A forma como as pessoas interagem no mundo digital evoluiu consideravelmente nos últimos anos e os aplicativos de troca de mensagens tiveram um papel importante neste cenário. Essas plataformas aceleraram significativamente a comunicação e logo se expandiram para diversos setores da vida das pessoas. Rapidamente, eles se mostraram crucial para a relação entre marcas e clientes. São muitos os players na área, mas aqui no Brasil, podemos destacar a popularidade do WhatsApp.
Tendo em mente a importância dos aplicativos de mensagens no Brasil e em especial do WhatsApp, trouxemos hoje algumas informações coletadas pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil.
Veja abaixo os principais destaques!
Perspectivas sobre os aplicativos brasileiros de mensagens
A pesquisa Panorama no Brasil é realizada semestralmente nos últimos sete anos para acompanhar como os consumidores brasileiros interagem com os aplicativos de mensagens mais populares. WhatsApp, Instagram, Messenger, Telegram e Signal foram os cinco aplicativos de mensagens estudados na última edição do Panorama no Brasil.
Nesta edição, o estudo pontuou que o auge das redes sociais já passou e que chegou o momento de os aplicativos de mensagens se estabelecerem como um local para marcas e empresas se firmarem e se relacionarem com os clientes, principalmente por meio do emprego de assistentes virtuais ou robôs de comunicação, os “chatbots”.
Popularidade do WhatsApp
Os dados da pesquisa reafirmaram o WhatsApp como o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. A plataforma está instalada em 99,2% de todos os celulares do País.
Panorama Geral
A popularidade dos principais mensageiros
(% da base de smartphones que tem cada app instalado)
- 99% WhatsApp
- 86% Instagram
- 70% Facebook Messenger
- 65% Telegram
- 12% Signal
O percentual de usuários do WhatsApp que usam o aplicativo com mais frequência também aumentou, subindo três pontos percentuais apenas nos últimos seis meses. Liderando com folga, o mensageiro é aberto diariamente por 88% dos entrevistados. O Instagram surge em segundo lugar com 67%, o Telegram soma apenas 28%, enquanto o Signal e o Facebook Messenger fizeram 17% e 16%, respectivamente.
Para medir o grau de fidelidade, o estudo perguntou aos usuários com que frequência eles abrem os aplicativos pesquisados para ler ou enviar mensagens. O WhatsApp também surge na liderança com 95% dos usuários acessando o App todo dia ou quase todos os dias.
Por outro lado, o risco de desinstalação do WhatsApp fica em 4%. Já o Instagram tem 4%, o Telegram registra 17%, o Facebook Messenger está em 29% e o Signal 39%.
Conversas com empresas usando programas de mensagens instantâneas
O uso de aplicativos de mensagens por empresas para promover relacionamentos positivos com seus públicos-alvo está crescendo em importância. WhatsApp (81%) é o método mais popular para os clientes entrarem em contato com as empresas. A plataforma surge bastante à frente do segundo colocado, o Instagram, que alcançou 66%. O Telegram teve 54% e o Facebook Messenger registrou 52%.
A grande maioria dos usuários utiliza esses canais para obter ajuda técnica, aprender sobre vendas e adquirir bens e serviços. Enquanto apenas 5% dos usuários do WhatsApp consideram inadequado entrar em contato com uma marca ou corporação pelo aplicativo, 80% dos entrevistados disseram que usam a plataforma para fazer perguntas/pedir informações.
Além disso, dos que interagem com empresas pelo site, 72% obtêm ajuda técnica e serviços e 56% realizam compras.
A ascensão dos chatbots
Seguindo o domínio das plataformas de redes sociais, os aplicativos de mensagens estão se tornando cada vez mais um lugar para as empresas deixarem sua marca e interagirem com os clientes, principalmente por meio da implantação de chatbots ou robôs de conversação.
A pesquisa revelou o amplo uso de chatbots no Brasil e o nível de satisfação dos consumidores brasileiros com esse tipo de serviço automatizado em todos os canais.
Com o lançamento de sua interface de programação de aplicativos (API), o WhatsApp rapidamente se tornou uma importante rota para fornecer assistência automatizada por meio de chatbots.
Esse padrão também se mostrou verdadeiro na pesquisa: em uma pesquisa realizada entre os usuários brasileiros do WhatsApp, 89% afirmaram ter sido atendidos por um robô em uma comunicação empresarial dentro da plataforma.
Quando comparado entre as faixas etárias, mostra que os mais jovens são os mais propensos a ter experimentado ou pelo menos estar ciente do recurso de bate-papo automatizado do WhatsApp.
Noventa e dois por cento dos usuários de aplicativos entre 16 e 29 anos interagiram com um chatbot. A grande maioria (91%) dos que têm entre 30 e 49 anos também responderam que sim. O percentual cai para 81% para pessoas com 50 anos ou mais. Enquanto 88% das classes C, D e E disseram ter conversado com um robô no WhatsApp, 91% das classes A e B também disseram que sim.
Por uma ampla margem, o WhatsApp superou seus rivais em termos de adoção comercial de chatbots. Apenas 40% dos usuários do Messenger disseram ter conversado com um bot. Vale destacar que o Messenger, que está incluso na família de aplicativos Meta, foi o primeiro a fornecer uma API que permite o uso de bots, ainda em 2016.
Do lado do Telegram, 33% dos usuários já estiveram nessa situação antes. O Instagram Direct tem a menor penetração de serviço automatizado, com apenas 29% dos usuários interagindo com bots lá.
ChatGuru
Os dados revelam a importância do WhatsApp para a comunicação empresarial. A base do ChatGuru está em promover conversas úteis e envolventes entre marcas e seus clientes por meio do meio mais utilizado do Brasil, o WhatsApp, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e maximizar a produtividade dos negócios.
O software de conversação do ChatGuru funciona como o ponto de contato inicial, respondendo rapidamente às consultas dos clientes e orientando-os no processo de vendas, eliminando a necessidade de espera na fila para atendimento, o que pode levá-los a desistir da compra. A nossa tecnologia permite que a sua empresa esteja disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para interagir com seus consumidores.
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