Quais são os KPIs de marketing? Entenda o que é e conheça os principais

A assertividade é característica fundamental para o sucesso de uma estratégia comercial. É aqui que entra o monitoramento dos principais indicadores de desempenho de marketing. Se o objetivo da empresa é aumentar o tráfego orgânico, as visitas ao site ou as conversões, esses KPIs mostrarão o que precisa ser corrigido para chegar lá a fim […]

Giovanna Torreão

16/01/2023

kpis

A assertividade é característica fundamental para o sucesso de uma estratégia comercial. É aqui que entra o monitoramento dos principais indicadores de desempenho de marketing. Se o objetivo da empresa é aumentar o tráfego orgânico, as visitas ao site ou as conversões, esses KPIs mostrarão o que precisa ser corrigido para chegar lá a fim de otimizar os esforços.

As marcas podem acompanhar seu progresso em direção a seus objetivos de longo prazo e resolver rapidamente os problemas se tiverem uma compreensão completa de como cada um desses elementos contribui para o sucesso geral da empresa.

O exame dessas métricas revela quais estratégias e campanhas são mais eficazes e quais precisam ser ajustadas, tornando essa meta realista. A empresa corre o risco de fazer julgamentos com dados parciais ou especulações caso não faça o monitoramento correto dos KPIs.

Principais indicadores de desempenho (KPIs)

Na prática, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são usados para avaliar a eficácia de um negócio, uma iniciativa ou os esforços de um indivíduo. Eles podem ser usados tanto para avaliação de estratégia quanto para benchmarking, onde a performance de um processo, produto ou serviço é medida em relação ao de outro.

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) em marketing são usados para avaliar se uma abordagem está ou não atingindo seus objetivos. Estes números influenciam a tomada de decisões baseada em dados e servem para avaliar processos, alocar recursos onde eles serão mais bem-sucedidos e identificar práticas que podem precisar de melhorias.

KPIs e Métricas, monitoramentos complementares

Normalmente, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e métricas são usados de forma intercambiável, embora existam distinções importantes entre os dois. O KPI é uma medida mais qualitativa que fornece informações sobre o desempenho geral da empresa. Ele revela se o negócio está ou não tendo sucesso em suas metas de longo prazo e operações diárias.

No entanto, as métricas podem ser consideradas como uma avaliação mais quantitativa, muitas vezes apresentados como uma porcentagem ou proporção. Visualização de páginas, duração de sessões ou mesmo taxas de aberturas de e-mail são alguns tipos de métricas.

Quando os principais indicadores de desempenho (KPIs) são combinados com as métricas, informações úteis podem ser obtidas sobre quais iniciativas devem ser priorizadas para aumentar os resultados da empresa.

Tipos de KPIs

Os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) podem ser classificados em várias classes. Entre eles, podemos falar sobre produtividade, capacidade, qualidade e indicadores estratégicos.

Os objetivos do estudo de resultados, como aprender sobre a eficiência da equipe ou avaliar o sucesso de uma campanha, determinam qual tipo de KPI é o mais apropriado.

Continue lendo para saber sobre os KPIs usados com mais frequência pelas empresas atualmente:

Capacidade

Os indicadores de capacidade são úteis para monitorar o potencial de produção, pois revelam o quanto pode ser realizado em um determinado período de tempo. Com a ajuda dos indicadores de desempenho de produtividade, as empresas podem usar seus recursos com mais eficiência, melhorando assim seus resultados e abrindo novos caminhos para expansão.

Os negócios costumam utilizar esses dados para desenvolver novas ofertas, melhorar as existentes, simplificar operações e experimentar táticas de expansão de mercado.

Produtividade

O objetivo dos indicadores de produtividade é avaliar a eficiência de um negócio. Eles avaliam quanto pode ser feito com uma certa quantidade de investimento.

Isso permite a análise da eficácia dos procedimentos de negócios e sua influência na receita. O objetivo do plano é fornecer uma estratégia para aumentar a eficiência na alocação de recursos da empresa.

As medidas dos principais indicadores de desempenho (KPIs) para produtividade incluem:

  • produção por hora trabalhada
  • taxa de conversão
  • índice de lucratividade
  • custo de aquisição por cliente
  • capacidade de produção

Qualidade

Os indicadores de qualidade são aqueles utilizados para monitorar o sucesso de um serviço ou produto. Eles fornecem dados detalhados sobre a performance e a qualidade de um produto ou processo. Esses indicadores são um instrumento crucial para avaliar se ajustes são necessários e, em caso afirmativo, de que forma.

Estratégia

Os indicadores estratégicos fornecem a quantificação dos resultados e a avaliação do desenvolvimento. Em outras palavras, eles permitem ver o desempenho da organização em comparação com seus objetivos declarados.

