É possível vários atendentes usarem o mesmo número de WhatsApp. Veja como!

Se sua empresa está crescendo e a demanda de contato dos clientes aumentou também, você deve ter se deparado com a pergunta: como vou aumentar minha equipe de atendentes para dar conta de todos os chamados com apenas um número de WhatsApp? Se essa for a sua dúvida, chegou ao local certo! Na publicação de […]

Giovanna Torreão

20/12/2021

whatsapp

Se sua empresa está crescendo e a demanda de contato dos clientes aumentou também, você deve ter se deparado com a pergunta: como vou aumentar minha equipe de atendentes para dar conta de todos os chamados com apenas um número de WhatsApp? Se essa for a sua dúvida, chegou ao local certo! Na publicação de hoje vamos explicar de que forma é possível manter apenas um número WhatsApp na sua empresa e ter uma grande equipe fazendo o atendimento.

Acompanhe!

Por que utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Quando uma empresa começa a crescer é comum que se tentem alternativas para manter o contato com os clientes. Como vários atendentes utilizando o mesmo aparelho celular, vários números de contato ou até mesmo contas pessoais dos atendentes sendo usadas na comunicação empresarial.

Apesar de não parecerem graves, essas atitudes podem comprometer a comunicação entre a marca e os clientes. Assim, fica mais difícil ter controle sobre quem atendeu qual cliente, as métricas pessoais não são coletadas, o tempo de resposta acaba aumentando e pode até causar perdas de vendas.

O que preciso para utilizar o WhatsApp com múltiplos usuários?

Para usar o WhatsApp com múltiplos usuários, você vai precisar ter uma conta na versão para negócios do aplicativo, um time de pelo menos dois atendentes – mas pode ser quantos você quiser -, se conectar com um sistema de atendimento profissional – a exemplo da ChatGuru -, e se quiser tornar o atendimento ainda mais otimizado, integrar um chatbot na sua conta.

Por que usar o WhatsApp Business?

Com 120 milhões de usuários e instalado em 98% dos smartphones, o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros. Os dados da Cuponation e da Opinion Box mostram o que as empresas já descobriram: é difícil fazer negócios sem estar presente na plataforma. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box, 76% dos usuários utilizam a plataforma na comunicação com marcas e empresas e 55% dos usuários já fizeram pelo menos uma compra pelo WhatsApp.

Então, se você deseja atender aos seus clientes de forma cômoda e assertiva, precisa aproveitar ao máximo tudo o que o WhatsApp tem para oferecer em sua versão para empresas. 

Gratuito, o WhatsApp Business foi criado para atender às necessidades das empresas, e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Através dele, é possível simplificar a interação entre empresas e clientes através de uma série de recursos.

As vantagens da versão para negócios sobre o WhatsApp tradicional são muitas, mas entre elas está a possibilidade de inserir informações específicas sobre o negócio, bem como automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Além disso tudo, claro, também é possível utilizar as ferramentas já conhecidas da versão original do app, como enviar e receber mensagens de texto, vídeos, imagens e arquivos.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business, como falamos logo acima, oferece uma série de ferramentas desenvolvidas especialmente para auxiliar o trabalho das empresas no contato com os clientes. Confira aqui detalhes de algumas das vantagens de se usar a versão para empresas do aplicativo:

1. Profissionalismo através de um perfil comercial

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é o perfil comercial. A plataforma permite que você deixe claro para quem está conversando com você que sua conta se trata de uma conta comercial. Assim, sua marca consegue passar profissionalismo, além de ajudar seus clientes e potenciais clientes a encontrarem algumas informações básicas, porém bem importantes, a respeito da empresa. Eles conseguem conferir, por exemplo, o logotipo ou imagem da sua marca; endereço de atendimento da sua empresa; tipo de negócio; descrição detalhada da sua atividade-fim; horário de atendimento; endereço físico e eletrônico da empresa, entre outras informações.

2. Espalhe seu contato

Com o recurso de link curto, fica muito mais fácil que novos clientes entrem em contato com você de forma rápida. Através dele, é gerado automaticamente um link curto, que poderá ser compartilhado em perfis de redes sociais, e-mails, sites, ou onde sua estratégia achar melhor. Dessa forma, os clientes e potenciais clientes podem, apenas com um clique, iniciar uma conversa com sua empresa, sem a necessidade de salvar seu contato na agenda.

