Marketing de geolocalização: 5 formas de usar essa estratégia

Apesar de sua aparência inicial como uma moda passageira, o marketing de geolocalização agora está firmemente incorporado nas estratégias digitais de empresas de sucesso. As marcas podem aumentar o envolvimento e o alcance do consumidor usando dados de localização para desenvolver anúncios especificamente para pessoas em determinadas localizações geográficas. O método não apenas possibilita a […]

Giovanna Torreão

25/03/2023

Marketing de geolocalização

Apesar de sua aparência inicial como uma moda passageira, o marketing de geolocalização agora está firmemente incorporado nas estratégias digitais de empresas de sucesso. As marcas podem aumentar o envolvimento e o alcance do consumidor usando dados de localização para desenvolver anúncios especificamente para pessoas em determinadas localizações geográficas.

O método não apenas possibilita a realização de marketing altamente focado, como ainda ajuda na coleta de dados úteis sobre os clientes, a exemplo de dados demográficos e padrões de compra. Isso permite a criação de identidades mais confiáveis, que podem ser usadas para informar a criação de conteúdo de nicho mais direcionado.

O primeiro passo para desenvolver ações com inteligência de geolocalização é conhecer a ideia e as ferramentas tecnológicas relevantes. Para isso, trouxemos aqui os principais conceitos que você deve saber. Confira!

Onde o marketing de geolocalização se encaixa?

O geomarketing, ou marketing de geolocalização, é uma abordagem que adapta e lança iniciativas de conscientização da marca com base na localização física do público-alvo. O objetivo final da estratégia é se comunicar com o cliente perfeito no momento perfeito. Ele faz isso por meio do uso de tecnologias relacionadas à inteligência de localização para obter as informações necessárias.

Por si só, a geolocalização não é uma noção nova. Essa tecnologia teve seu primeiro uso generalizado durante a Guerra Fria, quando foi usada em vários países para controlar os movimentos de suas tropas.

Com o passar do tempo e o aprimoramento da tecnologia, seu uso em diversos contextos, como a publicidade, aumentou. Mais pessoas estão usando esta estratégia desde que as atividades digitais entraram no mercado.

Para que serve o marketing de geomarketing?

Para atingir com sucesso o público-alvo, o marketing de geolocalização faz uso intenso de suas localizações físicas. Assim, o processo é eficaz com o uso de respostas tecnológicas como o GPS. A notoriedade da técnica aumentou com a era digital, principalmente, com a proliferação dos recursos de geolocalização dos telefones celulares.

Se você quiser ver até onde esse método pode ir, basta olhar para os números fornecidos pelo Statista: 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo têm um smartphone que usa GPS e está conectado à internet. Como um bônus adicional, o marketing baseado em localização utiliza recursos de IA e Big Data para rastrear o paradeiro do usuário.

As informações fornecidas à empresa pelas tecnologias de geolocalização sobre a demografia e os hábitos de consumo de seu mercado-alvo são uma mina de ouro.

Colocando o marketing de geolocalização em seu negócio

Tanto os objetivos quanto os métodos para realizar uma campanha de marketing baseada em geolocalização dependem da interpretação. À medida que os clientes se tornam mais dependentes dos serviços de geolocalização, é crucial ter uma compreensão firme de como usar efetivamente as tecnologias de geolocalização para criar respostas eficazes.

A pesquisa do Google mostra que, em apenas dois anos, as buscas móveis por “onde comprar” e “perto de mim” aumentaram 200%. A necessidade de buscas baseadas em geolocalização por parte dos usuários está crescendo, e existem várias maneiras de atender a essa necessidade, melhorando as aplicações práticas de geolocalização.

Check-in

O check-in é um recurso de marcação de localização utilizado nas redes sociais que permite ao usuário revelar sua posição atual. O Wi-Fi gratuito é um incentivo típico para os clientes usarem o aplicativo, com o obstáculo de que eles precisam “fazer check-in” pelo Facebook, por exemplo, para usá-lo.

Este é um exemplo de marketing de geolocalização que expande a rede do consumidor para incluir amigos e familiares do público-alvo da marca.

Segmentação geográfica

Os tipos mais populares de mídia paga fazem uso de geotargeting, um método de segmentação de audiência com base em informações geográficas. Ferramentas como Google AdWords e Facebook Ads são bons exemplos dessa técnica em ação.

Ao criar um anúncio em tal sistema, a empresa pode especificar o público-alvo com base na localização real ou presumida do usuário, local de trabalho ou viagens recentes. As empresas podem segmentar determinados dados demográficos ou adaptar seu conteúdo a usuários individuais usando a segmentação geográfica.

Geofencing

Usando geofencing, você pode usar coordenadas exatas para acionar atividades pré determinadas com base na posição do seu dispositivo. Essas informações podem ser usadas para enviar alertas aos clientes assim que eles chegarem a uma determinada proximidade de uma empresa. É o que ocorre, por exemplo, quando o Google fornece informações sobre as condições de trânsito de um local.

Essa tática também pode ser usada para anúncios de mídia paga, que serão exibidos para pessoas fisicamente localizadas no local especificado pela empresa.

Marcação geográfica

Uma tecnologia semelhante usada nas redes sociais é o geotagging, embora neste caso a marcação não seja feita por meio de um check-in, mas nos próprios artigos.

O Instagram Stories e o feed do aplicativo estão repletos desse tipo de recurso, pois permitem que os usuários incluam uma tag de localização na postagem. O usuário pode fornecer não apenas a cidade ou o país, mas também o nome do estabelecimento. Assim, as pessoas podem verificar a localização do negócio clicando na etiqueta e sendo encaminhado para um mapa que mostra a área.

