Top 11 dicas para sua pequena empresa se dar bem na Black Friday

A expectativa é de que o Brasil alcance um faturamento de aproximadamente R$10 bilhões com a Black Friday 2021, segundo a Ebit|Nielsen. Como uma pequena empresa, talvez você não consiga cobrir as ofertas dos grandes negócios, mas também pode tirar proveito das oportunidades de venda criadas na data. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as […]

Giovanna Torreão

10/11/2021

black friday

A expectativa é de que o Brasil alcance um faturamento de aproximadamente R$10 bilhões com a Black Friday 2021, segundo a Ebit|Nielsen. Como uma pequena empresa, talvez você não consiga cobrir as ofertas dos grandes negócios, mas também pode tirar proveito das oportunidades de venda criadas na data. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as melhores dicas para você organizar a Black Friday da sua pequena empresa para fazer boas vendas e evitar confusões de última hora.

Confira!

1. Planeje

A Méliuz, plataforma que disponibiliza cupons de descontos de lojas online, fez uma pesquisa e constatou que mais de 70% dos usuários pretendem realizar compras no período de Black Friday. Além disso, o mesmo estudo concluiu que 24,5% dos consumidores pretendem gastar entre R$1 mil e R$2.999 na data, enquanto 17,1% afirmam não ter limite de gasto.

As perspectivas positivas indicam também a necessidade de planejamento das empresas para tirar um bom proveito da data. Por isso, reserve um tempo para pensar em suas estratégias para a Black Friday. Elabore as ofertas que vai fazer, na organização das equipes de trabalho e no cronograma de divulgação da campanha.

2. Esteja preparado para um aumento no tráfego

Com tantos consumidores dispostos a fazer compras no mesmo dia, é natural que o tráfego aumente durante a Black Friday. Tendo isso em mente, se prepare para dar conta da demanda. Se você tem um site, certifique-se de que ele aguenta muitos visitantes. Execute testes de velocidade na sua página inicial e nas páginas de coleta e produtos de maior tráfego. Além disso, teste o processo de check-out e veja se tudo corre bem. Assim, você vai evitar perder compras e deixar os clientes frustrados.

3. Esteja atento aos concorrentes

É preciso ter confiança no seu trabalho, mas não faz mal prestar atenção aos esforços de marketing que seus concorrentes estão fazendo para a campanha. Conferir as redes sociais dos vizinhos pode te ajudar a não ficar para trás.

4. Antecipe as tomadas de decisão

O Black Friday pode ser uma grande oportunidade de gerar receita ao oferecer seus produtos de maior sucesso com um desconto menor, além de uma chance de dar um desconto maior naqueles produtos que demoram mais nas prateleiras e abrir mais espaço no estoque. Sendo assim, analise seu inventário e decida quais itens vão entrar em promoção e o percentual de desconto de cada.

Esse processo é importante também para garantir que terá a quantidade necessária de produtos e se será necessário fazer mais pedidos para os fornecedores. Quanto antes isso tudo for decidido, maior será sua margem de manobra para preparar sua campanha.

5. Faça uma oferta irresistível

Agora que você já sabe quais itens vão entrar em promoção na sua campanha de Black Friday, é importante se certificar de que terá uma oferta irresistível. Se você conhece bem seu público – e deve conhecer -, não será muito difícil definir qual item vai conquistá-los. 

A ideia aqui é que, uma vez que os clientes já estão comprando esse item irresistível, existe uma grande chance de que eles comprem outros produtos, aumentando o tíquete médio dos clientes. Você deve usar essa oferta como base para promover os demais itens oferecidos na sua Black Friday.

6. Entre em contato com os clientes que você já conquistou

O célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler dizia: ‘manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’. Já que costuma-se ser mais fácil conquistar aqueles que já escolheram sua empresa uma vez do que alcançar um novo público, esteja atento a essas pessoas também durante a Black Friday.

Use a sua agenda de contatos para avisar a todos os seus clientes que sua empresa também está fazendo promoções de Black Friday. Este é um momento oportuno de fazer com que eles voltem. Para isso, você pode apostar em cupons exclusivos. Isso pode fazer com que se sintam especiais e reconhecidos pela sua empresa. 

7. Integre um chatbot na sua comunicação

Com o aumento da demanda natural da Black Friday, pode ser difícil dar conta de responder todos os clientes de forma rápida e com excelência. Para evitar perder uma venda porque um cliente em potencial não conseguiu um retorno em tempo hábil, integre um chatbot na sua plataforma de comunicação. Essa ferramenta tornará possível a resposta imediata, a qualquer hora do dia ou da noite e correspondendo aos melhores padrões de atendimento ao cliente, isso tudo sem um grande investimento. 