3. Tenha um catálogo

A versão para negócios do WhatsApp conta com a  função “Catálogos”. Com esta ferramenta, sua empresa consegue expor seus produtos em uma plataforma fácil de navegar. Para cada item do catálogo, você pode adicionar informações, como preço, descrição e código do produto. O catálogo vai funcionar como uma vitrine para promover seus produtos e serviços. 

Usando este recurso você deixa de enviar cada item, preço e descrição um por um para cada cliente. Através dele, tudo fica convenientemente agrupado em sua página do WhatsApp, disponível para todos os clientes e possíveis clientes. 

3. Acompanhe as estatísticas

O acesso a métricas vitais também é uma das vantagens do uso da versão para negócios do WhatsApp. Nela, você consegue conferir as estatísticas e análises a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empresa e cliente. Através dele, é possível conferir quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato, além de quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

Sendo assim, este recurso pode ser útil, por exemplo, para atestar o sucesso de uma campanha de marketing, bem como ter o controle de tráfego de conversas, tornando possível a avaliação das estratégias de comunicação. 

4. Envie mensagem de saudação automática

Por meio do WhatsApp Business, pode-se ainda criar uma mensagem de saudação que os usuários receberão assim que iniciarem uma conversa com sua empresa ou após 14 dias de inatividade. Com uma mensagem instantânea automatizada, você consegue dar as boas-vindas e apresentar a empresa a um novo cliente potencial, sem atrasos e nem tempo de espera.

5. Conte com mensagem de ausente

Além das mensagens de saudação, o WhatsApp Business permite também a configuração de mensagens de ausência. Com ela, você pode enviar uma mensagem personalizada para os clientes que estão tentando se conectar com a sua empresa após o seu horário de funcionamento. A ferramenta possibilita escrever uma mensagem personalizada ou enviar seu horário de atendimento. Isso tudo é configurado para que sejam ativados nos intervalos escolhidos.

6. Configure respostas rápidas

No WhatsApp Business, a ferramenta respostas rápidas foi desenvolvida pensando em ajudar a empresa a responder às perguntas comuns. Através das respostas rápidas, a empresa consegue salvar e reutilizar as mensagens que envia mais para que possa responder perguntas frequentes em instantes. 

7. Faça a rotulação de contatos

O WhatsApp Business conta com a ferramenta de rotular contatos que vai facilitar a manutenção da organização no meio de tantos contatos. Com ela, pode-se fazer a separação dos seus contatos e categorização com marcadores para fácil acesso. Com isso, você pode manter seus contatos agrupados e organizados, auxiliando na pesquisa e na elaboração de estratégias de marketing e comunicação.

Como usar WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Agora que você já conhece todas as vantagens de ter uma conta Business no WhatsApp, vou explicar de que forma é possível contar com múltiplos usuários.

1. Crie uma conta com a ChatGuru

A primeira ação é entrar em contato com a ChatGuru e criar a sua conta na nossa plataforma. Em seguida, vamos integrar nossa tecnologia com o seu perfil e tudo estará pronto para ser usado.

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2. Na plataforma da ChatGuru, vá na opção “usuários”

Agora que você já está na nossa plataforma, vá até o menu lateral e clique na opção “usuários”. 

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3. Crie um novo usuário

Em seguida, clique na opção novo usuário

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4. Cadastro do novo usuários

Agora, é hora de fazer o cadastro do novo usuário e inserir algumas informações sobre ele, como e-mail, nome, senha, nome que ficará visível para o cliente e o nível de permissão desse usuário.

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5. Usuário cadastrado

Por fim, é só salvar esse novo cadastro que o usuário aparecerá na lista de usuários cadastrados. Você pode criar vários usuários, conforme a necessidade da sua comunicação.

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ChatGuru

Agora, é só aproveitar os múltiplos usuários em sua conta comercial do WhatsApp para atender com agilidade e organização. Se deseja, a ChatGuru também conta com uma ferramenta de chatbot que permite a automatização de conversas. Saiba mais sobre as vantagens desse software e como ele pode ajudar a sua empresa a otimizar a comunicação com os clientes.

Ficou interessado? Entre em contato com a ChatGuru e peça um orçamento!

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