Através deles, é possível acompanhar seu progresso em direção a suas metas e identificar áreas problemáticas, auxiliando na tomada de decisões.

KPIs importantes de marketing

Simplesmente monitorar o número de pessoas que seguiram o perfil ou assistiram aos Stories de uma marca não é suficiente para julgar o sucesso de uma campanha de marketing.

Às vezes chamadas de “métricas de vaidade”, essas informações podem ser sugestivas, mas não fazem nada para uma robusta estratégia de sucesso.

É por isso que é crucial que as empresas entendam quais indicadores-chave de desempenho de marketing são mais importantes ao aumentar os esforços. Veja os mais importantes:

Cost per lead (CPL)

O Cost Per Lead (CPL) pode ser traduzido para o português como custo por lead. Através dele, é possível medir o sucesso das ações de marketing que visam atrair potenciais clientes para o negócio.

Como calcular o CPL?

Esse indicador de marketing é encontrado dividindo-se o custo total da campanha pelo número total de leads produzidos.

Esta informação permitirá que a empresa avalie a eficácia de seu marketing e faça ajustes quando necessário. Também é útil para fazer escolhas de orçamento e estratégia no futuro.

Ticket médio

O ticket médio mede o custo típico de uma compra feita por um cliente. Manter o controle dessas informações é benéfico por vários motivos, incluindo, a possibilidade de otimização de custo e manutenção da competitividade, até a definição de metas realistas.

No varejo online, um valor médio de pedido baixo pode indicar que as sugestões de produtos do site precisam de ajustes ou que os visitantes estão tendo problemas para localizar os produtos que desejam.

Além disso, com essas informações em mãos, as empresas podem ajustar suas ofertas para melhor atender aos requisitos de seu público-alvo.

Leads por canal

E-mail marketing, redes sociais, busca orgânica. São muitos os canais possíveis para a comunicação com seu público. Mas o KPI de leads por canal chega, justamente, para avaliar aquele que é o mais produtivo na geração de leads de qualidade para a realidade da sua empresa e dos seus clientes.

Ao observar essa estatística, você pode encontrar áreas que precisam ser melhoradas, seja uma campanha específica ou talvez um canal inteiro. Além disso, permite que o negócio concentre seus esforços de marketing onde eles terão maior impacto, maximizando o retorno do investimento.

Taxa de conversão

Uma alta taxa de conversão mostra que o site é mais bem-sucedido em entregar a ação pretendida de seus usuários, seja preenchendo um formulário de contato, baixando um e-book ou assinando a newsletter.

No entanto, quando esse KPI de marketing é baixo, pode sugerir que alterações precisam ser feitas no site e nos materiais promocionais. Mudanças no design ou na linguagem, por exemplo, podem aumentar o engajamento do usuário e, assim, gerar mais conversões.

Como calcular a taxa de conversão?

A taxa de conversão de um site pode ser encontrada como a porcentagem de usuários do site que executam uma ação pretendida em relação ao número total de visitas em um determinado período de tempo.

ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) é outra métrica importante para determinar se as técnicas utilizadas foram bem-sucedidas ou não. Por meio desses dados, as empresas podem avaliar os canais de marketing que geram maior receita, o sucesso de uma campanha ou produto, onde os recursos devem ser investidos.

Ao quantificar tanto o custo quanto o benefício de uma atividade específica, o ROI é um KPI capaz de compreender os riscos relacionados e fazer escolhas que contribuam para a saúde financeira da empresa.

Como calcular o ROI?

Esse indicador-chave de desempenho é obtido aumentando a receita total e deduzindo as despesas. Em seguida, você pode comparar esse número com o que custaria para executar as campanhas.

Cost Per Click (CPC)

O Custo Por Clique (CPC) precisa ser monitorado de perto quando se investe em publicidade digital paga. As plataformas de anúncios, sejam elas especializadas em pesquisa paga, exibição ou anúncios em rede social, costumam usar esse modelo de preços, no qual os anunciantes pagam sempre que algum usuário clica em um de seus anúncios.

São muitas as variáveis ligadas a este KPI, incluindo, o nível de concorrência, a localização do público-alvo do anúncio e a qualidade da página de destino para a qual os usuários são enviados depois do clique. Entre os aspectos que podem ser monitorados estão:

  • Qualidade do anúncio
  • Interesse gerado pelo anúncio
  • Se o direcionamento foi bem-sucedido

Posicionamento de palavras-chave

As empresas que colocam recursos em SEO devem acompanhar o desempenho de suas palavras-chave escolhidas. Para compreender quais estratégias e artigos estão se conectando com os leitores, é útil acompanhar o desempenho deles nos resultados dos mecanismos de pesquisa e quanto tráfego orgânico eles obtêm.

O monitoramento deste KPI também ajuda a identificar como ajustar a abordagem para aumentar a visibilidade das páginas da empresa nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

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