Por que, afinal, você precisa de um atendimento automático no WhatsApp?
Os bots do WhatsApp são os que permitem dar um passo além e aproveitar todo o potencial desta ferramenta de comunicação, tornando-a ainda mais instantânea e personalizada.
A automação de serviços está se tornando cada vez mais comum em muitas indústrias.
A demanda por atendimento ativo está levando muitas empresas a fazerem uso da inteligência artificial para oferecer atendimento imediato, principalmente no WhatsApp, que se tornou o canal de mensagens preferido por muitos usuários.
O simples fato de utilizar o WhatsApp Business já dá a você o privilégio de estar próximo de seus clientes no canal de sua preferência e, ao mesmo tempo, um dos mensageiros mais inexplorados e livres de mensagens de marketing e publicidade.
Com um chatbot de WhatsApp, sua capacidade de agir não se limita mais ao seu horário comercial, e isso significa duas coisas:
- Que você possa ajudar seus clientes e orientá-los com informações personalizadas, sempre, a qualquer hora e em qualquer lugar;
- Que você reduzirá a carga de trabalho de seus agentes de vendas e atendimento ao cliente, colocando seu negócio no piloto automático.
E você pode fazer muito mais coisas, mas antes de ver as vantagens de usar um atendimento automático no WhatsApp e correr para construir seu bot, vamos começar do início, entendendo o que são os bots, suas principais vantagens, e muito mais!
Atendimento Automático e o WhatsApp
Hoje, mais do que nunca, a presença de uma marca no WhatsApp deixou de ser uma opção, não há dúvida de que é uma janela necessária tanto para empresas como para clientes.
No entanto, nem todas as empresas estão preparadas para fornecer atendimento ao cliente ou serviço de vendas correto por meio do aplicativo de mensagens.
O confinamento acelerou a digitalização de empresas e muitas delas se lançaram a convidar seus clientes a escrever para eles no WhatsApp ou fazer seus pedidos por meio desse canal digital.
Mas você já pensou em quanto tempo os clientes devem esperar para receber uma resposta de sua empresa?
De acordo com a Universidade de Harvard, a taxa de contato e qualificação cai drasticamente nos primeiros 5 ou 10 minutos.
É por este motivo que atender imediatamente os clientes é, mais do que nunca, a aposta que muitas empresas devem fazer e é aqui que vamos nos concentrar.
Uma das opções mais valiosas que uma empresa deve implementar atualmente é o atendimento automático no WhatsApp e neste artigo iremos explicar como fazê-lo e qual o melhor caminho para a sua empresa.
O Que São as Respostas Automáticas?
Esta é uma das opções mais fáceis e comuns de fazer isso, as contas empresariais no WhatsApp têm a opção de criar respostas automatizadas a partir do WhatsApp Business, que aparecem imediatamente para os clientes assim que enviam uma mensagem.
Em seguida, uma pessoa é responsável por responder manualmente – Esta opção é, sem dúvida, a chave para transmitir uma primeira impressão ao cliente.
Como funciona? É simples. Você deve baixar o WhatsApp Business nos celulares Android e iOS e criar uma conta do WhatsApp comercial, em seguida, agendar respostas automáticas no WhatsApp.
Para colocá-lo em contexto, mostramos dois tipos de respostas automáticas no WhatsApp Business que são amplamente usadas por algumas empresas:
- “Obrigado por usar nosso serviço WhatsApp, vamos te ajudar em alguns instantes.”;
- “Obrigado por entrar em contato com (nome da empresa). Diga-nos como podemos ajudá-lo”.
Essa mensagem ajuda muitas empresas a amortecer a primeira interação com o cliente; mas o que acontece quando o cliente escreve fora do horário comercial?
A resposta automática é enviada ao consumidor, mas não há mais uma pessoa atrás do celular para responder.
Essa é justamente uma das desvantagens que uma conta empresarial no WhatsApp enfrenta ao ativar as respostas automáticas.
A comunicação do WhatsApp é marcada pela agilidade e rapidez com conversas fluidas.
E é claro que as empresas devem se ajustar à plataforma, acima de tudo, aquelas que têm uma grande demanda por atendimento, reclamações, solicitações, pedidos ou vendas.
Utilizando um Chatbot
A solução mais viável para empresas que desejam oferecer um atendimento automático mais completo, principalmente aquelas que têm alta demanda de atendimento ou vendas digitais pelo WhatsApp, é integrar um chatbot ao seu canal digital por meio de um CRM.
Com base na experiência de diversos clientes, os chatbots conversacionais integrados ao WhatsApp nos permitem reduzir o tempo de resposta de 2 horas ou mais para 1 minuto.
Isso sem dúvida marca um impacto não só na satisfação do cliente, mas também no nível de vendas.
Apesar dos mitos que comumente existem sobre bots, um chatbot conversacional com inteligência artificial não só responde à primeira mensagem enviada pelos clientes.
O chatbot também é capaz de manter uma conversa com os consumidores e fechar a venda de produtos na janela de chat.
Os chatbots conversacionais têm maior potencial quando são treinados de forma inteligente para se comunicar com uma linguagem natural.