Beacon 

Beacon é um dispositivo que transmite mensagens para outros aparelhos eletrônicos próximos. Os beacons fazem isso usando a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) para transmitir sinais especiais para dispositivos móveis como smartphones e tablets. Se o usuário tiver o bluetooth habilitado e passar por um beacon, receberá os alertas predefinidos da marca.

O equipamento pode ser utilizado para diversos fins promocionais, incluindo: fornecer mais informações sobre um produto, enviar novidades promocionais da marca e oferecer um desconto especial.

Quais são as vantagens de adotar essa abordagem?

Para melhorar a otimização do mecanismo de busca local, aprender mais sobre o cliente ideal da empresa e direcionar suas comunicações com mais precisão, as empresas podem se beneficiar do desenvolvimento de campanhas de marketing segmentadas geograficamente.

À luz dessas oportunidades, o marketing baseado em localização pode servir como um complemento útil para as iniciativas da marca, trazendo sucesso para empresas em todos os setores.

Dê uma olhada na lista abaixo para saber mais sobre os benefícios mais importantes que podem ser alcançados com um plano de marketing de geolocalização bem implementado.

Segmentação o público-alvo

As ferramentas de geolocalização permitem dividir seu mercado-alvo em partes menores e mais gerenciáveis. Os hotspots dos clientes, os principais centros de tráfego, e a posição precisa do público podem ser identificados em tempo real com o uso de soluções de inteligência geoespacial.

Além dos benefícios já mencionados, essas medidas também permitirão a coleta de dados que poderão ser usados para identificar com mais precisão as personalidades.

Aumento do alcance

A prática comum de conteúdo de segmentação geográfica é desenvolver um marketing mais específico e direcionado, o que, por sua vez, aumenta a geração de leads. A remoção de limitações geográficas também permite a introdução da marca para aqueles que possivelmente nunca tenham se deparado com elas antes

Os amigos e seguidores dos usuários de redes sociais, mesmo aqueles que ainda não conhecem a empresa, poderão ver quando alguém fizer check-in ou marcar um local usando serviços de geolocalização. O alcance orgânico da marca aumenta, assim como o número de pessoas que podem se interessar em saber mais sobre o que está sendo oferecido.

Fidelização do consumidor

A fidelidade do cliente aumenta através do uso da geolocalização, o que provavelmente está relacionado ao aumento do conteúdo personalizado e ao aumento da coleta de dados relevantes sobre o público, ambos os quais podem ser feitos por meio de segmentação.

A coleta de informações sobre a clientela ideal da empresa é uma etapa crucial para deduzir seus hábitos e decisões de compra. As taxas de conversão e a eficiência melhoram como resultado de um direcionamento mais preciso dos esforços.

Campanhas de marketing intencionais ajudam a fortalecer a conexão entre a marca e o cliente, promovendo uma sensação de familiaridade e confiança que acaba compensando na forma de fidelidade à marca.

Economia de verba

As empresas podem economizar dinheiro em publicidade direcionada ineficaz devido aos recursos de segmentação refinada do marketing de geolocalização. Se uma empresa não sabe para quem está vendendo, corre o risco de perder tempo e dinheiro com pessoas que não estão interessadas em seu produto.

Mas, com dados demográficos precisos e a capacidade de adaptar sua publicidade a públicos específicos, as empresas podem aumentar suas chances de sucesso.

Maior retorno sobre o investimento

Em complemento ao argumento acima, um ganho adicional que os anúncios com segmentação geográfica – geolocalização – podem fornecer para as empresas é um maior retorno sobre o investimento (Return on Investment – ROI).

ChatGuru

Se você deseja conhecer melhor o seu público, a plataforma ChatGuru pode ser sua forte aliada. A nossa plataforma de atendimento ao cliente é uma poderosa ferramenta para coletar dados da interação com seus consumidores.

O ChatGuru é integrado com a conta comercial da sua empresa no WhatsApp para dar agilidade e escalar a sua comunicação. Ao mesmo tempo em que gera uma grande quantidade de dados que são guardados e se transformam em relatórios personalizados. A partir da análise dessas informações, é possível ter uma série de insights sobre a sua clientela.

Na prática, ao integrar soluções de automação do Chatguru, sua empresa conseguirá aumentar a produtividade e melhorar o atendimento ao cliente.

Nosso chatbot pode se comunicar com vários usuários ao mesmo tempo, respondendo suas perguntas e resolvendo seus problemas muito mais rapidamente do que um representante de suporte humano.

Os bots podem responder instantaneamente e trabalhar de acordo com sua programação. Eles estão lá sempre que o cliente precisa deles, dia ou noite, e nunca cometem erros porque estão apressados ou distraídos.

Para completar, fizemos tudo isso no WhatsApp, o aplicativo mais popular entre os brasileiros, colocando em prática as melhores técnicas de atendimento e influenciando diretamente no relacionamento com o cliente. Além de fornecer o tempo de resposta mais rápido possível, essa tecnologia também garante que o usuário receba o melhor resultado possível do banco de dados.

Ao mesmo tempo, a nossa tecnologia conta com uma série de recursos – como a rotação automática de atendimento, as anotações internas e as respostas rápidas -, que vão tornar o trabalho dos agentes humanos mais rápido e assertivo.

Engajar-se estrategicamente com sua clientela é um desafio, mas o software de automação de comunicação torna isso mais fácil. 

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