Ao integrar um chatbot ao seu canal de comunicação, você dá aos seus clientes uma experiência de compra autônoma e rápida, onde eles podem procurar informações sobre produtos e tirar dúvidas sem gastar horas pesquisando ou esperando enquanto um representante da equipe de vendas pode respondê-lo. Isso não só gerará mais vendas, mas também aumentará a fidelidade e satisfação do público sem a necessidade de grandes investimentos.

Na prática, um chatbot simula a fala humana e é capaz de manter uma conversa com o objetivo de suprir as necessidades do seu público de forma rápida e assertiva. Assim, eles podem responder a tarefas menores e que consomem tempo para que os humanos dediquem seu tempo para tarefas maiores e mais importantes. Essa tecnologia pode atuar em diversas fases do funil de vendas e comunicação, da pré-venda até o suporte, passando pela captação e qualificação de leads.

9. Ofereça trocas e suporte sem complicação 

Segundo de acordo com a pesquisa feita pela Méliuz, 17,3% dos consumidores vão aproveitar a data para antecipar as compras de Natal e 6,3% pretendem comprar presentes para outras datas comemorativas. É importante ter isso em mente e conquistar seus clientes pela experiência, ir além. Deixe sua política de devolução clara, justa e bem comunicada, bem como suporte estendido e outras garantias. Passar confiança pode ajudar aqueles clientes que estão indecisos na tomada de decisão. 

É importante lembrar também que, ao oferecer um suporte pós-venda eficaz, você está agregando valor à sua oferta. Dessa forma, os seus clientes vão sentir que recebem mais do que um produto, percebem que a sua empresa está disposta a orientá-los a aproveitar melhor o item comprado, além de entender que há a valorização de suas opiniões pelos canais de comunicação e o cumprimento das garantias oferecidas e as soluções apresentadas para resolver qualquer reclamação. 

Além disso, problemas no suporte encontram-se entre as principais queixas na internet. Em contrapartida, a qualidade do pós-venda pode reverter uma situação crítica e motivar comentários positivos para a reputação da marca.

10. Atenda de forma personalizada

Como uma pequena empresa, você tem a possibilidade de oferecer atenção personalizada para cada um dos seus clientes mesmo com o aumento da demanda na Black Friday. Além dos preços baixos, eles também querem se sentir especiais e motivados, e esse pode ser seu diferencial.

Os dados da PwC apontam que o consumidor brasileiro, por exemplo, aceita pagar cerca de 20% a mais por ingressos para eventos esportivos caso a experiência de compra seja satisfatória. No caso dos restaurantes, essa diferença de preço é de cerca de 17% e por uma assinatura de TV a cabo chega a 15%.

11. Transforme os compradores da Black Friday em clientes o ano todo

Se você conseguiu conquistar alguns novos clientes durante a Black Friday, é importante trabalhar para garantir que essa relação perdure o ano inteiro. Por isso, planeje estratégias para nutrir seus novos contatos. Você pode entrar em contato novamente com eles para agradecer pela compra e oferecer um brinde ou um cupom para uma nova aquisição. 

Uma outra alternativa para o pós Black Friday é o cross-selling e upselling. O cross-selling, ou venda cruzada, é quando você apresenta um produto que seja complementar àquele que o cliente adquiriu. Por exemplo, ele comprou um celular, você pode oferecer um fone de ouvido ou um carregador portátil. 

Enquanto isso, o upselling é uma estratégia que consiste em oferecer uma versão melhorada do produto que havia sido adquirido anteriormente. Assim, se o cliente fechou um pacote com uma academia que dá direito a três aulas na semana, é possível oferecer um upgrade para aulas todos os dias da semana.

ChatGuru

Para facilitar a prestação de um ótimo atendimento para o seu cliente – durante a Black Friday e também no restante do ano -, a ChatGuru te ajuda a desenvolver e gerir um chatbot na medida das suas necessidades. Com a nossa tecnologia, sua empresa poderá oferecer um suporte personalizado e humanizado.

Além disso, todas as informações colhidas através das interações com os clientes são levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher receber os dados por e-mail ou WhatsApp, a partir dos critérios escolhidos, gerando praticidade para o seu acompanhamento.

Quando analisados, esses materiais podem levar até a identificação das chamadas mais frequentes e o que faz com que o lead converta mais, entre outros insights que vão levar ao aprimoramento da experiência do usuário. Assim, fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

Vale lembrar que a tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre a ChatGuru!

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