Dessa forma, muitos deles conseguem responder às mensagens como uma pessoa faria e com frases que representam sua organização ou empresa.
Os bots de conversação representam um grande suporte para empresas de varejo, telecomunicações, farmácias, seguradoras, empresas que vendem veículos, universidades e outras que recebem um grande número de solicitações de seus clientes todos os dias e precisam responder prontamente a todas as suas mensagens.
Uma Linha, Vários Atendimentos
Para potencializar as respostas no canal de atendimento e vendas pelo WhatsApp, é fundamental a integração de um CRM ou de uma plataforma de conversação como a ChatGuru.
É uma solução de automação poderosa que atende principalmente a grandes corporações e pequenas empresas que possuem recursos técnicos e temporários para aprender a usar a plataforma em um nível avançado.
Esta opção permite oferecer aos seus clientes um serviço mais personalizado e completo.
O sistema deles tem muitos recursos que vão desde integração de atendimento automático a criação de etapas para organizar seus fluxos de atendimento, utilização de API para ser utilizado em outros sistemas, classificação de usuários, etc., garantindo que as vendas que você lançar serão bem-sucedidas.
Você pode acompanhar todas as interações que são geradas em seus atendimentos e construir um mecanismo de pontuação de leads produtivo com base nos parâmetros personalizados que você definir.
Tudo isso ajuda a melhorar a eficiência de suas vendas e reduzirá o desperdício de tempo e esforço de sua equipe de vendas.
É importante destacar que o ChatGuru é uma ferramenta para grandes e pequenas empresas, sendo assim uma boa opção para aqueles que estão empreendendo ou que estejam em um pequeno negócio.
Vantagens do Atendimento Automático no WhatsApp com Chatbot
Como exemplo para ilustrar as vantagens das respostas automáticas, cito um cliente que está cheio de afazeres e não quer cozinhar no domingo, pega o celular e escreve para uma pizzaria solicitando uma pizza.
É noite, ele já está cansado e deve acordar cedo na segunda-feira. Cinco, dez, quinze minutos se passam, além do limite de tolerância pessoal de cada um; a paciência está se esgotando e as opções para pedir uma pizza aumentam cada vez.
O que você acha que acontecerá? O dono daquela pizzaria terá perdido uma venda, ou mais, um cliente, porque simplesmente sua lanchonete não dispõe de uma ferramenta adequada para responder a todas as mensagens de encomenda que lhe chegam.
Com um sistema de mensagens automáticas do WhatsApp, nenhuma dessas empresas ficaria exposta a enfrentar uma situação como essa.
Na era atual do marketing, a proximidade com quem entra em contato com uma empresa para saber ou obter seus produtos ou serviços é fundamental.
Deste modo, separei algumas vantagens importantes ao agilizar seus atendimentos e alavancar suas vendas. Confira!
Modelos de Mensagem
A comunicação com seus clientes através do WhatsApp começa de um elemento muito importante, que é a forma como sua marca interage com os usuários.
É por isso que é sempre vital criar modelos de mensagens que definam o estilo e as respostas para todas as mensagens no WhatsApp.
Uma mensagem mal formulada pode fazer com que sua empresa perca uma venda e, pior ainda, perca um cliente.
Por isso é muito importante estabelecer mensagens bem preparadas sobre como cumprimentar um cliente no WhatsApp e, em geral, como receber a solicitação de seus clientes.
Atrair Clientes em Potencial
Os clientes que procuram sua empresa pelo WhatsApp o fazem motivados por um único motivo: a confiança em sua marca.
Por isso, cada vez mais empresas estão atraindo ideias para esse canal digital e investindo na automatização não só do atendimento, mas também de um fluxo de conversação que lhes permita vender no WhatsApp.
Eles facilitam Suas Vendas e Atendimento ao Cliente
Quando se trata de atendimento ao cliente e vendas fora do horário comercial, um bot do WhatsApp é primordial, mas dentro do horário de trabalho, os bots são seus grandes aliados para transformar a eficiência de sua equipe comercial.
Pense nisso: sua equipe responde às mesmas perguntas repetidamente, resolve os mesmos problemas milhares de vezes e reproduz incansavelmente o mesmo discurso de vendas.
Todas essas são tarefas que você pode deixar para o bot, o que também permite que você personalize as respostas.
Com todo esse tempo extra que você economiza, sua equipe pode se dedicar a tarefas de maior impacto para o negócio, como prospecção de clientes, ou para lidar com mais cuidado com casos complexos que não podem ser automatizados.
Melhora a Experiência do Cliente
Acabamos de ver como os bots do WhatsApp melhoram o desempenho de sua equipe de vendas, mas o mais interessante dos chatbots é que eles também melhoram a experiência de compra e de usuário do cliente, oferecendo informações em tempo real.
Porque mesmo que o contato ocorra durante o horário comercial, isso não significa que um agente responderá imediatamente, afinal, você pode estar no meio de uma conversa com outro cliente.
No entanto, mais da metade dos consumidores esperam uma resposta imediata ao entrar em contato com uma empresa.
Os bots do WhatsApp estão sempre lá, 24 horas por dia, 7 dias por semana, como um exército incansável de agentes de vendas e atendimento ao cliente.
