Você já conhece a função “carrinho de compras” do WhatsApp? Entenda como usar e as vantagens deste recurso

Instalado em 98% dos smartphones do Brasil, o WhatsApp é uma das redes sociais mais populares do País. Importante destacar ainda que a maioria absoluta dos usuários faz uso do aplicativo de mensagem todos os dias, 86% mais precisamente. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em 2021, e […]

Giovanna Torreão

22/10/2021

whatsapp business

Instalado em 98% dos smartphones do Brasil, o WhatsApp é uma das redes sociais mais populares do País. Importante destacar ainda que a maioria absoluta dos usuários faz uso do aplicativo de mensagem todos os dias, 86% mais precisamente. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em 2021, e apontam a extensão do uso do mensageiro no Brasil. Diante da disseminação, o aplicativo se tornou uma importante ferramenta para empresas fazerem vendas e conversarem com seus clientes sobre produtos e serviços. 

A pesquisa também mostra o sucesso da desse uso, com 76% dos entrevistados afirmando que se comunicam com empresas através do WhatsApp e 52% dizendo que compram produtos e serviços pelo aplicativo. Com a grande diversidade de recursos, o WhatsApp é uma ferramenta muito poderosa para os negócios. No post de hoje, vamos falar mais sobre a função carrinho de compras. Lançada em dezembro, a funcionalidade facilita ainda mais a experiência de empresas e clientes.

Se a sua empresa utiliza o WhatsApp Business, poderá contar com o carrinho de compras para ajudar seus clientes a fazer pedidos mais facilmente. Dessa forma, os clientes podem, através do o catálogo, conferir a disponibilidade de produtos e serviços e adicionar itens ao carrinho. Agora, os clientes não precisam mais enviar mensagens individuais a respeito de cada item do catálogo.

Com a novidade, os clientes que usam o WhatsApp vão visualizar um botão de comprar ao lado do nome comercial da empresa ao entrarem em uma conversa ou ao abrirem o perfil comercial. Quando clicam no botão, eles conseguem navegar pelo catálogo e adicionar itens diretamente ao carrinho. É possível editar a quantidade dos itens adicionados. Em seguida, quando o cliente tiver adicionado todos os itens no carrinho, vão poder enviá-lo diretamente para a empresa por meio de uma mensagem no aplicativo.

Através desse recurso, seus clientes poderão:

  • Fazer pedidos rapidamente
  • Fazer perguntas sobre vários itens ao mesmo tempo
  • Fazer um pedido com diversos itens de uma só vez

De acordo com o WhatsApp, com essa nova experiência de compra e venda, o controle de perguntas sobre pedidos, o gerenciamento de solicitações e o fechamento de vendas. Confira abaixo como se utiliza a ferramenta:

Como fazer um pedido usando o carrinho

Primeiro, abra a conversa ou o perfil comercial da empresa na qual você deseja fazer um pedido e clique no botão comprar exibido ao lado do nome da empresa para acessar o catálogo. Agora, é hora de explorar os produtos no catálogo. Então, toque no produto que deseja comprar e clique na opção “adicionar ao carrinho”. Se preferir, pode selecionar em “conversar com a empresa” para fazer uma pergunta específica sobre o produto.

Editar seu carrinho

Se você deseja editar seu carrinho de compras, clique na opção “ver carrinho” para conferir todos os produtos adicionados ao seu carrinho. Neste momento, você pode tocar em “continuar comprando” para voltar ao catálogo e adicionar mais produtos ao seu carrinho. Também é possível editar a quantidade de cada produto adicionado ao carrinho.

Fazer um pedido

Após atualizar seu carrinho, você consegue enviá-lo à empresa em uma mensagem do WhatsApp. Em seguida, é possível tocar no botão “ver carrinho enviado” na conversa com a empresa para conferir os detalhes do seu pedido. É importante lembrar que é possível editar a mensagem antes de enviar o carrinho ao vendedor.

Se você deseja perguntar sobre vários itens do catálogo de uma empresa, adicione-os ao seu carrinho e envie sua consulta em uma única mensagem. Aqui, vale destacar que seu pedido só será finalizado quando a empresa confirmar o pagamento.

Criando um catálogo

1 ChatGuru

O recurso carrinho de compras deve aparecer automaticamente para aquelas empresas que usam a opção de catálogo de produtos na versão WhatsApp Business. Se seu negócio ainda não conta com um catálogo montado, deve criar um para usufruir da nova função.

