Marketing de conteúdo: o que é, vantagens e táticas mais eficientes

Mercado concorrido, enxurradas de propagandas e altos custos de marketing. Se destacar em um cenário deste é difícil para muitas empresas. O marketing de conteúdo surge como uma alternativa ao tradicional, para oferecer um conteúdo valioso, relevante e consistente a fim de atrair um público bem definido e, assim, impulsionar as vendas.  Se você ainda […]

Giovanna Torreão

06/12/2021

marketing de conteúdo

Mercado concorrido, enxurradas de propagandas e altos custos de marketing. Se destacar em um cenário deste é difícil para muitas empresas. O marketing de conteúdo surge como uma alternativa ao tradicional, para oferecer um conteúdo valioso, relevante e consistente a fim de atrair um público bem definido e, assim, impulsionar as vendas. 

Se você ainda não sabe o que é o marketing de conteúdo, mas deseja conhecer essa maneira de chamar a atenção dos clientes, chegou ao lugar certo. Na publicação de hoje, vamos explicar tudo sobre essa estratégia, suas vantagens e as táticas mais eficientes de marketing de conteúdo.

Confira!

O que é marketing de conteúdo realmente?

O marketing de conteúdo consiste, basicamente, no processo de criação e publicação consistente de conteúdos relevantes que o público que você deseja alcançar está interessado em consumir. Assim, você consegue envolver e converter esses potenciais clientes em novos clientes. A intenção do marketing de conteúdo é focar nos consumidores para responder suas dúvidas e atender suas necessidades, fazendo com que sua empresa construa relacionamentos e aumente a confiança da marca.

Qual a vantagem do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo adiciona valor ao seu negócio. Em um mercado muito concorrido, onde os clientes são impactados por uma infinidade de propagandas e anúncios comerciais todas as horas do dia, nas mais diversas plataformas, é difícil chamar a atenção da sua audiência. É neste momento que entra o marketing de conteúdo, como uma maneira de fornecer valor para, assim, conquistar relevância aos olhos do público e, consequentemente, fazer mais vendas. 

Neste ponto, é importante destacar que, caso você não tenha certeza da maneira como sua empresa pode  agregar valor através do marketing de conteúdo, consulte seus clientes existentes sobre qual tipo de material você pode produzir que seria útil para eles. Eles vão saber te dizer.

Agora que você já sabe a principal vantagem do marketing de conteúdo, é hora de saber entender a forma como ele funciona para associar valor para o seu negócio. Por isso, vamos falar sobre as etapas do funil de vendas:

Topo do funil de vendas

Nesta etapa acontece a conscientização, que é quando o cliente faz o primeiro contato com a sua marca e desconfia que tenha uma necessidade. Antes desta fase, ele até podia já ter essa necessidade, mas não sabia da existência de uma solução.

Meio do funil de vendas

A segunda etapa acontece quando, já sabendo da existência da solução para a necessidade dele, ele começa a fazer uma pesquisa para se educar sobre quais produtos ou serviços vão poder atender às suas necessidades. Ele também começa o processo de consideração. Nesse ponto, o cliente faz a comparação de diferentes produtos de diferentes fornecedores para ter certeza de que irá adquirir o melhor custo benefício, avaliando, por exemplo, a qualidade e o preço.

Fundo do funil de vendas

Por fim, o fundo do funil de vendas representa o momento em que o cliente toma sua decisão e avança com a transação para a efetivação da compra.

O marketing de conteúdo trabalha para atingir, especialmente, os dois primeiros estágios do processo de compra, incentivando a conscientização sobre as soluções e educando os consumidores a respeito das soluções que a sua marca oferece para as necessidades dele. Quando bem utilizado, o marketing de conteúdo vai fazer com que os clientes em potenciais encontrem a sua empresa e, reconhecendo o valor e vantagens, entrem em contato em um estágio mais avançado no funil de vendas, fortalecendo um vínculo de confiança antes mesmo da primeira conversa.

Como mostra o estudo The State of Content Marketing 2020 Global Report, realizado pela plataforma de gestão de visibilidade online norte-americana Semrush, o marketing de conteúdo é uma “ferramenta extremamente eficaz para qualquer finalidade, desde a construção do conhecimento da marca até a geração de leads e obtenção de conversões.” 

Quando a pergunta é quais metas prioritárias você planeja alcançar por meio do marketing de conteúdo, os entrevistados respondem gerar mais leads de qualidade (79%) e atrair mais tráfego para o site (75%).