Além disso, as respostas dos bots podem ser muito mais estratégicas do que aquelas que ocorrem em uma conversa comum, porque são conversas cuidadosamente planejadas e guiadas.
E, claro, são respostas perfeitas que não incluem pausas ou erros ortográficos que sua equipe de marketing pode definir e aperfeiçoar de antemão para que seus clientes tenham a melhor impressão possível de sua marca.
Personaliza a Experiência do Atendimento
Sua capacidade de melhorar sua taxa de conversão de visitas em leads e de leads em vendas depende muito do conhecimento que você tem de seus clientes, suas limitações e objeções no processo de compra.
Os bots do WhatsApp são ótimos coletores de dados que você pode usar para definir sua buyer persona e melhorar suas estratégias de marketing e vendas.
Além disso, todas essas informações o ajudarão não só a entender melhor seus clientes, mas também a personalizar a experiência do usuário e de compra.
Por exemplo, um bot pode armazenar informações sobre as perguntas que um determinado cliente levantou, sua satisfação com um produto ou as compras que fez no passado.
E, especialmente, você pode exibir mensagens personalizadas com base nessas circunstâncias para aprimorar sua experiência de compra.
Diferenças Entre Chatbots e Mensagens Automáticas
As contas do WhatsApp Business incluem a opção de criar respostas automáticas, mas são automações muito mais limitadas do que aquelas que você pode configurar com um chatbot.
As respostas automáticas permitem, por exemplo, criar mensagens de boas-vindas ou enviar mensagens de ausência quando seus clientes entram em contato com você fora do horário comercial.
As mensagens serão enviadas quando certas regras forem atendidas, mas a automação termina por aí.
Você não pode criar fluxos que simulem conversas completas com sua equipe de vendas ou que respondam a necessidades mais complexas de seus clientes.
E é aí que os bots do WhatsApp entram em jogo, mas você verá mais claramente essa diferença entre chatbots e respostas automáticas com um exemplo.
Exemplo de Bots e Autoresponders do WhatsApp
Imagine que você tem uma pequena pousada e usa o WhatsApp Business como ferramenta de atendimento, principalmente para gerenciar reservas e dúvidas de seus potenciais clientes.
O horário de atendimento ao cliente é das 9h às 18h, então, quando alguém te envia uma mensagem no WhatsApp para fazer uma reserva às 23h, você configura uma resposta automática que diz algo como…
“Obrigado por entrar em contato conosco! No momento, não estamos disponíveis, mas ficaremos felizes em ajudá-lo com sua reserva amanhã a partir das 9h”.
A coisa termina aí; E se o seu cliente quiser fazer uma pergunta urgente ou responder à sua mensagem, não haverá outra resposta além dessa.
Por outro lado, com um bot do WhatsApp você pode configurar caminhos diferentes dependendo do que o usuário pergunta ou responde.
Por exemplo, se o cliente potencial perguntar “quais atividades podem ser feitas na pousada ou nas redondezas”, o chatbot reconhecerá que a pergunta é sobre “atividades”. E a partir daí, existirão várias possibilidades mais ou menos complexas, entre elas:
- Você pode responder com uma mensagem explicando todas as atividades disponíveis;
- Você pode enviar um link para uma página na web onde isso é discutido;
- Você pode fazer mais perguntas ao cliente para entender melhor suas necessidades (se você está viajando com crianças ou a dois, quanto tempo pretende ficar, etc.) e com base nisso, personalizar sua recomendação de atividades.
O Futuro do Atendimento Automático no WhatsApp
Personalização e adaptação às preferências do cliente serão dois fatores-chave no horizonte próximo para as marcas.
Isso inclui, por um lado, a possibilidade de estarem presentes nos canais de comunicação em que seu público prefere estar, o que nos remete para o WhatsApp.
E por outro, a capacidade de responder de imediato a qualquer tipo de pedido ou de antecipar os problemas e dúvidas dos seus potenciais clientes, disponibilizando informação relevante, o que nos remete para os chatbots.
Em outras palavras, os bots do WhatsApp são uma ferramenta perfeita para enfrentar alguns dos desafios mais iminentes de vendas e atendimento aos clientes das empresas.
E nas palavras de Christi Olson, uma das maiores especialistas em chatbots e assistentes de voz, os bots do futuro não vão parar por aí.
“Eles não vão simplesmente responder a perguntas. Eles vão falar. Eles vão pensar. Eles extrairão ideias de gráficos e painéis de conhecimento. E vão estabelecer relações de natureza emocional com os clientes”.
Atendimento Automático no WhatsApp é Essencial
Procure por empresas competentes como a ChatGuru que já têm uma boa avaliação de clientes e, desse modo, comprovem ter conhecimento na área.
Considere também todas as dicas que listamos anteriormente, e lembre-se de que a evolução dos chatbots não é só mais uma tendência no mercado.
Ele é uma realidade que não pode ser ignorada por nenhuma empresa, seja ela pequena, média ou grande.
Se ficou com alguma dúvida, não hesite em escrever nos comentários. Vamos adorar te responder.
Até mais!