Confira o passo a passo e crie uma estratégia de vendas para o ano que se inicia

O ano novo está começando e é hora de começar a pensar nas estratégias de vendas para esses próximos meses. O planejamento é fundamental para o sucesso das suas campanhas futuras. Então, é hora de estabelecer as metas e feitos que se deseja alcançar. Se ainda não sabe bem por onde começar, vamos trazer na […]

Giovanna Torreão

29/12/2021

vendas

O ano novo está começando e é hora de começar a pensar nas estratégias de vendas para esses próximos meses. O planejamento é fundamental para o sucesso das suas campanhas futuras. Então, é hora de estabelecer as metas e feitos que se deseja alcançar. Se ainda não sabe bem por onde começar, vamos trazer na publicação de hoje um passo a passo simples de como começar a preparar as próximas ações da sua empresa.

Acompanhe!

1. Analise o ano anterior antes de iniciar suas estratégias para o próximo ano

Uma estratégia de vendas precisa ser embasada em dados para ter sucesso. Sendo assim, o ano vai acabando e uma boa maneira de começar a elaborar as suas primeiras ações do ano novo é fazendo um balanço dos resultados dos últimos 12 meses. Resgate os dados de vendas e comportamentos, levante quantos clientes novos você conquistou, quantos você considera que estão na sua lista de fiéis, faça a identificação dos itens mais vendidos e também daqueles que encalharam no estoque.

Um outro aspecto que é interessante para se observar neste momento é o comportamento dos seus consumidores. Avalie os números das suas campanhas anteriores, vale tanto analisar os dados do Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal e Black Friday, por exemplo. Você deve estar atento para tentar desvendar quais ações são as principais geradoras de indicadores de crescimento de vendas e envolvimento com sua marca. Também não deixe de observar taxas de clique, duração de sessões, perguntas recebidas, entre outras métricas que sejam relevantes para a realidade da sua empresa. 

Vale ainda fazer uma avaliação também em relação aos feedbacks feitos pelos clientes a fim de saber a opinião dos compradores sobre a experiência de compra durante o ano, desde o atendimento até a opinião sobre o produto ou serviço de vendas oferecido.

Você terá diversos insights importantes sobre como os clientes se relacionam com sua marca, como eles vão interagir com ela no futuro e suas campanhas de vendas. A ideia aqui é buscar táticas para aumentar a frequência das ações que fazem com que os clientes comprem e aplique no restante do seu público.

Agora, o momento é de análise, veja os pontos em que a sua empresa deixou passar boas oportunidades de negócios e quais os pontos da experiência do cliente que poderiam ser aprimorados. A ideia aqui é fazer um levantamento geral de todos os aspectos que envolvem a gestão e identificar o que pode ser feito. Com essas informações em mãos, é hora de estabelecer as prioridades nas suas estratégias de vendas e experiência e definir datas para que cada um deles seja resolvido. 

2. Crie um perfil de cliente potencial ideal

Se em 2021 você não desenvolveu as personas do seu negócio, não deixe isso se repetir e elabore o perfil logo no início do planejamento do ano, pois é uma chave fundamental para embasar suas estratégias de vendas e experiência do cliente. Com base em pesquisas e dados adequados, as personas do usuário facilitam a descoberta das diferentes maneiras pelas quais as pessoas pesquisam, compram e usam produtos. 

As buyer personas, que nada mais são que o cliente ideal de um negócio, vão ajudar a sua empresa a entender seus clientes, identificando quem são eles e quais são suas motivações vai fazer toda a diferença na elaboração da sua estratégia. 

Um perfil de cliente potencial ideal traz quem é esse cliente ideal, quais são suas dores e necessidades diárias, comportamentos, experiências, bem como tantos outros detalhes importantes que demonstram a forma como ele toma decisões. O desenvolvimento de uma persona é fundamental para a compreensão mais profunda de seus clientes.

Importante lembrar que essa persona do usuário é um personagem semi-fictício, mas que tem como base o seu cliente atual ou aquele que a empresa almeja. A elaboração das personas pode acontecer levando em conta entrevistas com usuários e dados de pesquisas, que serão segmentados por dados demográficos e psicográficos, necessários para o aprimoramento do seu produto ou marca.