Quais metas prioritárias você planeja alcançar por meio do marketing de conteúdo em 2021?

  1. Gere mais leads de qualidade – 79%
  2. Atraia mais tráfego para nosso site – 75%
  3. Melhorar a reputação da marca – 57%
  4. Melhore o envolvimento e a fidelidade do cliente – 47%
  5. Promova o posicionamento de novos produtos – 26%
  6. Aumente o número de pagamentos – 17%
  7. Outros – 2%

Fonte: The State of Content Marketing 2020 Global Report

No entanto, a criação de uma boa estratégia tem papel fundamental no sucesso da campanha de marketing de conteúdo. Sendo assim, conforme o levantamento da Semrush, o tópico ‘estratégia’ é o mais popular discutido no Twitter com a hashtag #contentmarketing (35%); já “estratégia de marketing de conteúdo” é a principal consulta de pesquisa relacionada ao marketing de conteúdo (volume de pesquisa 9.900); e “o que é estratégia de marketing de conteúdo?” resume as três principais perguntas feitas ao Google em relação ao marketing de conteúdo. Além disso, a capacidade de desenvolver uma estratégia é a terceira (42%) habilidade mais necessária para um profissional de marketing de conteúdo.

Ainda falando sobre esses profissionais de marketing de conteúdo, os participantes da pesquisa revelam que, apesar de 52% mencionarem o marketing como a habilidade principal, 49% gostariam que seus funcionários estivessem familiarizados com as mídias sociais e 44% precisam de SEO.

No levantamento, quando questionados sobre a construção de um funil de marketing de conteúdo eficaz, 48% dos profissionais de marketing de conteúdo veem a criação de conteúdo que direciona o tráfego como seu maior desafio e 83% consideram o tráfego orgânico a principal métrica de eficiência de conteúdo. 

Quais são as táticas de marketing de conteúdo mais eficientes?

O marketing de conteúdo permite que as empresas aumentem sua presença na busca orgânica, usando SEO e insights de conteúdo, se alinhando cada vez com as necessidades do cliente. Se você deseja começar a produzir marketing de conteúdo, a maneira mais fácil é através de um blogue. Boas técnicas de SEO vão fazer com que seus potenciais clientes encontrem a sua marca e se conscientizem das suas soluções. 

As opções para começar no marketing de conteúdo, no entanto, são muitas. Você pode também fazer uso de infográficos, podcasts, vídeos, e-books ou até mesmo seminários. A escolha vai depender da sua criatividade, estratégia e do público que você deseja atingir.

marketing de conteúdo
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Mas, se você quer saber o que as pessoas que trabalham com isso responderiam sobre quais são as táticas de marketing de conteúdo mais eficientes, os entrevistados na pesquisa da Semrush também podem te ajudar. Confira as respostas deles para essa pergunta: 

  1. Otimização de mecanismos de pesquisa – 75%
  2. Atualização e redirecionamento de conteúdo existente – 61%
  3. Publicação de mais guias “Como fazer” / conteúdo educacional – 45%
  4. Otimizando a jornada do cliente – 41%
  5. Criação de mais conteúdo de vídeo / visual – 41%
  6. Analisando o conteúdo dos concorrentes – 37%
  7. Diversificação / Uso de novos tipos de conteúdo – 34%
  8. Colaborando com outras equipes (Vendas, CS, etc.) – 32%
  9. Otimizando conteúdo para celular – 23%
  10. Testando novos canais de distribuição – 21%
  11. Usando UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) – 10%
  12. Outros – 5% 
Fonte: The State of Content Marketing 2020 Global Report

Agora que você já sabe o que é, a sua importância e quais as táticas mais eficientes, é hora de colocar a mão na massa e iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para atingir seus potenciais clientes.

ChatGuru

Se você deseja oferecer facilidade e uma excelente experiência ao seu cliente, saiba mais sobre a tecnologia dos chatbots. Esse software pode ser integrado à conta comercial da sua empresa no WhatsApp, um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros e possibilita serviços interativos e familiaridade. Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), a tecnologia da ChatGuru permite o desenvolvimento e gestão de um chatbot personalizado conforme as suas necessidades e dos seus clientes. 

O nosso chatbot consegue identificar intenções e usa recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, você vai conseguir entender o estágio no qual o seu cliente está e, assim, pode estabelecer qual comunicação ele deve receber para avançar no caminho de vendas, além de ter a possibilidade de concentrar mais atenção nos leads qualificados. 

Vale destacar que os bots da ChatGuru são capazes de abranger uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. A ideia é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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