A funcionalidade catálogo possibilita que a sua empresa mostre seus produtos e que os clientes consigam navegar facilmente e checar aquilo que está disponível. O catálogo será exibido no perfil comercial da empresa.

Para cada item do catálogo, você pode adicionar informações, como preço, descrição e código do produto. Seu catálogo funciona como uma vitrine para promover seus produtos e serviços. Assim, os clientes podem conferir rapidamente os produtos no catálogo, que pode ter até 500 produtos ou serviços listados.

Com este recurso, você não precisa mais enviar cada item, preço e descrição um por um para cada cliente. Agora, tudo fica convenientemente agrupado em sua página do WhatsApp, disponível para todos os clientes e possíveis clientes. Além disso, os clientes podem escolher e fazer perguntas sobre um produto ou serviço e até compartilhá-lo com amigos, fazendo com que seus produtos e serviços cheguem a mais clientes em potencial.

As empresas que usam o WhatsApp Business podem enviar o catálogo completo para os clientes com os quais elas já estão conectadas e compartilhar o link do catálogo em qualquer lugar, como nas redes sociais ou em outras plataformas, permitindo que mais pessoas descubram seus produtos e serviços e entrem em contato por mensagens.

Como criar um catálogo

A criação de um catálogo com o aplicativo WhatsApp Business leva apenas algumas etapas simples. Para adicionar um produto ou serviço ao seu catálogo, clique em “Mais opções”, depois vá em “Configurações” e em “Ferramentas comerciais”, então, clique em “Catálogo”. Se deseja criar um catálogo, toque em “Adicionar item”, depois toque no ícone de mais e, em seguida, toque em “Adicionar imagens”.

Em seguida, clique em “Galeria! para carregar imagens do seu celular. Para tirar uma foto, toque em “Câmera”. Você consegue adicionar até 10 imagens. Adicione o nome do produto ou do serviço. Você também pode incluir detalhes nos campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto ou serviço. Por fim, clique em “Salvar”.

Pagamentos WhatsApp

O carrinho de compras também funciona em com um dos mais novos recursos lançados pelo WhatsApp. O “Pagamentos no WhatsApp” ou WhatsApp Pay facilita o pagamento na plataforma. Ele funciona sem a necessidade que você tenha o aplicativo de um banco tradicional no seu celular. Através da ferramenta, donos de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business podem enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. A solução vale tanto para celulares Android quanto para iPhone (iOS), mas assim como qualquer novo recurso do mensageiro, a novidade é liberada aos poucos aos usuários. 

O recurso WhatsApp Pay começou a funcionar no Brasil em 2020, mas precisou ser suspenso logo em seguida pelo Banco Central para passar por uma avaliação. Então, após liberação do Facebook Pay, tecnologia para pagamentos da rede social que é responsável pelo processamento dos pagamentos via WhatsApp, a ferramenta foi liberada novamente.

Os interessados em realizar transferências, pagamentos, ou enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp Pay precisam cadastrar um cartão de débito de uma empresa parceira no Facebook Pay. Vale destacar que não serão cobradas taxas de transferência pelo WhatsApp ou Facebook, no entanto, podem ocorrer tarifas de utilização entre os bancos. 

Integração com chatbots

Graças ao WhatsApp Business API (Interface de Programação de Aplicações), é possível fazer a integração da sua conta comercial no WhatsApp com um chatbot. A tecnologia é a resposta para as empresas que estão crescendo e pensam em novas formas de otimizar processos. Esses softwares de mensagens baseados em Inteligência Artificial ou em conjunto de diretrizes automatizam etapas e aumentam a capacidade da empresa de oferecer respostas imediatas e de qualidade aos clientes.

>> Conheça as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru

Através do processamento de dados, os chatbots simulam a fala humana e são capazes de conversar com o cliente, tirando dúvidas, respondendo perguntas e trazendo soluções para problemas. Além do WhatsApp, eles podem atuar em por diversos canais, como uma página da internet, aplicativos próprios e plataformas de troca de mensagens, como por exemplo, Facebook Messenger e o Telegram.

O chatbot permite que as empresas estejam disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com automatização de fases de atendimento, vendas e engajamento com os clientes. Assim, você consegue que os seus colaboradores foquem em tarefas que demandam planejamento e estratégia.Para te ajudar na automatização de mensagens no WhatsApp Business e integração com diversos canais, o ChatGuru conta com uma plataforma para o desenvolvimento de chatbots personalizados, mantendo a ênfase no serviço humanizado. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre o ChatGuru!

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