, como aumentar sua base de clientes em um grupo demográfico mais jovem ou atingir um novo grupo de usuários com um novo produto, por exemplo.

Os influenciadores conseguem atingir públicos bastante específicos que, muito provavelmente, estão interessados em seu produto e vão ler e se envolver com o conteúdo desenvolvido. Sendo assim, é interessante também criar um calendário de trabalho no qual seja possível cultivar essa relação entre marcar, influenciador e público, a fim de refinar sua abordagem por meio da experiência sobre o que funciona e o que não funciona no seu nicho.

O conteúdo influenciador digital traz um tom de conversação pessoal que se diferencia das campanhas tradicionais de marketing. Por isso, vale lembrar que o influenciador conhece o próprio público e vai ter certa autoridade para dizer o que funciona. Entregar um roteiro engessado pode estragar a campanha e minar seus resultados. 

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