Essa metodologia leva em conta que um mesmo produto ou serviço pode atrair diferentes usuários. Mas que, com necessidades diferentes, eles são atraídos por aspectos diferentes do item. Assim, é importante lembrar que uma empresa pode ter mais de uma persona. Cada uma delas vai representar um tipo diferente de usuário que pode usufruir da sua marca, serviço, produto ou site. 

Assim, você conseguirá concentrar seus esforços no aprimoramento da experiência do cliente real e os casos de uso, atendendo aos requisitos dos compradores. O resultado é que será mais fácil gerar valor e atrair clientes com uma estratégia de experiência do cliente aperfeiçoada.

Com todos esses dados coletados e personas desenvolvidas, você conseguirá entender exatamente de que forma você pode servir uma solução para o seu o cliente, aprimorando a sua compreensão das necessidades específicas deles para que você seja capaz de encontrar as melhores soluções para seus problemas ou uma melhor forma de comunicar essas soluções durante este novo ano que está começando, gerando mais vendas.

3. Aposte no marketing de conteúdo

Quando estiver elaborando a sua estratégia de vendas de ano novo, não deixe de lado o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo nada mais é que o processo de criação e publicação consistente de conteúdos relevantes no qual o público que você deseja alcançar está interessado em consumir. É uma maneira de envolver para converter potenciais clientes em novos clientes.

Tendo como diretriz o foco nos consumidores e com o objetivo de responder suas dúvidas e atender suas necessidades, o marketing de conteúdo faz com que sua empresa desenvolva relacionamentos com os clientes e aumente a confiança da marca.

Esta estratégia é bastante valiosa em um mercado tão concorrido quanto o atual, onde os clientes são impactados a todo momento por uma infinidade de propagandas e anúncios comerciais, nas mais diversas plataformas. Através do marketing de conteúdo, sua empresa estará fornecendo valor, conquistando relevância e se destacando da concorrência.

Quando bem utilizado, o marketing de conteúdo vai trabalhar para que clientes em potencial encontrem a sua empresa e entrem em contato já em um estágio mais avançado no funil de vendas.

Em dúvida sobre de que forma sua empresa pode entrar no marketing de conteúdo? É simples, consulte seus clientes. Faça uma pesquisa e pergunte sobre o tipo de material que seria útil se você produzisse, pergunte tanto sobre o formato e o conteúdo quanto sobre a plataforma de distribuição.

Se deseja saber mais sobre o marketing de conteúdo e as melhores maneiras de colocá-lo em prática, acesse o post: Marketing de conteúdo: o que é, vantagens e táticas mais eficientes.

4. Promova uma experiência automatizada

Os clientes de hoje não querem esperar, eles buscam facilidade, praticidade e rapidez na hora de se comunicar com uma empresa. Para oferecer tudo isso e mais, as soluções tecnológicas são uma excelente estratégia de vendas. E quando integradas com plataformas de comunicação que já fazem parte da vida dos clientes, como o WhatsApp, elas geram ainda mais valor para o público.

Baseado em inteligência artificial (IA), os chatbots são um software de comunicação que conversa com seus clientes para esclarecer dúvidas, enviar informações, guiar pelo funil de vendas, entre outras tantas possibilidades. Tudo isso de forma instantânea, 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Os chatbot para WhatsApp conseguem suprir uma série de necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que reduz custos, melhora a experiência oferecida, aumenta a interação com o público e números de vendas, torna o trabalho dos funcionários mais eficiente e possibilita o crescimento dos negócios. Em outras palavras, as soluções de automação para plataformas de comunicação ajudam as empresas a atrair mais clientes, gerar valor e trabalhar de forma mais otimizada.

Conheça a ChatGuru

A ChatGuru ajuda a sua empresa a desenvolver e gerir um chatbot personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus clientes. Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), o nosso chatbot de atendimento ao cliente está integrado ao WhatsApp, possibilitando serviços interativos e familiaridade.

Com a nossa tecnologia, seu chatbot conseguirá identificar intenções e usar recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, o bot vai conseguir entender o estágio em que o seu consumidor se encontra e, assim, pode estabelecer o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no funil de vendas. Assim, você conseguirá concentrar mais atenção nos leads qualificados. 

Vale destacar que os chatbots podem atuar em várias estratégias e abrangem uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. A intenção é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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